Início » Gastro Beer Rio volta à Quinta da Boa Vista após parque ser revitalizado pela prefeitura do Rio para o Bicentenário da Independência

Gastro Beer Rio volta à Quinta da Boa Vista após parque ser revitalizado pela prefeitura do Rio para o Bicentenário da Independência

Com entrada gratuita, evento acontecerá no próximo fim de semana (24 e 25 de setembro) com cerca de 72 opções, entre cervejarias, opções gastronômicas, shows e atividades para crianças

por Redação
Gastro Beer Rio

Nascido na Quinta da Boa Vista, o Gastro Beer Rio volta ao parque, no próximo fim de semana (24 e 25 de setembro), após o local ser revitalizado pela prefeitura do Rio de Janeiro para as comemorações do Bicentenário da Independência. O público encontrará cerca de 31 cervejarias com mais de 100 rótulos e 41 opções gastronômicas, além de poder trocar experiência diretamente com os mestres cervejeiros e chefs. O evento é pet friendly e conta ainda com shows de rock, pop, samba e MPB, além de atividades para crianças. O tour e os jogos cervejeiros com distribuição de brindes completam as atrações. O evento é realizado pela AAposta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Subprefeitura do Centro e do SAE – Museu Nacional.

– O Gastro Beer Rio sempre incentivou a visitação e a preservação da Quinta, uma das áreas de lazer mais importantes do Rio. Com a reforma, o público tem ainda mais um motivo para passar um dia no parque entre amigos com muita comida e cerveja de boa qualidade– diz Ana Paula Gomes, diretora da AAposta, empresa organizadora do Gastro Beer Rio.

ATRAÇÕES

Mais de 100 rótulos de cerveja artesanal

Nascido em 2015 e um dos precursores do movimento que impulsionou a cerveja artesanal no Rio, o Gastro Beer Rio reúne 31 cervejarias com mais de 100 rótulos entre lançamentos e clássicos das marcas em chopes, latas e garrafas.

O público tem a oportunidade de trocar experiências com os mestres cervejeiros e sommeliers das marcas, além de conferir cervejas premiadas e lançamentos. É o caso da You Shook Me, uma Double IPA da Kumpel com 8,5% de teor alcoólico. Quem gosta de provar cervejas com ingredientes diferentes tem a opção da Camille, uma Witbier com pera e cardamomo da Matisse. Cervejaria com o foco em cervejas extremas e lupuladas, a Dead Rabbits estreia no evento com a Bloody Fury, uma Juicy DIPA com 9% abv, e a Smells Like Dank Spirits, uma West Coast Hazy DIPA. A OverHop levará a Hazy que foi medalha de ouro no Mondial de La Bière de 2016, e ganhou uma versão mais robusta, além da Darkhop, que será relançada após dois anos. Estão confirmadas ainda marcas consagradas pelo público, como a Hocus Pocus, Noi, Dead Dog e W-Kattz.

– Adoramos participar do Gastro Beer Rio. Estamos no evento desde a primeira edição e esperamos que essa parceria dure muito tempo. O mais legal é que, independentemente de onde seja realizado, o público encontra um clima muito divertido e familiar, perfeito para saborear as melhores cervejas do Rio – diz Bárbara Buzin, diretora da Cervejaria Noi.

Drink com cerveja é novidade

Uma das novidades desta edição é o drink com cerveja. A sommelière de cervejas Jéssica Gomes convidou o mixologista Henrique Andrade, fundador da YouNick Coquetelaria, para proporcionar ao público uma experiência única, na qual a cerveja é a protagonista na elaboração de coquetéis exclusivos. As criações serão elaboradas com as cervejas W-Kattz, Dead Dog e a Indigo Brewing. O bar será integrado ao ateliê volante Singularice.life.

– A cerveja é uma bebida versátil que contribui com leveza, carbonatação, equilíbrio alcoólico, cremosidade e complexidade de aromas e sabores, enriquecendo os  coquetéis – explica Henrique.

Chefs que participaram do Rio Gastronomia

A parte gastronômica do evento contará com opções para todos os gostos. Quem for ao evento terá a oportunidade de conferir as criações de quatro marcas que participaram da última edição do Rio Gastronomia, o maior evento do gênero no país. É o caso da Tasquinha do Portuga, com seus pratos à base de bacalhau; os sanduíches do Vulcano e do Espírito de Porco, além dos doces da Doutora Brownie.

Quem gosta de provar comidas diferentes pode conferir a Piporca, torresmo de barriga do Ossos. A marca irá estrear um Pit Smoker para assar costela bovina, suína e hambúrguer. Já o  Gustô Gastronomia, do chef  Gustavo Falci, irá preparar seu arroz de camarão com alho poró e tomate seco. Outras opções são espetinhos do Bozaio Gourmet, acarajés da Chef Lenaide Mota e o pão de alho artesanal DuCara. Já os hambúrgueres serão representados por várias marcas como Ossos, Belga e Los Brasas. O evento conta com opções de comidas veganas e vegetarianas como as massas da Annunciata, os salgados do BC Bistrô e a moqueca de banana da terra da chef Fernanda Medeiros.

