Game Jam DJUFF 2025: maratona criativa de jogos gratuita em Niterói

Com o objetivo de estimular a criatividade, a formação técnica e o trabalho em equipe, tem início nesta segunda-feira (16), a Game Jam DJUFF 2025, promovida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do projeto de extensão Desenvolvimento de Jogos UFF (DJUFF) do Instituto de Computação, e em parceria com a Associação de Criadores de Jogos do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ). Em formato de hackathon, o evento é gratuito, acontece de forma híbrida e é destinado a estudantes, iniciantes e profissionais da área.

A maratona desafia os participantes a criarem um jogo do zero com base em um tema surpresa, que será revelado durante a cerimônia de abertura, no dia 16/06, às 14h30, no auditório do Instituto de Computação, no campus da Praia Vermelha da UFF, em Niterói. A programação de abertura conta com uma palestras sobre profissionalização em gestão para estúdios de jogos eletrônicos e educação midiática e antirracista, que será ministrada por membros da Associação Brasileira de Imprensa.

“Sediarmos a Game Jam é uma grande alegria, pois eventos como este reúnem quem quer criar jogos, trocar experiências e fazer novas conexões. Além de impulsionar projetos que podem se transformar em games relevantes, esses encontros criam laços duradouros e importantes para a trajetória profissional de cada participante. Para quem deseja entrar no mercado, especialmente os iniciantes, é uma oportunidade imperdível”, diz Esteban Clua, professor titular do Instituto de Computação e coordenador do projeto DJUFF.

Após a abertura, os grupos seguem com o desenvolvimento dos projetos de forma remota, com entrega dos jogos até a meia-noite do dia 22/06. As produções serão avaliadas por uma banca técnica especializada, e os destaques receberão uma premiação em cerimônia presencial, também em Niterói. Na ocasião, todos os jogos desenvolvidos serão exibidos em uma mostra aberta ao público.

Além da competição, a Game Jam DJUFF é um espaço de troca, aprendizado e interação entre pessoas interessadas em desenvolver jogos, independentemente do nível de experiência. A iniciativa integra o eixo de formação da ACJOGOS-RJ, que, por meio do Fórum Permanente de Educação, busca aproximar o universo acadêmico do universo de games.

“As Game Jams são momentos de criatividade e desafio. Num curto intervalo de tempo e com um tema apresentado na hora, os participantes estão desafiados a fazer o melhor jogo possível. Quem consegue se virar em um ambiente como esse vai criando experiência para a vivência profissional, com resiliência e inovação, fundamentais à atuação na área de games”, afirma Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ.

As inscrições para a cerimônia de abertura, para participação na Game Jam e outras informações estão disponíveis em: https://bit.ly/gamejamdjuffabertura2025.

Já os ingressos para a cerimônia de premiação e para a mostra de jogos podem ser retirados em: https://bit.ly/gamejamdjuffmostra2025.

Serviço:

Game Jam DJUFF 2025

  • Cerimônia de abertura: 16/06, às 14h30 (presencial)
  • Onde: Auditório do Instituto de Computação, UFF — Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº, São Domingos, Niterói, RJ
  • Game Jam: de 16 a 22/06 (remoto)

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio