Galeria Passado Composto Século XX leva obras de Rubem Dario para a SP-Arte

Rubem Dario, Tapeçaria em lã, c. 1965, tear manual, PC SÉC. XX, Mariana Chama

Conhecido como “o mágico das cores”, o artista mineiro-carioca Rubem Dario Horta Bittencourt (1941 – 1978) será tema de uma pequena mostra da Galeria Passado Composto Século XX durante a 20ª edição da SP-Arte, entre 3 e 7 de abril, no Pavilhão da Bienal, situado no Parque do Ibirapuera.

De acordo com a proprietária da galeria, a curadora Graça Bueno, levar Dario para SP-ARTE reveste-se de especial significado. “Vamos divulgar em nosso espaço um pouco desse artista em uma espécie de preview de uma exposição mais abrangente que vai ocorrer na galeria entre 13/4 e 29/6, ‘Rubem Dario: o Poeta das Cores’, resgatando sua memória a partir de documentos históricos e uma coleção de obras que estiveram sob os cuidados da irmã dele, Anna Lúcia Bittencourt. Na SP-Arte apresentaremos 15 obras únicas, sendo uma tapeçaria monumental e outra menor, além de 13 cartões modelo”, antecipa.

Em relação à importância do artista, Graça contextualiza: “Ele não vivia sem a paisagem ou sem a visão da natureza. Criou tapeçarias com temas da vegetação tropical e com a junção dos opostos, máquina e natureza, simbolizando o homem da cidade e do campo. Iniciado em pintura e com vocação muralista, produziu obras únicas em guache como base para as suas tapeçarias, pelas quais obteve sucesso, reconhecimento e o título de o mágico das cores”.

Aos que desejarem conhecer em primeira mão as obras reunidas para a exposição na Galeria Passado Composto Século XX, Graça adianta: “Vamos realizar em 6/4, sábado, três visitas guiadas – 11h, 13h e 15h – com inscrições on-line via links específicos para cada horário”.

SERVIÇO

RUBEM DARIO NA SP-ARTE 2024

Quando: 3 a 5/4, das 14h às 20h; 6 e 7/4, das 14h às 19h

Onde: SP-Arte 2024 – Setor de Design, Stand DS5, Pavilhão Ciccillo Matarazzo da Bienal

Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 3 (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n)

EXPOSIÇÃO “RUBEM DARIO: O POETA DAS CORES”

Onde: Galeria Passado Composto Século XX

Quando: 13/4 a 29/6; segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 14h

Preview 6/4 (sábado): visitas guiadas com inscrição on-line nos links abaixo

11h: https://www.sympla.com.br/rubem-dario—o-poeta-das-cores—visita-guiada-11h__2393949

13h: https://www.sympla.com.br/rubem-dario—o-poeta-das-cores—visita-guiada-13h__2393961

15h: https://www.sympla.com.br/rubem-dario—o-poeta-das-cores—visita-guiada-15h__2393966

Endereço: Alameda Lorena, 1996, Jardins

Related posts

Museu do Amanhã apresenta exposição em parceria inédita com Sidarta Ribeiro

Exposição de fotos e exibição de filmes no CCBB marcam formatura de alunos e encerram a última temporada de 2024 do projeto Favela Hope

Pintor e muralista, Cazé participa de obra coletiva inédita no projeto ¡Hola Rio!