O Gomeia Galpão Criativo, em Duque de Caxias, prepara uma semana repleta de atrações artísticas. Além da abertura oficial do Festival Mate com Angu de cinema, que contará com a exibição do filme Amuleto, de Heraldo HB e Igor Barradas, e outras produções independentes da Baixada Fluminense, no dia 24 será inaugurada a exposição Volta ao Sagrado Sustentável, do artista George Gevahe.
Um ato de conexão espiritual e compromisso com o sustentável
Nove anos depois da primeira exposição, no Varandão Cultural, o artista reaparece transformando o que seria descarte em símbolos de ancestralidade e fé. As obras são criadas a partir de mosaicos de azulejos e molduras reconstruídas de madeiras reaproveitadas.
“Esses quadros são pra resgatar a minha ancestralidade, uma necessidade minha e de todo o povo negro, porque fazemos parte da história brasileira que sofre intolerâncias religiosas”. Afirma George, que desde 2018 começou a juntar molduras e dar forma à exposição.
Com curadoria de Marco Bomfim e produção de Clara de Deus, Volta ao Sagrado Sustentável convida o público a refletir sobre temas como a memória e ancestralidade afro-brasileira e a sustentabilidade.
Serviço:
Abertura: 24 de outubro de 2025, 18h30min
Dentro do Festival Mate com Angu
Local: Gomeia Galpão Criativo — Galeria de Artes Marco Bomfim
Entrada: gratuita
Ficha técnica:
Curadoria: Marco Bomfim
Produção: Clara de Deus
Artista: George Gevahe
