Gigafone – Sarau da Gigoia

por Redação

Surge um novo polo artístico na cidade. Cada vez mais visitada por turistas de diversas procedências, a Ilha da Gigoia abriga músicos, atores, cineastas, poetas, romancistas e produtores culturais ávidos por voltar às apresentações públicas, depois de dois anos de inatividade involuntária por causa da pandemia.

O Gigafone visa amplificar as vozes artísticas da Ilha, num sarau que começa com um sunset de autógrafos e termina com um show de música e poesia. Excepcionalmente, o cardápio do restaurante incluirá o caldo verde português, prato preferido do poeta Fernando Pessoa.

A primeira edição reunirá alguns dos artistas que moram na Gigoia: o ator Antonio Pedro, o cantor e produtor musical Bruno Galvão, os poetas Juan Zéngaro e Mano Melo, a escritora e cantora Mônica Montone, a cantora e compositora Josi Araújo. No evento, o escritor, jornalista e compositor Claufe Rodrigues vai lançar seu novo livro, No bico do corvo (Editora Patuá, 2021)*, e apresentar a Fligigoia, Festa Literária da Ilha da Gigoia, um projeto sócio-cultural-ambiental de grande impacto para toda a região.

Dotada de uma beleza incomum, a Gigoia conta com sólida infraestrutura (pousadas, mercados, bares, cafés, restaurantes, barcos circulando 24 horas por dia) e, já se tornou um importante polo gastronômico da região. Potencializando a vocação da ilha para as artes, o turismo e o Meio Ambiente, a Fligigoia contribuirá para que a Ilha se torne também referência cultural da cidade, numa região onde não há bibliotecas ou centros culturais.  

A festa literária vai acontecer no segundo semestre, ao longo de três dias (sexta, sábado e domingo), em algumas das principais casas da Gigoia, como o Solar das Palmeiras, o Restaurante FDP, o Mata Hari (casa de shows que está sendo inaugurada neste mês de abril), o Café da Poesia e o Akbar. Nestes espaços acontecerão mais de 50 eventos,  palestras, encontros, recitais, shows, contação de histórias para crianças, esquetes teatrais e lançamentos de livros, envolvendo mais de 70 artistas.

Haverá ainda uma série de palestras sobre Cidadania e Meio Ambiente, com curadoria de Donato Veloso e apresentação de Robert Barbosa.

A Fligigoia é uma iniciativa da Poética Produções, com sede na Ilha da Gigoia, em parceria com Mulheres In Rio, Portal Barra Legal e ONG Lagoa Viva, e apoio cultural de Chaplin Filmes e Zone Agência de conteúdo & shows.

*No Bico do corvo, 14o. livro de Claufe Rodrigues, é uma coletânea de contos escritos em tempo real ao longo de 2020. As histórias se entrecruzam e se complementam, compondo um comovente, divertido e delirante mosaico dessa época em que vivemos.

Coordenação: Claufe Rodrigues 21 981660166 clauferodrigues@lwmail.com.br

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via