GM-Rio forma 40 guardas no 1º Curso de Capelania em parceria com a Ordem dos Capelães do Brasil. E inaugura o Espaço da Capelania e Inter-religiosa

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), em convênio com a Ordem de Capelães do Brasil (OCB), realizou, na quarta‑feira, 26, a formatura de 40 guardas municipais que concluíram o 1º Curso de Capelania da corporação. Além de servidores da GM‑Rio, a formação também capacitou agentes das Guardas Municipais de Niterói, Mesquita e Guapimirim.

O curso, teve como objetivo habilitar os guardas a oferecerem apoio emocional e suporte espiritual tanto no ambiente de trabalho quanto em instituições externas, como hospitais, unidades prisionais, escolas e empresas, ampliando as ferramentas de atendimento e acolhimento da corporação.

Cerimônia reúne autoridades e entrega certificados e carteiras Profissionais

A solenidade de formatura ocorreu no auditório da GM‑Rio e contou com as presenças do Chefe de Gabinete, Inspetor Cláudio Roberto Figueiredo; do Diretor de Recursos Humanos, Genésio Gregório Filho; do Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal (CPDP), Inspetor Idnei Teixeira; e do Diretor de Telecomunicações da GM‑Rio, Inspetor Luciano dos Santos, detentor dos títulos de Comendador e Doutor Honoris Causa. Participaram também a guarda municipal Carla Osana, do programa GM Sem Preconceito, o subtenente do Corpo de Bombeiros Marcelo Pereira e o policial penal Rodrigo Artur. A entrega dos certificados e das carteiras profissionais de capelão foi realizada pela presidente internacional da OCB, Dra. Elizabeth Ferraz, e pela presidente nacional do Conselho Inter‑religioso da OCB, Katja Bastos, que também integra o Conselho da Diversidade Religiosa, na cidade do Rio de Janeiro.

No mesmo dia, os formandos e autoridades conheceram o primeiro Espaço da Capelania Inter‑religiosa da GM‑Rio, localizada em São Cristóvão. A iniciativa é vista pela corporação como avanço na qualificação profissional e no fortalecimento do atendimento humanizado à população e aos próprios agentes. A GM‑Rio informou que pretende consolidar a capelania como serviço permanente, integrando‑o às demais ações de saúde, segurança e bem‑estar dos servidores e cidadãos.

Related posts

FGV Arte e Responsabilidade Social lançam o projeto Verão na Esplanada, que promove uma série de atividades gratuitas no Rio de Janeiro

Projeto “Rio ao Mar” realiza evento cultural gratuito na Praia do Leme no alto verão carioca

Navio-médico chinês e dois transatlânticos da MSC atracam no Pier Mauá nesta quinta (08/01)