Gabriel o Pensador vai revisitar um marco da sua carreira no palco do festival Clássicos do Brasil, evento organizado e idealizado pela PECK, que acontece entre os dias 10 e 19 de outubro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. No sábado (11), o rapper sobe ao palco com um show inspirado no álbum Quebra-Cabeça, que completa 25 anos e continua atual como nunca.
A apresentação será única e exclusiva para o Clássicos do Brasil. Em 2022, Gabriel realizou uma turnê com esse show comemorativo, mas este ano, o reencontro com o público acontecerá apenas no festival. Uma oportunidade especial para reviver esse momento marcante da sua trajetória.
Com hits como “Cachimbo da Paz”, “2345678” e “Festa da Música”, o disco marcou época. Algumas faixas seguem tão vivas que conquistam até a molecada que hoje canta junto, mesmo sem ter nascido na época em que o álbum saiu.
Mais que um sucesso comercial (foram mais de um milhão de cópias vendidas), Quebra-Cabeça teve papel decisivo na abertura de portas para outros rappers, especialmente dentro do segmento hip-hop, que ainda buscava reconhecimento no país. Foi um marco. Mostrou a força do gênero no Brasil, resultado de muito trabalho, em um tempo em que o rap ainda era resistência.
“Esse álbum tem uma história que nem dá tempo de contar toda… Vai ser uma emoção montar esse quebra-cabeça ao vivo, no Rio, junto com o público”, diz Gabriel, que promete um show “em casa”, ao lado da sua banda, celebrando as faixas que marcaram gerações.
Clássicos do Brasil
Criado pela PECK para celebrar canções e artistas brasileiros atemporais, o festival Clássicos do Brasil nasceu no Rio de Janeiro em 2023, ano em que homenageou o Nordeste levando à Marina da Glória grandes expoentes da música e da culinária da região. Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Chico César, Lenine, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Nação Zumbi estrelaram uma programação que também contou com atrações como Paulinho Moska, Jorge Aragão, Mart´nália, Xande de Pilares, Sorriso Maroto e Orquestra Petrobras Sinfônica.
A edição de 2024, a segunda do festival, repetiu a celebração da brasilidade levando ao palco Titãs, Alcione, Simone, Samuel Rosa, Nando Reis, Ira, Biquini Cavadão, Maria Gadú e Diogo Nogueira. Ana Cañas, Julia Mestre e Tacy, três artistas da nova geração, apresentaram tributos a Cazuza, Rita Lee e Cássia Eller, respectivamente.
Em abril de 2025, o Recife recebeu o Clássicos do Brasil pela primeira vez com shows de SpokFrevo Orquestra, Academia da Berlinda, Mundo Livre S/A, Os Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata, Samuel Rosa, Alcione, Maria Rita, Diogo Nogueira, Raimundos, Marcelo Falcão, Marcão Britto & Thiago Castanho – Charlie Brown Jr. Grupos regionais como o Maracatu Cambinda Brasileira, o maracatu rural de baque-solto mais antigo do país (com 107 anos), a Orquestra Frevo do Babá, a Cia Mariângela Valença e o Maracatu Nação Pernambuco se apresentaram diariamente em um rico intercâmbio cultural.
PECK
A excelência dos eventos da PECK, produtora carioca que chega aos 25 anos em 2025, tornou a empresa fundada por Péricles Mecenas uma das mais queridas pelas grandes marcas que investem e incentivam a Cultura no Brasil. O Festival de Inverno do Rio, com oito edições de sucesso, o Rock Brasil 40 anos e 90´s Festival são exemplos de projetos que ganharam o coração do público e também criaram um disputado espaço de Live Marketing para patrocinadores e parceiros. Atuando no Rio, onde está sediada, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco, a PECK hoje é mais que uma produtora de shows e festivais; é uma empresa de criação de experiências por meio da música, com uma agência própria – comandada pela publicitária Andrea Mecenas – funcionando internamente junto à produção e dedicada ao seu calendário de eventos. O resultado é a excelência tanto no retorno ao patrocinador e parceiros quanto na experiência inesquecível para o público. Labels de sucesso como Vivo na Praia, Claro Verão Rio, Claro Verão Búzios, Claro Diversão no Parque também são produzidos pela PECK.
Serviço
Festival Clássicos do Brasil
Datas: 11 a 19 de outubro de 2025
Local: Marina da Glória, Rio de Janeiro
Ingressos em www.
3º lote (a começar dia 10/09): a partir de R$110,00
