O evento, promovido peloInstituto David Lynch Brasil, seráhíbrido, com participação presencial e virtual. No Rio, os participantes irãose reunir, a partir das 10h, no auditório da Marinha, no Museu Naval, na PraçaXV, próximo à Zona Portuária onde estará acontecendo o G20 Social. Atransmissão on-line será via zoom e pelas redes sociais da AssociaçãoInternacional de Meditação. Mesmo quem não tem uma técnica de meditação poderáparticipar, sendo guiado no momento.
Efeito Maharishi
O impacto social positivode grandes grupos de meditantes foiproposto e confirmado pelo físico indiano Maharishi Mahesh Yogi, fundador domovimento mundial da Meditação Transcendental (MT), e responsável por suadifusão no Ocidente. Ainda na década de 70, Maharishi estimulou a pesquisacientífica sobre o efeito dos grupos de praticantes da Meditação Transcendental e da técnica deMT/Sidhis no meio ambiente, obtendo resultados surpreendentes. Pesquisasrealizadas por universidades e organismos de segurança em diferentes países eem diversos momentos demonstraram o mesmo: a meditação em grupo é capaz degerar a paz social, reduzindo indicadores negativos, como a taxa de criminalidade, número de acidentes e aviolência de um modo geral.
Nos últimos 50 anos, foramrealizados mais de 65 projetos de demonstração do fenômeno batizado como EfeitoMaharishi, com resultados revisados porpares publicados em revistas e jornais científicos. O efeito encontra explicação na FísicaQuântica. Ao mergulhar em sua própria mente, o meditante acessa um nível demáxima paz e silêncio, a consciência pura, semelhante ao descrito pela física modernacomo o Campo Unificado, que dá origem aoespaço/tempo e a todo o universo. Neste estado de relaxamento profundo, omeditante não apenas dissolve todo o estresse de seu sistema nervoso, mas tambémpropaga bem-estar à sua volta, assimcomo acontece com a irradiação de ondas eletromagnéticas. Em grupo, o efeito semultiplica exponencialmente.
Participação de pesquisadores
A meditação mundialcoletiva durante o G20 vai conectar meditantes e não meditantes de todos oscontinentes com intuito de gerar maior coerência para as decisões que serãotomadas pelos líderes das principais economias do mundo. O evento terá aparticipação do atual líder mundial das organizações internacionais de MT, oneurocientista, pesquisador da Universidade de Harvard e escritor, Tony Nader;do presidente internacional da UniãoGlobal de Cientistas pela Paz, físico e pesquisador do Centro Europeu de Físicade Partículas, John Hagelin; e do presidente da Fundação David Lynch da AméricaLatina e reitor da Universidade Maharishi da América Latina e Caribe, José LuísAlvarez, responsável pela criação de grandes grupos de praticantes de MT naÍndia, na África, na Ásia, além da América Latina.
Também está sendo esperadaa participação do cineasta David Lynch, praticante da MT desde os 17 anos. Em2005 ele criou a Fundação David Lynch, com sede em Nova Iorque, para financiar oensino da técnica em escolas e para grupos socialmente vulneráveise ex-combatentes de guerra. Para participação presencial na meditação coletiva do G20, é preciso fazer inscrição pela Plataforma Sympla.
O evento faz parte da programação da Pré Bienal Amazônia – Somos Todos Amazônia, organizado pelo Instituto Bienal Amazônia, Saphira & Ventura e Espaço BB. Meditação Coletiva Mundial no G20.
Servço
Data: 17/11
Horário para credenciamento: a partir das 10h
Início do evento: 10h30
Local participação presencial: Museu Naval, auditório da Marinha, Rua Dom Manuel 15, Praça XV, Rio de Janeiro.
Link para inscrição presencial (necessária):
https://www.sympla.com.br/evento/meditacao-global-no-g20-criando-paz-para-o-desenvolvimento-sustentavel-do-planeta/2730535?share_id=copiarlink
Participação virtual on-line:
ID da reunião – 939 1370 6608
Link: https://mgcwp.zoom.us/j/93913706608
Assessoria de Imprensa Paula Ramagem