Futuros – Arte e Tecnologia promove três dias de atividades gratuitas sobre a exposição ‘Loucura Suburbana 25 anos’

RODAS DE CONVERSA, OFICINAS E VISITAS MEDIADAS INTEGRAM PROGRAMAÇÃO DE SEMINÁRIO ABERTO AO PÚBLICO

por Redação
Os 25 anos do bloco de carnaval ‘Loucura Suburbana’ são tema de exposição e seminário gratuitos no Futuros - Arte e Tecnologia - foto: Pâmela Perez

Nos dias 27, 28 e 30 (quarta, quinta e sábado), o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, promove o seminário “Loucura Suburbana 25 anos”, com uma série de atividades gratuitas sobre a exposição homônima, que está em cartaz no local até 14 de setembro. A mostra homenageia as mais de duas décadas de histórias do tradicional ponto de cultura e bloco de carnaval da Zona Norte do Rio ligado à luta antimanicomial.

Rodas de conversa, conferências, oficinas, visitas mediadas e exibição de filmes integram a programação que terá a participação de artistas, gestores públicos, curadores e psicanalistas em uma série de discussões sobre saúde mental e o papel da arte e cultura como ferramentas alternativas de tratamento e cuidado. A organização é de Izabela Pucu, curadora geral da exposição; de Ariadne Mendes, fundadora e coordenadora do Loucura Suburbana, e do centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia.

Entre os destaques da programação, está o lançamento do curta-metragem “Bodas de Loucura – Desfile 2025 do Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana”, com imagens do histórico cortejo de 25 anos realizado em 2025. A exibição ocorre no dia de abertura do evento, quarta-feira, 27, às 16h, e será seguido por um bate-papo com Paula Marques, diretora do filme, e Márcia Viceconte, Coordenadora do Ateliê de Adereços e Fantasias do ponto de cultura Loucura Suburbana.

Ainda no dia 27, serão realizadas duas rodas de conversa: “Territórios de liberdade: rua e direito à cultura”, às 16h30, com a participação de nomes como Luiza Santiago, coordenadora do Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou, e Débora Rezende, coordenadora do Bloco Zona Mental; e “Democracia cultural, experimentação e saúde mental”, às 18h30, com presença de Marta Macedo, supervisora do CAPS Clarice Lispector, e Lula Wanderley, criador do Espaço Aberto ao Tempo.

Na quinta, 28, a programação começa às 16h com a roda de conversa “Políticas públicas, saúde e diversidade cultural”, com participação de especialistas como Erika Pontes, diretora do Instituto Municipal Nise da Silveira, e Karina Miranda, diretora de Promoção da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Após o bate-papo, será realizada a conferência “Arte e loucura: vetores desviantes”, às 18h30, apresentada pela psicanalista Tania Rivera e com mediação de Izabela Pucu.

O dia de encerramento, sábado, 30, vai contar com a oficina prática “Colcha de retalhos”, às 14h, e uma visita mediada pela exposição, às 15h, com a participação dos artistas e curadores. Em seguida, às 16h, haverá a roda de conversa “Nas fronteiras da arte: direitos humanos, saúde mental e arte contemporânea”, com artistas e integrantes do Loucura Suburbana, e às 18h30 a conferência “O campo artístico-cultural da Reforma Psiquiátrica no Brasil em transformação”, com Paulo Amarante, médico e um dos principais nomes da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Para acessar a programação completa e todos os nomes confirmados no evento, clique AQUI.

“O ‘Loucura Suburbana’ é um espaço democrático de construção coletiva de cidadania, arte, cultura e saúde. Ao promover este seminário multidisciplinar, o Futuros – Arte e Tecnologia visa proporcionar ao público valiosas reflexões sobre a história da luta antimanicomial, a inovação cidadã através da folia e políticas públicas para saúde mental”, destaca o gerente de cultura do Instituto Oi Futuro, Victor D’Almeida.

Exposição “Loucura Suburbana 25 anos”

A mostra gratuita ‘Loucura Suburbana 25 anos’ resgata a história do bloco carnavalesco por meio de alegorias, adereços, bonecos, vídeos, documentos e mais de 250 itens reunidos ao longo de seus 25 anos de trajetória. Fundado em 2001, o Loucura Suburbana foi criado como parte do processo de desconstrução do modelo asilar – que substitui o modelo de tratamento manicomial por abordagens mais humanizadas – do Instituto Municipal Nise da Silveira. Coordenado desde sua fundação pela psicóloga Ariadne de Moura Mendes, em 2009 o projeto se tornou também um ponto de cultura, chamado “Loucura Suburbana: Engenho, Arte e Folia”, no Engenho de Dentro. A culminância das atividades culturais e de formação realizadas no local é o desfile do bloco, sempre na quinta-feira anterior ao início do carnaval.

Programação completa: AQUI

Serviço:

Seminário ‘Loucura Suburbana 25 anos’

  • Data: 27, 28 e 30 de agosto
  • Horário: 14h às 18h30
  • Local: Futuros – Arte e Tecnologia
  • Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
  • Entrada franca

Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 20 anos, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia é um espaço de exibição, criação e inovação artística. Com uma programação gratuita voltada a todos os públicos, o espaço promove e recebe exposições, apresentações artísticas, espetáculos teatrais, entre outros eventos que convidam o público a refletir sobre temas que norteiam sua linha curatorial, como meio ambiente, ancestralidade, diversidade, educação e tecnologia. O Futuros abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que mantém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil e atividades interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. O centro cultural foi fundado pela Oi e tem gestão do instituto Oi Futuro.

Instituto Oi Futuro

Fundado em 2001, o instituto Oi Futuro desenvolve e cocria projetos de Cultura e Educação pelo Brasil, impulsionando a construção de futuros mais inclusivos e sustentáveis. Além da gestão de Futuros – Arte e Tecnologia, o instituto Oi Futuro também atua no fomento e desenvolvimento do ecossistema da Economia Criativa, promovendo ciclos de aceleração de iniciativas que têm a transformação social como propósito principal. Na área de educação, é responsável pelo NAVE (Núcleo Avançado em Educação), parceria público-privada com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, que há 19 anos promove formação profissional e tecnológica de qualidade como resposta aos desafios da atualidade.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend