França é o próximo país a ser celebrado pela Orquestra Sinfônica Brasileira na Série Mundo

OSB

Desde a sua criação, a Série Mundo, da Orquestra Sinfônica Brasileira, tem celebrado a cultura musical de diversos cantos do planeta. Com programas especiais e convidados ilustres, os concertos da série propiciam um diálogo enriquecedor, estabelecendo pontes entre diferentes tradições musicais. No espetáculo do dia 17 de setembro, que tem a França como grande homenageada, a OSB recebe a maestra Nathalie Marin, que regerá obras de Edino Krieger, Dmitri Shostakovich e do seu conterrâneo Gabriel Fauré no palco da Sala Cecília Meireles. A spalla da OSB, Priscila Rato, é a solista do concerto. A Série Mundo conta com o patrocínio do Bradesco.

O programa tem início com o Andante para Cordas, de Edino Krieger. Inicialmente a peça surgiu como parte integrante do Quarteto de Cordas No. 1, escrito entre Rio e Londres em 1955. No ano seguinte, porém, o compositor resolveu fazer uma transcrição do segundo movimento, Andante, para orquestra de cordas; nascia assim uma das mais delicadas obras-primas do brasileiro.

Discípulo de Saint-Saëns, professor de Ravel e de Enescu, Gabriel Fauré é uma das figuras mais importantes da história da música francesa. Seja em miniaturas para piano, seja em obras mais extensas, seu estilo inconfundível, de intricado manejo harmônico e certo refinamento aristocrático, sempre se faz presente. A suíte Masques et Bergamasques, Op. 112, que será ouvida neste programa, foi originalmente concebida como música incidental em oito partes para um “divertissement” teatral. Com o sucesso expressivo das primeiras montagens, Fauré resolveu adaptar a obra e transformá-la em uma suíte sinfônica de quatro movimentos.

O espetáculo chega ao fim com um tour de force emotivo: o Concerto para Violino No. 1, em Lá menor, Op.77, de Dmitri Shostakovich. A composição é igualmente dramática e desafiadora, impondo inúmeras exigências técnicas e expressivas ao solista e à orquestra.

Nathalie Marin, regência

Priscila Rato, violino

PROGRAMA:

EDINO KRIEGER – Andante para cordas

GABRIEL FAURÉ – Masques et Bergamasques, op. 112

  1. Overture: Allegro molto vivo

  2. Menuet: Tempo di minueto. Allegretto moderato

  3. Gavotte: Allegro vivo

  4. Pastorale: Andantino tranquillo

– Intervalo –

DMITRI SHOSTAKOVICH – Concerto para violino nº 1, op. 77

  1. Nocturne: Moderato

  2. Scherzo: Allegro

  3. Passacaglia: Andante – Cadenza

  4. Burlesque: Allegro con brio – Presto

SERVIÇO:

Série Mundo França

Dia 17 de setembro (domingo), às 16h

Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro)

Ingressos: R$40,00 (R$20 meia)

Ingressos à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles e no site Eleven Tickets

Saiba mais em

www.osb.com.br

www.conexõesmusicais.com.br

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio