Futuros – Arte e Tecnologia promove estação educativa em homenagem aos 74 anos da primeira transmissão de TV brasileira

Atração interativa do Musehum no centro cultural Futuros - Arte e Tecnologia - Foto: Luciola Villela

Para celebrar os 74 anos da primeira transmissão de TV brasileira, o Futuros -Arte e Tecnologia, através de seu Programa Educativo Futuros, promove a estação educativa “TV Futuros”, no sábado, dia 29, às 15h. A atividade é livre e gratuita, sendo necessário fazer inscrição no local.  O centro cultural conta ainda com as atrações permanentes do Musehum – o Museu de Comunicações e Humanidades. 

Com capacidade para até dez pessoas, de qualquer idade, a estação educativa “TV Futuros” propõe que o participante tenha uma experiência como apresentador de televisão. Após receber um roteiro, a pessoa será instada a se transformar em um âncora de telejornal, com direito à filmagem diretamente da bancada. Três trechos presentes na experiência VR do Musehum serão encenados e noticiados no jornal da “TV FUTUROS”.  A estação educativa celebra ainda o dia da Telefonista, comemorado dia 29 de junho. Antigamente, para se comunicar por voz, à distância, era necessária a mediação de uma telefonista, cuja profissão acabou extinta devido à automação dos sistemas telefônicos. E a primeira invenção humana de transmissão de imagem e som instantâneos via ondas eletromagnéticas, foi a TV. 

Aberto de quarta a domingo, de 11h às 18h, o Musehum – o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no qual crianças e adultos podem aprender e refletir sobre o tema das comunicações em diversas instalações interativas e imersivas, conta com atrações como o voo panorâmico de balão, com uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido; e a instalação “A Roda”, uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, destacando a necessidade de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.

A estação educativa “TV Futuros” integra a programação do Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia que tem como patrocinadores a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 19 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia convida o público a refletir sobre grandes temas deste século que norteiam a sua linha curatorial: meio ambiente, ancestralidade, infância, diversidade, educação e as inúmeras questões que envolvem a tecnologia e o seu impacto no desenvolvimento da humanidade. O espaço investe de forma recorrente na produção e inovação artística, com experimentação de novas linguagens, busca revelar novos talentos e valorizar e desenvolver o setor cultural do país, além de expandir a colaboração com a cena artística internacional, consolidando o Brasil na rota mundial da economia criativa.

Nomes como Andy Warhol, Nam June Paik, Jean-Luc Godard, Luiz Zerbini e Lenora de Barros são alguns dos expoentes que já ocuparam suas galerias ao longo dos últimos anos. Seu espaço já foi palco da cena cultural carioca e nacional com eventos como Festival do Rio, Panorama de Dança, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.

Com programação diversa e voltada para toda a família, o centro cultural abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades. Com acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil, promove ainda experiências imersivas e interativas que divertem e estimulam a reflexão sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. Em 2023, mais de 127 mil pessoas visitaram suas dependências.

 

Fundado pela Oi, sua principal mantenedora, e com gestão do Oi Futuro, em 2024 o Futuros – Arte e Tecnologia conta com patrocínio de BNY Mellon e EY, com apoio do Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, o projeto Vem, Futuro! é realizado pela Zucca Produções no centro cultural com apoio da Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia, Windsor Hoteis e Secretaria Municipal de Cultura, oferecendo programação cultural própria e abrangendo a manutenção das galerias e do teatro.

Serviços: 

Estação educativa “TV Futuros”

  • Data: sábado, 29 de junho
  • Horário: 15h
  • Local: térreo do Futuros – Arte e Tecnologia 
  • Classificação: Livre
  • Entrada franca
  • Inscrições no local por ordem de chegada. 
  • Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro
  • Exposição permanente 
  • Horário: quarta a domingo, 11 às 18h
  • Local: Futuros – Arte e Tecnologia 
  • Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
  • Entrada franca

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio