Futuros – Arte e Tecnologia promove estação educativa em homenagem aos 74 anos da primeira transmissão de TV brasileira

Atração interativa do Musehum no centro cultural Futuros - Arte e Tecnologia - Foto: Luciola Villela

Para celebrar os 74 anos da primeira transmissão de TV brasileira, o Futuros -Arte e Tecnologia, através de seu Programa Educativo Futuros, promove a estação educativa “TV Futuros”, no sábado, dia 29, às 15h. A atividade é livre e gratuita, sendo necessário fazer inscrição no local.  O centro cultural conta ainda com as atrações permanentes do Musehum – o Museu de Comunicações e Humanidades. 

Com capacidade para até dez pessoas, de qualquer idade, a estação educativa “TV Futuros” propõe que o participante tenha uma experiência como apresentador de televisão. Após receber um roteiro, a pessoa será instada a se transformar em um âncora de telejornal, com direito à filmagem diretamente da bancada. Três trechos presentes na experiência VR do Musehum serão encenados e noticiados no jornal da “TV FUTUROS”.  A estação educativa celebra ainda o dia da Telefonista, comemorado dia 29 de junho. Antigamente, para se comunicar por voz, à distância, era necessária a mediação de uma telefonista, cuja profissão acabou extinta devido à automação dos sistemas telefônicos. E a primeira invenção humana de transmissão de imagem e som instantâneos via ondas eletromagnéticas, foi a TV. 

Aberto de quarta a domingo, de 11h às 18h, o Musehum – o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no qual crianças e adultos podem aprender e refletir sobre o tema das comunicações em diversas instalações interativas e imersivas, conta com atrações como o voo panorâmico de balão, com uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido; e a instalação “A Roda”, uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, destacando a necessidade de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.

A estação educativa “TV Futuros” integra a programação do Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia que tem como patrocinadores a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 19 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia convida o público a refletir sobre grandes temas deste século que norteiam a sua linha curatorial: meio ambiente, ancestralidade, infância, diversidade, educação e as inúmeras questões que envolvem a tecnologia e o seu impacto no desenvolvimento da humanidade. O espaço investe de forma recorrente na produção e inovação artística, com experimentação de novas linguagens, busca revelar novos talentos e valorizar e desenvolver o setor cultural do país, além de expandir a colaboração com a cena artística internacional, consolidando o Brasil na rota mundial da economia criativa.

Nomes como Andy Warhol, Nam June Paik, Jean-Luc Godard, Luiz Zerbini e Lenora de Barros são alguns dos expoentes que já ocuparam suas galerias ao longo dos últimos anos. Seu espaço já foi palco da cena cultural carioca e nacional com eventos como Festival do Rio, Panorama de Dança, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.

Com programação diversa e voltada para toda a família, o centro cultural abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades. Com acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil, promove ainda experiências imersivas e interativas que divertem e estimulam a reflexão sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. Em 2023, mais de 127 mil pessoas visitaram suas dependências.

 

Fundado pela Oi, sua principal mantenedora, e com gestão do Oi Futuro, em 2024 o Futuros – Arte e Tecnologia conta com patrocínio de BNY Mellon e EY, com apoio do Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, o projeto Vem, Futuro! é realizado pela Zucca Produções no centro cultural com apoio da Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia, Windsor Hoteis e Secretaria Municipal de Cultura, oferecendo programação cultural própria e abrangendo a manutenção das galerias e do teatro.

Serviços: 

Estação educativa “TV Futuros”

  • Data: sábado, 29 de junho
  • Horário: 15h
  • Local: térreo do Futuros – Arte e Tecnologia 
  • Classificação: Livre
  • Entrada franca
  • Inscrições no local por ordem de chegada. 
  • Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro
  • Exposição permanente 
  • Horário: quarta a domingo, 11 às 18h
  • Local: Futuros – Arte e Tecnologia 
  • Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
  • Entrada franca

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital