Grande Sertão: Veredas – Riobaldo

13ª Temporada Carioca Celebra a Obra-Prima de Guimarães Rosa com Temporada Popular

RIOBALDO
RIOBALDO - Foto: Renato Mangolin

O espetáculo “Grande Sertão: Veredas – Riobaldo” retorna ao Rio de Janeiro para sua 13ª temporada com uma proposta especial: uma temporada popular no Teatro Municipal Domingos de Oliveira, com ingressos a preços acessíveis de R$ 10,00 e R$ 20,00. A estreia está marcada para o dia 05 de setembro de 2024, às 20h. Na sessão do dia 07 de setembro, haverá acessibilidade com intérprete em Libras, garantindo uma experiência inclusiva para todos os públicos.

Desde sua estreia em 2020, “Riobaldo” tem sido aclamado pela crítica e pelo público, sendo indicado ao Prêmio Shell Rio 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator. A peça, que é a primeira parte da trilogia teatral da obra-prima de João Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”, oferece um mergulho profundo na alma humana e na riqueza da linguagem sertaneja. Com um recorte fiel e sensível, o espetáculo capta a essência do romance publicado em 1956, que revolucionou a literatura brasileira com sua visão singular do sertão e sua exploração metafísica do ser humano.

Após um início promissor, mas interrompido pela pandemia em 2020, o espetáculo retomou sua trajetória de sucesso em 2021, passando por importantes palcos cariocas como a Casa de Cultura Laura Alvim, a Cidade das Artes e o Teatro Gláucio Gil. Em 2022, “Riobaldo” expandiu suas fronteiras, levando a magia do sertão a cidades como São Paulo, Belo Horizonte e várias cidades do Circuito Guimarães Rosa, além de uma turnê pelo interior de São Paulo e uma temporada em Brasília.

Em 2023, o espetáculo continuou a fascinar plateias em Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis, consolidando sua relevância na cena teatral nacional. Este ano, a montagem tem percorrido importantes espaços, como a Cidade das Artes e o Museu da República no Rio de Janeiro, além de marcar presença em eventos internacionais como a FILBO em Bogotá e apresentações em Lisboa e Porto, em Portugal. Ao longo de sua trajetória, “Riobaldo” já foi assistido por mais de 37.000 pessoas, reafirmando seu impacto e importância.

Trecho da crítica de Furio Lonza

“…Riobaldo é teatro na veia, um Guimarães pocket, algo de novo na dramaturgia nacional; sem adereços, sem cenografia e sem figurinos, mas com uma luz abrasiva pilotada pelo experiente Aurélio de Simoni. Em cena, Gilson de Barros administra o tempo e o espaço como se fosse um demiurgo regendo o sol do sertão, uma espécie de deus onisciente que acompanha com ternura passo a passo as andanças de suas criaturas lá embaixo, nas veredas de um mundo lancinante e despreparado para conceber uma lógica formal do cotidiano…”

“Riobaldo”: saber contar história é uma dádiva

Olhar Teatral, por Paty Lopes, Crítica Teatral

Trecho da crítica de Claudia Chaves

“ … É desse Brasil seco, grande mas pequeno,  universal mas local, tropical mas deserto, que vemos o desfilar as mulheres, os amores de Riobaldo, um homem, que no recorte da peça, se faz menino, humilde, temeroso dos gestos afetivos mas corajoso certeiro e objetivo quando maneja as armas. É que vemos que a história de Riobaldo não é a metáfora do menino que vira homem, do jagunço que vira chefão. É a mais linda história de amor, pois é a paixão pela essência, pelo que mostramos de nossa subjetividade. Assim como fez Diadorim.”

Guimarães Rosa pelo olhar de Amir Haddad e Gilson de Barros

Amir Haddad – @amirhaddadreal

Li as duas primeiras páginas do ‘Grande Sertão’ várias vezes até perceber que aquela ‘língua’ tinha tudo a ver comigo. O resto da narrativa devorei em segundos, segundo minhas sensações. Aprendi a ler, aprendi a língua, lendo este romance portentoso no original. Entendi! Não era uma tradução, era um livro brasileiro, escrito na ‘língua’ brasileira.

Até hoje me orgulho de ser conterrâneo e contemporâneo de Guimarães Rosa. E tenho certeza de que qualquer leitor estrangeiro que ler o livro traduzido jamais lerá o que eu li. Assim como jamais saberei o que lê um inglês quando lê Shakespeare. Os realmente grandes são intraduzíveis.

Gilson de Barros – @gilsondebarrosator

Há alguns anos venho estudando a obra de Guimarães Rosa, com ênfase no livro Grande Sertão: Veredas. Interpretar Riobaldo tem sido meu trabalho e minha dedicação. A cada releitura do livro, cada temporada da peça, a cada curso que participo, vou aumentando a compreensão da obra.

O objetivo é traduzir a prosa Roseana para a linguagem do teatro. Pretensioso, eu sei. Mas, não imagino outra forma de enfrentar essa obra-prima, repleta de brasilidade. Por fim, registro a honra de estar no palco com o suporte de João Guimarães Rosa, Amir Haddad, Aurélio de Simoni e todos os colegas envolvidos nessa montagem. Evoé!

Sinopse:

Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu em ‘homem de bem’.

O projeto é uma realização da Barros Produções Culturais e conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de

Cultura, através da por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Ficha Técnica

  • A partir do livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa
  • Recorte e atuação: Gilson de Barros
  • Direção: Amir Haddad
  • Figurinos: Karlla de Luca
  • Cenário e diração de arte: José Dias
  • Iluminação: Aurélio de Simoni
  • Programação visual: Guilherme Rocha, Mikey Vieira e Pedro Azamor
  • Assessoria de Imprensa e Produção Executiva: Júlio Luz – 21 981279366
  • Técnico: Mikey Vieira e Pedro Azamor
  • Fotos e vídeos:Renato Mangolin
  • Realização: Barros Produções Culturais Ltda

Serviço

Grande Sertão: Veredas – Riobaldo

Teatro Municipal Domingos de Oliveira

Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea

Informações: (21) 2274-7722

 

Capacidade: 117 lugares

Duração: 65 minutos

Classificação Etária: 16 anos

 

Temporada: 05 a 15 de setembro de 2024.

 

Quinta a sábado, às 20h e domingos, às 19h

Valores – R$ 10,00 (meia entrada) e R$ 20,00 (inteira)

 

Link de Vendas

https://riocultura.eleventickets.com/?#!/evento/b387a5281522ecf99f3cf2ae482409e120ecf8a7