Para a sobremesa, além da Doutora Brownie, há várias alternativas, entre elas, Doces Sonhos Gourmet, o Churros Rebola Queixo, Creative Sorvete, República do Chocolate, os bolos de rolo da DaniBu Doceria e as deliciosas palhas italianas da Palha da Tina.

Tour Cervejeiro

O público interessado em conhecer mais sobre o universo da cerveja artesanal pode participar do Tour Cervejeiro. A Sommelière de cervejas especiais, Jéssica Gomes, leva grupos para visitar os estandes, conhecer rótulos, estilos e trocar experiências com os mestres cervejeiros. O roteiro inclui harmonizações com opções gastronômicas do evento, sendo finalizado com a harmonização de brownie da Doutora Brownie com Black Ipa Massacre da Dead Dog. A atração acontece uma vez por dia às 13h30min. As inscrições para as 15 vagas diárias são gratuitas e feitas, por ordem de chegada, no estande da Singularice, marca de peças exclusivas e sustentáveis inspiradas na cultura cervejeira.

Jogos cervejeiros

Os jogos cervejeiros promovem a interação do público como o universo das cervejas artesanais com distribuição de brindes como canecas, camisas, bonés da marca Gastro Beer Rio, além de garrafas de cervejas e chopes de várias cervejarias participantes. São atividades como o beer pong, quando o participante precisa acertar bolinhas dentro de copos de chope. As inscrições são gratuitas e feitas na hora e por ordem de chegada no estande dos jogos e enquanto durarem o estoque de brindes.

Produtos e souvernirs  

Quem for ao evento poderá adquirir também produtos da marca Gastro Beer Rio. São calderetas, camisas, bonés, growlers, salva celular e tirantes para deixar a experiência cervejeira mais completa.

Atividades infantis

A diversão para as crianças também é garantida.  Além da Quinta da Boa Vista  já oferecer uma série de atividades de lazer, o evento conta com as atrações da Alegria. São oficinas como a de bonecos e bonecas de pano, bolsa ecobag e agenda. Outra opção será o Tapetão com uma série de atividades como teatrinho, cesta com Lego, massinha, desenho com giz de cera e lápis de cor e outros. As atividades são pagas.

Museu Nacional realizará atividades gratuitas

A Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (UFRJ) realizará uma série de atividades gratuitas com o público para celebrar a 16ª Primavera dos Museus, que tem com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. Entre as atrações estão um jogo da memória composto por personagens e elementos da Independência. Outra atividade será uma visita pelo Palácio de São Cristóvão (Museu Nacional). Os participantes são convidados a conversar e refletir sobre as histórias contadas e as não contadas acerca da Independência do Brasil. As visitas ocorrerão em dois horários, 14h e 16h, e o ponto de encontro com a equipe de educadores é a Estátua do Pedro II, que fica na frente do Jardim-Terraço do Museu. A visita tem duração aproximada de 50min. Informações: sae@mn.ufrj.br / https://www.instagram.com/saemuseunacional/

EXPOSITORES

CERVEJARIAS

Backbone Cervejaria Artesanal, Bella Craft Beer, Bottobier, Cerveja Artesanal PaKas, Cerveja Energia, Cervejaria Indigo, Cervejaria Kumpel, Cervejaria Matisse, Cervejaria Mito, Cervejaria Story Brew, Confraria Paulistânia, Dead Dog, Dead Rabbits Brewing, Denker, DR Beer Hops, Farra Bier, Fractal Brewery, Hocus Pocus, Máfia, Masterpice, Mistura Clássica, Noi, Nossa Artesanal, Odim, Ouse Beer, OverHop, Premium Beer – Cervejaria Motim, Querubeer –  Cervejaria Buzzi, Roter, São Bartolomeu, Tropí Brassaria, W*Kattz Cervejaria

GASTRONOMIA   

Acarajé da Chef Lenaide Mota, Annunciata Massas, Avante Paes, BC Bistrô, Belga Burger, Blend Lab, Bolo de Rolo Danibu, Bozaio Gourmet, Breder’s Burger, Brigadeirices, Brownie Bike, Calidus, Carvalhos Burger, Churros Rebola Queixo, Coisas do Nordeste, Conytos, CREATIVE Sorvete na Chapa, Crepes Bon Profit, Das Filhas, Doceria Confeitaí, Doces da Thami, Doces Sonhos Gourmet, Doutora Brownie, DuCara sanduíches no pão de alho,  Espírito de Porco, Fernanda Medeiros Chef, Friitas Batataria Gourmet, Gabi Confeitaria, Gustô Gastronomia, Guto &Tata Sabores, Hadah Empório, Japalito, Kabana do Alemão, Los Brasas Burguer, Mate do Jhon Jhon, Ossos, Pallha da Tina, República do Chocolate, Rock Burger, Sucos Que Beleza, Tasquinha do Português, Temperese + Blends Especiais, Vulcano

Gastro Beer Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via