Forte de Copacabana recebe alunos do Favela Hope para aulão prático de fotografia e de vídeo

Vista panorâmica do Rio e uma montanhosa silhueta de Niterói ao fundo. Essas são algumas das maravilhosas paisagens que os alunos do projeto Favela Hope vão apreciar no Forte de Copacabana, na Zona Sul. Cerca de 40 jovens e adultos visitarão o local, na próxima quinta-feira (14/11), para um aulão prático de fotografia e de vídeo.

A experiência fora da sala de aula, em busca de variados ângulos do Rio de Janeiro, faz parte do cronograma de atividades do projeto, promovido pela ONG Favela Mundo, que acontece no Morro da Babilônia, mas contempla alunos de várias comunidades da cidade.

“Além de capacitar os alunos, o projeto quer que eles se sintam pertencentes à cidade e seus bens culturais. Poder realizar aulas práticas nos pontos mais icônicos do Rio de Janeiro proporciona esse empoderamento. Nessas aulas, eles praticam o que aprendem vendo o Rio de Janeiro de ângulos, que muitas vezes, só são vistos pela TV ou pelas redes sociais”, destaca Marcello Andriotti, um dos idealizadores do Favela Hope, projeto que tem como objetivo a inclusão social e geração de renda de jovens no mercado de trabalho no campo do audiovisual.

Experiência também no Parque Bondinho Pão de Açúcar

Nos dias 20 e 25/11, as novas turmas dos cursos gratuitos de fotografia e de vídeo do projeto Favela Hope também vão visitar o Parque Bondinho Pão de Açúcar®, na Urca, como de praxe nesta edição do projeto Além de uma aula prática, os alunos terão experiência em dobro, já que muitos deles estarão pela primeira vez no ponto turístico, que é um dos mais emblemáticos da cidade.

O Favela Hope surgiu em 2013, em Vargem Grande, em parceria com a universidade americana BYU (Brigham Young University), a segunda maior universidade privada dos Estados Unidos. O objetivo do projeto é proporcionar mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os jovens moradores das comunidades do Rio de Janeiro. A iniciativa já contemplou mais de 200 jovens.

Com patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de/ Cultura, Parque Bondinho Pão de Açúcar® e Pallas Operadora, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, o Projeto Favela Hope desenvolve atividades que ajudam a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 1, 4, 5, 8, 10, 16.


Forte de Copacabana

A missão do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana é preservar, salvaguardar e disseminar os valores, as tradições e a memória histórica do Exército Brasileiro e atuar como um Espaço Cultural, que proporciona cultura, entretenimento e conhecimento aos visitantes. Assim, importantes fatos de nossa história militar terrestre são contados nos salões Colônia-Império, República e Exposições Temporárias.

Com um acervo variado de 15 mil peças em sua Reserva Técnica, o Museu possui indumentárias, armamentos e objetos de uso pessoal raros de vultos históricos militares, como uma mecha do cabelo de Napoleão Bonaparte, que são expostos esporadicamente nas exposições temporárias.

O local conta com um tour guiado pelo interior do museu, Fortificação e Cúpula dos Canhões. O visitante também tem acesso às cafeterias: Colombo e 18 do Forte, e, claro, a uma vista privilegiada da Cidade Maravilhosa. Mais informações na bilheteria e nas redes sociais: @fortedecopacabana. Um passeio cultural e turístico para toda família!

SERVIÇO

Local: Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h.
Ingresso: 10 reais (inteira) e 5 reais (meia) – apenas em dinheiro, não aceita pix ou cartão.
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco n. 1 – Posto 6 – Copacabana – Rio de Janeiro – Brasil | CEP: 22070-020
IG: @fortedecopacabana

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital