Início » Gigafone – Sarau da Gigoia

Gigafone – Sarau da Gigoia

por Redação

Surge um novo polo artístico na cidade. Cada vez mais visitada por turistas de diversas procedências, a Ilha da Gigoia abriga músicos, atores, cineastas, poetas, romancistas e produtores culturais ávidos por voltar às apresentações públicas, depois de dois anos de inatividade involuntária por causa da pandemia.

O Gigafone visa amplificar as vozes artísticas da Ilha, num sarau que começa com um sunset de autógrafos e termina com um show de música e poesia. Excepcionalmente, o cardápio do restaurante incluirá o caldo verde português, prato preferido do poeta Fernando Pessoa.

A primeira edição reunirá alguns dos artistas que moram na Gigoia: o ator Antonio Pedro, o cantor e produtor musical Bruno Galvão, os poetas Juan Zéngaro e Mano Melo, a escritora e cantora Mônica Montone, a cantora e compositora Josi Araújo. No evento, o escritor, jornalista e compositor Claufe Rodrigues vai lançar seu novo livro, No bico do corvo (Editora Patuá, 2021)*, e apresentar a Fligigoia, Festa Literária da Ilha da Gigoia, um projeto sócio-cultural-ambiental de grande impacto para toda a região.

Dotada de uma beleza incomum, a Gigoia conta com sólida infraestrutura (pousadas, mercados, bares, cafés, restaurantes, barcos circulando 24 horas por dia) e, já se tornou um importante polo gastronômico da região. Potencializando a vocação da ilha para as artes, o turismo e o Meio Ambiente, a Fligigoia contribuirá para que a Ilha se torne também referência cultural da cidade, numa região onde não há bibliotecas ou centros culturais.  

A festa literária vai acontecer no segundo semestre, ao longo de três dias (sexta, sábado e domingo), em algumas das principais casas da Gigoia, como o Solar das Palmeiras, o Restaurante FDP, o Mata Hari (casa de shows que está sendo inaugurada neste mês de abril), o Café da Poesia e o Akbar. Nestes espaços acontecerão mais de 50 eventos,  palestras, encontros, recitais, shows, contação de histórias para crianças, esquetes teatrais e lançamentos de livros, envolvendo mais de 70 artistas.

Haverá ainda uma série de palestras sobre Cidadania e Meio Ambiente, com curadoria de Donato Veloso e apresentação de Robert Barbosa.

A Fligigoia é uma iniciativa da Poética Produções, com sede na Ilha da Gigoia, em parceria com Mulheres In Rio, Portal Barra Legal e ONG Lagoa Viva, e apoio cultural de Chaplin Filmes e Zone Agência de conteúdo & shows.

*No Bico do corvo, 14o. livro de Claufe Rodrigues, é uma coletânea de contos escritos em tempo real ao longo de 2020. As histórias se entrecruzam e se complementam, compondo um comovente, divertido e delirante mosaico dessa época em que vivemos.

Coordenação: Claufe Rodrigues 21 981660166 clauferodrigues@lwmail.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via