O setor de gastronomia, um dos mais abalados pela crise do coronavírus, perdeu mais de 30 mil postos de trabalhos e chegou a ter um quarto do total de estabelecimentos fechados, no auge da pandemia, em 2020. A estimativa, do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), é de que 2.500 casas fecharam as portas diante do lockdown e das posteriores restrições. O vírus azedou a gastronomia de muitos lugares icônicos, como Mosteiro e O Navegador, no Centro, e Hipódromo, na Gávea, só para citar alguns.
Com o avanço da vacinação, porém, cariocas agora testemunham um movimento de reabertura ou de abertura de novas casas. De acordo com alvarás emitidos pela Prefeitura do Rio, são 500 novas casas e outras centenas que enfrentam um recomeço. O que representa uma recuperação de 15 mil postos de trabalho.
O empresário João Diniz faz parte desse movimento de retomada e otimismo em relação à recuperação do setor. Dono da marca Bla Blá Champanheria, que resistiu à crise e está completando 10 anos, João apostou numa nova unidade. Inaugurada recentemente no Shopping Nova América, Zona Norte do Rio, a nova casa representou a abertura de 50 postos de trabalho. Ainda em 2021, em meio às incertezas da crise, João fez outra aposta ousada na gastronomia: abriu um novo restaurante de comida contemporânea em Ipanema, Zona Sul do Rio, gerando mais de 70 postos de trabalho.
Com mais de 25 anos de experiência, João já enfrentou outras crises que atingiram a gastronomia do Rio e conhece bem as oscilações deste mercado. “Sou um eterno otimista. E aprendi, na prática, que nada é eterno, nem os momentos de crise, nem os de bonança. Por isso, é preciso saber viver os dois. Na fase próspera, é preciso se preparar para se manter nos momentos difíceis e nos momentos difíceis, saber enxergar à frente. Tudo que traz bom resultados, na vida, é difícil! O segredo é a persistência. Você é do tamanho da sua vontade. Isso que vai determinar onde você vai chegar”, comenta o empresário que em meio à crise ainda abriu um Instituto que oferece cursos profissionalizantes gratuitamente e uma agência de empregos, contribuições importantes para o setor.