Gardênia Cavalcanti é premiada por contribuição à saúde mental no jornalismo brasileiro

Gardênia Cavalcanti

Em uma noite memorável para o jornalismo brasileiro, a apresentadora Gardênia Cavalcanti foi homenageada com o 10º Prêmio ABP de Jornalismo, durante a abertura do XLI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado em Brasília. O prêmio, considerado o maior reconhecimento da área médica para jornalistas no Brasil, destaca a contribuição excepcional da jornalista na desmistificação de questões relacionadas à saúde mental.

A premiação, que bateu recorde com quase 500 trabalhos inscritos em diferentes categorias, reconheceu o trabalho desenvolvido por Gardênia no programa “Vem Com a Gente”, exibido diariamente na Band. A escolha da apresentadora reflete seu comprometimento em abordar temas sensíveis relacionados à saúde mental de forma acessível e humanizada.

Gardênia Cavalcanti e Antônio Geraldo

Compromisso com a informação de qualidade

O trabalho de Gardênia Cavalcanti se destaca pela parceria com o psiquiatra e coordenador de Saúde Mental do MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), Dr. Ervin Cotrik, O especialista passou a integrar semanalmente o programa e juntos, eles desenvolvem um quadro dedicado à saúde mental, onde abordam temas complexos de forma clara e didática, tornando o conhecimento psiquiátrico mais acessível ao público.

“Ajudar pessoas sempre foi uma vontade muito constante. Ter de segunda a sexta um espaço na televisão e saber que milhares de pessoas me assistem é uma missão”, destaca Gardênia, que vê na parceria com o Dr. Cotrik uma oportunidade de expandir o alcance das discussões sobre saúde mental.

“Quando conheci o Dr Ervin Cotrik e vi a forma simples que ele explica os problemas mentais, pensei durante a entrevista: preciso chamá-lo mais vezes. Já fiz a proposta para ele estar comigo semanalmente. A ideia é dar diretrizes e alertar. Se a tristeza não passa algo não está bem”, completa Gardênia.

Presidente ABP Antônio Geraldo , Gardênia Cavalcanti , vice presidente jornal O dia Marcos Resende, O subprocurador-geral de Justiça de Administração do MPRJ, Eduardo Lima Neto,

Impacto social e reconhecimento

O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela jornalista na promoção de um diálogo mais aberto sobre saúde mental. A premiação aconteceu na última quarta-feira, 23, primeiro dia do XLI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que este ano teve como tema central “Psiquiatria e inteligência artificial: como integrar as novas tecnologias”.

A homenagem recebida por Gardênia Cavalcanti representa não apenas um reconhecimento profissional, mas também um incentivo para que outros comunicadores abordem temas relacionados à saúde mental com responsabilidade e sensibilidade. “Queria desmistificar a psiquiatria. Principalmente no mundo de hoje com tanta informação, tantas cobranças, tantas mudanças precisamos entender o porquê às vezes acontece algo em nós e que não podemos negligenciar as dores do outro. Falar abertamente é uma forma de dizer: entendemos a sua dor. Você não está sozinho”, explica a jornalista.

Congresso e inovação

O XLI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, palco da premiação, reúne até 26 de outubro os principais nomes da psiquiatria nacional e internacional. O evento aborda temas cruciais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, além de discussões sobre a integração de novas tecnologias no campo da saúde mental.

Além da programação científica, o congresso promove atividades culturais que incluem exposição de fotos, pôsteres e um show exclusivo da banda Jota Quest para os congressistas, unindo ciência e cultura em um mesmo espaço.

“Sei que não podemos mudar o mundo, mas podemos ajudar muita gente”, finaliza a apresentadora.

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio