Início » Graciana Valladares apresenta a peça Infanto-juvenil ‘Borboletas’ no Teatro Dulcina

Graciana Valladares apresenta a peça Infanto-juvenil ‘Borboletas’ no Teatro Dulcina

A exibição faz parte do projeto de residência teatral “Vinde Negra Palavra” e acontece neste sábado (26) e domingo (27), às 15h, no Centro do Rio

por Redação

Cinco artistas contam a história de Gio, Duda e Bento, três crianças periféricas que são atravessados pela violência do local em que vivem. Com ludicidade, musicalidade e encantamento, “Borboletas” conduz o espectador a uma viagem ao mundo de brincadeiras, faz conta e realidade dessas três crianças. Com texto e encenação de Graciana Valladares, o espetáculo conta a trajetória da Borboleta, levando uma mensagem de transformação e autonomia, proporcionando a reflexão diante da realidade.

“Muitas vezes pensam que criança não percebe o que está acontecendo ao seu redor. Vivem essa realidade de violência da comunidade periférica com naturalidade e muitas crescem achando que o mundo é somente isso e que seu futuro está fadado a ser o que o meio está lhe mostrando.  Considero importante mostrar, através do olhar das crianças, que muitas delas vivenciam isso todos os dias. A partir disso mostrar que podemos transformar e mudar seu destino. O meio tenta impor que ali é o seu lugar. Mas meu lugar é onde eu desejo estar. Aqui ou em outro canto”, conta Graciana Valladares.

A ideia de criar o espetáculo surgiu a partir da vida da própria atriz: Um dia eu observava minhas duas primas, Gio e Duda. Elas chegaram em casa com uma uva dizendo que ia dividir com alguém especial e em um lugar especial. Foi aí que a Duda deu a uva para a Gio. Sabemos que uva é uma fruta cara comparado a uma banana. E esse ato simbólico me chamou a atenção. A uva na peça simboliza os sonhos. Que podemos guardar nos bolsos ou saborear. E nós vivemos em comunidade. Tento sempre mostrar para elas outras coisas e que aqui é um lugar, mas o mundo é grande e elas podem estar onde quiserem. A partir daí escrevi uma cena e aos poucos fui aumentando até se transformar nesse espetáculo “Borboletas”, explica Graciana Valladares.

Serviço:

Espetáculo infanto-juvenil “Borboletas”

  • Dias 25 a 27 de novembro de 2022 l Horário: 15h
  • Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
  • Classificação: livre
  • Duração: 60 minutos
  • Local:Teatro Dulcina
  • Alcindo Guanabara, 17 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via