Gabriel o Pensador leva rap e memória ao festival Clássicos do Brasil

Gabriel o Pensador

Gabriel o Pensador vai revisitar um marco da sua carreira no palco do festival Clássicos do Brasil, evento organizado e idealizado pela PECK, que acontece entre os dias 10 e 19 de outubro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. No sábado (11), o rapper sobe ao palco com um show inspirado no álbum Quebra-Cabeça, que completa 25 anos e continua atual como nunca.

A apresentação será única e exclusiva para o Clássicos do Brasil. Em 2022, Gabriel realizou uma turnê com esse show comemorativo, mas este ano, o reencontro com o público acontecerá apenas no festival. Uma oportunidade especial para reviver esse momento marcante da sua trajetória.

Com hits como “Cachimbo da Paz”, “2345678” e “Festa da Música”, o disco marcou época. Algumas faixas seguem tão vivas que conquistam até a molecada que hoje canta junto, mesmo sem ter nascido na época em que o álbum saiu.

Mais que um sucesso comercial (foram mais de um milhão de cópias vendidas), Quebra-Cabeça teve papel decisivo na abertura de portas para outros rappers, especialmente dentro do segmento hip-hop, que ainda buscava reconhecimento no país. Foi um marco. Mostrou a força do gênero no Brasil, resultado de muito trabalho, em um tempo em que o rap ainda era resistência.

“Esse álbum tem uma história que nem dá tempo de contar toda… Vai ser uma emoção montar esse quebra-cabeça ao vivo, no Rio, junto com o público”, diz Gabriel, que promete um show “em casa”, ao lado da sua banda, celebrando as faixas que marcaram gerações.

Clássicos do Brasil

Criado pela PECK para celebrar canções e artistas brasileiros atemporais, o festival Clássicos do Brasil nasceu no Rio de Janeiro em 2023, ano em que homenageou o Nordeste levando à Marina da Glória grandes expoentes da música e da culinária da região. Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Chico César, Lenine, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Nação Zumbi estrelaram uma programação que também contou com atrações como Paulinho Moska,  Jorge Aragão, Mart´nália, Xande de Pilares, Sorriso Maroto e Orquestra Petrobras Sinfônica.

A edição de 2024, a segunda do festival, repetiu a celebração da brasilidade levando ao palco Titãs, Alcione, Simone, Samuel Rosa, Nando Reis, Ira, Biquini Cavadão, Maria Gadú e Diogo Nogueira. Ana Cañas, Julia Mestre e Tacy, três artistas da nova geração, apresentaram tributos a Cazuza, Rita Lee e Cássia Eller, respectivamente.

Em abril de 2025, o Recife recebeu o Clássicos do Brasil pela primeira vez com shows de SpokFrevo Orquestra, Academia da Berlinda, Mundo Livre S/A, Os Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata, Samuel Rosa, Alcione, Maria Rita, Diogo Nogueira, Raimundos, Marcelo Falcão, Marcão Britto & Thiago Castanho – Charlie Brown Jr. Grupos regionais como o  Maracatu Cambinda Brasileira, o maracatu rural de baque-solto mais antigo do país (com 107 anos), a Orquestra Frevo do Babá, a Cia Mariângela Valença e o Maracatu Nação Pernambuco se apresentaram diariamente em um rico intercâmbio cultural.

PECK

A excelência dos eventos da PECK, produtora carioca que chega aos 25 anos em 2025,  tornou a empresa fundada por Péricles Mecenas uma das mais queridas pelas grandes marcas que investem e incentivam a Cultura no Brasil. O Festival de Inverno do Rio, com oito edições de sucesso, o Rock Brasil 40 anos e 90´s Festival são exemplos de projetos que ganharam o coração do público e também criaram um disputado espaço de Live Marketing para patrocinadores e parceiros. Atuando no Rio, onde está sediada, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco, a PECK hoje é mais que uma produtora de shows e festivais; é uma empresa de criação de experiências por meio da música, com uma agência própria – comandada pela publicitária Andrea Mecenas – funcionando internamente junto à produção e dedicada ao seu calendário de eventos. O resultado é a excelência tanto no retorno ao patrocinador e parceiros quanto na experiência inesquecível para o público. Labels de sucesso como Vivo na Praia, Claro Verão Rio, Claro Verão Búzios, Claro Diversão no Parque também são produzidos pela PECK.

Serviço

Festival Clássicos do Brasil
Datas: 11 a 19 de outubro de 2025
Local: Marina da Glória, Rio de Janeiro

Ingressos em www.classicosdobrasilfestival.com.br

3º lote (a começar dia 10/09): a partir de R$110,00

Related posts

O ritmo mais carioca de todos vai tomar conta do Vista Bar

Jessica von Lehsten Goes realiza primeira mostra individual na Galeria Cândido Mendes, em Ipanema, com abertura dia 04 de dezembro (quinta-feira)

PJ Morton, da banda Maroon 5, se apresenta no Blue Note Rio