Gira Festival: um novo circuito de cultura, potência e troca nas favelas

Nos dias 29 e 30 de agosto, a Maré será palco de um encontro inédito de artes, saberes e experiências. A Uniperiferias, organização sediada na Maré e referência na produção de pensamento crítico e criativo a partir das periferias, realiza a primeira edição do Gira Festival, iniciativa que celebra a diversidade, a troca de conhecimentos e a potência criativa dos territórios periféricos. Com painéis temáticos, oficinas formativas, intervenções artísticas e atrações como Jamaicaxias, Azula e Trilogia Santo Amaro, todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e sujeitas à lotação dos espaços.

O festival nasce como desdobramento da série de encontros “Gira de Estudos Culturais”, promovida em 2024 pela Uniperiferias, onde pesquisadores e artistas compartilharam vivências e reflexões sobre suas trajetórias e territórios. A força coletiva desses encontros inspirou a criação do Gira Festival.

Com atividades no Galpão Bela Maré e na sede da Uniperiferias, o festival reúne artistas, pesquisadores, agentes culturais e profissionais da economia criativa em uma programação diversa, que atravessa linguagens artísticas, práticas formativas e intervenções urbanas.

A curadoria do festival é orientada pelo Paradigma da Potência, conceito criado por Jailson de Souza, fundador da Uniperiferias e do Observatório de Favelas, que propõe uma inversão de perspectiva: enxergar as favelas não pela ausência, mas por sua força produtiva e soluções criativas para os desafios urbanos.

“O que o festival está propondo é um contraponto, a partir da ideia de potência, como forma de reconhecer e valorizar a inventividade periférica. A proposta é discutir a ancestralidade a partir da economia criativa, da resistência e do ativismo das favelas e periferias. Pensar a cidade é pensar em sociabilidade, e a favela é reduto da sociabilidade e da produtividade. Se a favela não trabalhar a cidade não funciona. A favela está produzindo soluções para a cidade”, afirma Osmar Paulino, idealizador do festival.

Entre os destaques da programação estão painéis temáticos, oficinas formativas, intervenções artísticas, projeções audiovisuais e apresentações musicais com nomes como Jamaicaxias, Azula e Trilogia Santo Amaro. Além disso, a programação contará com o cortejo “Velar a Paz”, que iluminará as ruas com velas em um pedido coletivo pela paz nas favelas e periferias, e a aplicação de stencil com nomes e imagens de personalidades importantes da Maré, fortalecendo o compromisso do festival com a memória e a identidade dos territórios.

O Gira Festival é mais que um evento: é uma convocação à escuta, à presença e ao reconhecimento das múltiplas potências que emergem das favelas e periferias. É um movimento contínuo, que gira, conecta e transforma.

O festival é uma realização da Uniperiferias com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

UNIPERIFERIAS

A Universidade Internacional das Periferias foi desenvolvida pela sociedade civil dentro de uma das maiores periferias brasileiras, o Conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro.

A instituição atua no desenvolvimento de uma rede internacional dedicada à formação de sujeitos, produção de conhecimentos e de ações que visibilizam e fortalecem as potências das periferias a partir do conceito do Paradigma da Potência, com a perspectiva da construção de cidades mais democráticas e sustentáveis.

SERVIÇO

Programação

29/08

14h – Oficina de Elaboração de Zine

14h – Brincadeiras infantis

16h – Oficina de Designer em Canva

17h – Painel (Tecnologias, utopias  e outros mundos possíveis)

18h – Painel (Moda, dissenso e ficção)

18h – Projeção de dados

19h – Cortejo pela favela

30/08

14h – Brincadeiras infantis

14h – Oficina de stencil

16h – Intervenção artística

16h – Oficina de roteiro para TikTok e Reels

17h – Painel (Design, ativismo e contra visualidades da/na favela)

18h – Painel (Samba, Funk, Corpo e Resistência na Cidade)

18h – Projeção Mapeada

19h – Shows

Os painéis vão acontecer na sede da Uniperiferias e as oficinas no Galpão Bela Maré. O local dos shows será no Pátio da Bela Maré.

UNIPERIFERIAS

Endereço: Rua Bitencourt Sampaio, 140 – Maré, Rio de Janeiro – RJ, 21044-260

GALPÃO BELA MARÉ

Endereço: Rua Bitencourt Sampaio – Maré, Rio de Janeiro – RJ, 21044-075

Related posts

Espetáculo “Lambe Lambe da Roça” apresenta no Vale do Paraíba uma maneira diferente de ir ao teatro

Jurada internacional no Drag Race Brasil, Keiona participa de watch party no Rio

O Rio é Pagode anima a Arena Errejota no Shopping Metropolitano Barra