Fórum Ilumina Zona Oeste – Edição G20 debate o futuro da maior região do Rio de Janeiro

No dia 07 de novembro, o Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, será sede do Fórum Ilumina Zona Oeste, evento que propõe uma discussão abrangente sobre os principais desafios e oportunidades para a Zona Oeste, região que abriga mais de 2 milhões de habitantes, Oeste Metropolitano e Baía de Sepetiba do Rio de Janeiro. No contexto da agenda global do G20, o fórum abordará temas fundamentais para o futuro, como o desenvolvimento sustentável, urbanização, negritudes e combate à fome a partir da ótica da cultura.

Ao longo do dia, o evento contará com painéis que reunirão especialistas de diversas áreas para debater temas cruciais para o desenvolvimento da região. Entre os palestrantes confirmados estão Luiza Serpa, fundadora e diretora executiva do Instituto Phi; Lucas Van de Beuque, diretor executivo do Museu do Pontal, Rene Silva, comunicador social e idealizador do Fórum G20 das Favelas (F20); Fernanda Candeias, presidenta da AEDIN; Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio; Leticia Gabriella, diretora de projetos especiais da CUFA e coordenadora nacional do G20 Favelas; Henrique Silveira, geógrafo e assessor especial do Comitê Rio G20; Neide Dantas, head de Pessoas e Cultura da Fábrica Carioca de Catalisadores; e Shirley Ramos, gestora do Instituto Criar e Transformar.

Os mediadores do evento incluem Pablo Ramoz, curador artístico do Ilumina Zona Oeste; Ana Paula Santos, da TV Globo; e Jota Marques, da Cidade de Deus, educador popular e debatedor do Sem Censura. Os debates trarão à tona temas como racismo ambiental, mudanças climáticas, indústria criativa e o impacto das políticas globais na vida das comunidades locais.

O fórum, que acontece no Museu do Pontal, considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país, também proporcionará um espaço de diálogo sobre como essas políticas podem impactar a Zona Oeste e suas populações, destacando a importância de integrar as vozes da periferia nas discussões globais sobre sustentabilidade e justiça social.

“O Fórum Ilumina Zona Oeste será uma oportunidade única para refletir sobre o futuro da região e sua conexão com as discussões globais sobre sustentabilidade e justiça social, colocando a Zona Oeste em foco no contexto das políticas do G20”, afirma Pablo Ramoz, um dos idealizadores e diretor criativo do Ilumina Zona Oeste.
Para encerrar o dia, haverá um show com Choro Malungo, grupo formado por artistas da Zona Oeste, que privilegia compositores negros e a conexão do choro com o samba, o forró e outros gêneros significativos.

A programação completa pode ser acessada no site do Ilumina Zona Oeste e as inscrições são gratuitas.

Serviço:

Fórum Ilumina Zona Oeste – Edição G20 Data: 07 de novembro de 2024
Local: Museu do Pontal, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro Horário: 8h30 às 19h

Inscrições gratuitas:

https://www.sympla.com.br/evento/forum-ilumina-zo-edicao-g20/2654744

PROGRAMAÇÃO:

9h Credenciamento com café da manhã

9h30 Painel 1: Cultura e combate à fome: Desafios, tecnologias sociais e soluções inovadoras para a qualidade de vida da região.
11h30 Painel 2: Cultura a céu aberto: a relação entre o desenvolvimento urbano sustentável, densidade populacional e equipamentos culturais.

13h Almoço

14h Visita Guiada às exposições “Novos Ares” e “J.Borges – Sol do Sertão”

14h30 Painel 3: Indústria Criativa e combate à pobreza: negritudes, emprego, direitos trabalhistas e condições laborais justas na área da cultura.

16h30 Painel 4: Baía de Sepetiba, racismo ambiental e mudanças climáticas: um olhar para as comunidades tradicionais

18h Apresentação Cultural: Choro Malungo

Ilumina Zona Oeste

O Ilumina Zona Oeste é uma rede criativa que une organizações da sociedade civil, empreendedores culturais e artistas do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, e trabalha para reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento dos territórios. A 8ª edição do Ilumina Zona Oeste é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Fábrica Carioca de Catalisadores. O Ilumina Zona Oeste é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ViaRio e Ternium por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e pela Fábrica Carioca de Catalisadores pela lei federal de incentivo à cultura. Tem apoio da TV Globo. Idealizado por Instituto Phi e Instituto Rio, produção de Revés Produções e realização de Motriz Sociocultural, Trilhos Produções Artísticas e Ministério da Cultura.

Site: iluminazonaoeste.org.br Instagram: @iluminazonaoeste

Museu do Pontal

Situado na Barra da Tijuca, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por mais de 9 mil peças de mais de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

Segundo membros do International Council of Museums (ICOM), associado à Unesco, “O Museu do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, pode ser considerado como um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”.

O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico e como patronos o BNDES, Itaú, Repsol Sinopec Brasil e a Ternium, além da Prefeitura do Rio.

Site: museudopontal.org.br Instagram: @museudoponta

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio