Graciana Valladares apresenta a peça Infanto-juvenil ‘Borboletas’ no Teatro Dulcina

A exibição faz parte do projeto de residência teatral “Vinde Negra Palavra” e acontece neste sábado (26) e domingo (27), às 15h, no Centro do Rio

por Redação

Cinco artistas contam a história de Gio, Duda e Bento, três crianças periféricas que são atravessados pela violência do local em que vivem. Com ludicidade, musicalidade e encantamento, “Borboletas” conduz o espectador a uma viagem ao mundo de brincadeiras, faz conta e realidade dessas três crianças. Com texto e encenação de Graciana Valladares, o espetáculo conta a trajetória da Borboleta, levando uma mensagem de transformação e autonomia, proporcionando a reflexão diante da realidade.

“Muitas vezes pensam que criança não percebe o que está acontecendo ao seu redor. Vivem essa realidade de violência da comunidade periférica com naturalidade e muitas crescem achando que o mundo é somente isso e que seu futuro está fadado a ser o que o meio está lhe mostrando.  Considero importante mostrar, através do olhar das crianças, que muitas delas vivenciam isso todos os dias. A partir disso mostrar que podemos transformar e mudar seu destino. O meio tenta impor que ali é o seu lugar. Mas meu lugar é onde eu desejo estar. Aqui ou em outro canto”, conta Graciana Valladares.

A ideia de criar o espetáculo surgiu a partir da vida da própria atriz: Um dia eu observava minhas duas primas, Gio e Duda. Elas chegaram em casa com uma uva dizendo que ia dividir com alguém especial e em um lugar especial. Foi aí que a Duda deu a uva para a Gio. Sabemos que uva é uma fruta cara comparado a uma banana. E esse ato simbólico me chamou a atenção. A uva na peça simboliza os sonhos. Que podemos guardar nos bolsos ou saborear. E nós vivemos em comunidade. Tento sempre mostrar para elas outras coisas e que aqui é um lugar, mas o mundo é grande e elas podem estar onde quiserem. A partir daí escrevi uma cena e aos poucos fui aumentando até se transformar nesse espetáculo “Borboletas”, explica Graciana Valladares.

Serviço:

Espetáculo infanto-juvenil “Borboletas”

  • Dias 25 a 27 de novembro de 2022 l Horário: 15h
  • Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
  • Classificação: livre
  • Duração: 60 minutos
  • Local:Teatro Dulcina
  • Alcindo Guanabara, 17 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via