Futuros – Arte e Tecnologia integra programação oficial do G20, com palestras, exibição de filmes e nova exposição

Mostra ‘Nós - Arte e Ciência por Mulheres’ no Futuros - Arte e Tecnologia integra programação oficial do G20 - foto: divulgação

Encontro que reúne as principais economias do mundo, a Cúpula do G20 ocorre pela primeira vez no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro, visando discutir melhorias sociais e econômicas em uma escala global. O instituto Oi Futuro, que há mais de 20 anos trabalha pela promoção da cultura, educação e inovação social Brasil afora, integra a programação oficial paralela do evento, com atrações especiais gratuitas em seu centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo.

A partir desta quinta-feira, o espaço recebe “Nós – Arte e Ciência por Mulheres”, uma exposição multilinguagem sobre o conhecimento produzido por mulheres do Brasil e de diversas partes do mundo em áreas como astronomia, química, medicina, antropologia e arqueologia. Com curadoria do coletivo curatorial Estúdio M’Baraká e consultoria da pesquisadora Magali Romero Sá, a mostra gratuita oferece uma oportunidade única de descobrir ou rever a presença feminina na ciência, enquanto lança luz sobre a histórica inviabilização de suas atuações na sociedade.

A mostra ocupará todas as galerias do Futuros – Arte e Tecnologia, com apresentação de personagens, iconografia histórica e científica e obras de artistas contemporâneas. Entre algumas personagens de destaques, estão Entre mulheres como a química francesa Marie Curie, a médica brasileira Nise da Silveira e a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, autora da frase que pode ser entendida como o ponto de partida da exposição: “O problema com o gênero é que ele determina quem deveríamos ser em vez de reconhecer quem somos”. “Nós – Arte e Ciência por Mulheres” fica em cartaz até 16 de fevereiro de 2025.

Além da exposição, a programação especial do centro cultural durante o G20 apresenta também o Humanity Summit 2024, um dos mais influentes fóruns globais sobre justiça social, inovação e diálogo intercultural, com a participação de acadêmicos, ativistas, artistas e líderes empresariais. De 17 a 20 de novembro, o Futuros – Arte e Tecnologia será palco de palestras, debates e exibição de filmes que irão promover reflexões sobre como a cultura e a inovação podem ser catalisadores de um futuro mais justo e sustentável.

Entre os destaques da programação, está o painel “Empreendedorismo de Impacto como Catalisador de Mudança Positiva”, no dia 18, às 18h, com a participação das empreendedoras de sucesso como Marcele Porto, Guilherme Carvalho e Daisy Mendes; e a mostra de cinema “Protagonismo Feminino na resistência social e cultural”, no dia 19, às 11h, com a exibição do curta-metragem “Território Pequi”, de Takumã Kuikuro, e do longa “A Mãe de Todas as Lutas”, de Susana Lira. Ambos os cineastas participarão de um debate com o público após a exibição dos filmes. Para conferir a programação completa e retirar os ingressos gratuitos, basta acessar AQUI.

“É com imensa satisfação que anunciamos a participação do Futuros – Arte e Tecnologia como parte da programação oficial do G20, um dos eventos sobre desenvolvimento e sustentabilidade mais importantes do mundo. Nossa missão no Futuros – Arte e Tecnologia é o de estimular o olhar crítico e construtivo por meio da arte e da discussão de ideias, e sabemos que a exposição ‘Nós – Arte e Ciência por Mulheres’ e o fórum ‘Humanity Summit 2024’ irão proporcionar ao público a oportunidade de refletir sobre uma série de temas essenciais para o nossa cidade e país”, afirma Victor D’Almeida, gerente de cultura do instituto Oi Futuro.

Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 19 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia convida o público a refletir sobre grandes temas deste século que norteiam a sua linha curatorial: meio ambiente, ancestralidade, infância, diversidade, educação e as inúmeras questões que envolvem a tecnologia e o seu impacto no desenvolvimento da humanidade. O espaço investe de forma recorrente na produção e inovação artística, com experimentação de novas linguagens, busca revelar novos talentos e valorizar e desenvolver o setor cultural do país, além de expandir a colaboração com a cena artística internacional, consolidando o Brasil na rota mundial da economia criativa.

Nomes como Andy Warhol, Nam June Paik, Jean-Luc Godard, Luiz Zerbini e Lenora de Barros são alguns dos expoentes que já ocuparam suas galerias ao longo dos últimos anos. Seu espaço já foi palco da cena cultural carioca e nacional com eventos como Festival do Rio, Panorama de Dança, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.

Com programação diversa e voltada para toda a família, o centro cultural abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades. Com acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil, promove ainda experiências imersivas e interativas que divertem e estimulam a reflexão sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. Em 2023, mais de 127 mil pessoas visitaram suas dependências.

Fundado pela Oi, sua principal mantenedora, e com gestão do Oi Futuro, em 2024 o Futuros – Arte e Tecnologia conta com patrocínio de BNY e EY, com apoio do Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, o projeto Vem, Futuro! Ano 2 é realizado pela Zucca Produções, em parceria com o Oi Futuro, no centro cultural, com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC, oferecendo programação cultural, ações educativas e abrangendo infraestrutura de apoio nas galerias, no teatro e no Musehum.

SERVIÇO:
Exposição Nós – Arte e Ciência por Mulheres
Abertura: 14 de novembro de 2024
Até 16 de fevereiro de 2025
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento: das 11h às 20h
Entrada franca.

Fórum Humanity Summit 2024
Data: 17 a 20 de novembro de 2024
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento: das 11h às 20h
Programação completa e retirada de ingressos gratuitos: AQUI

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio