Além do período de férias, viagens, calor e praias cheias, o início do verão marca a retomada do Projeto Praia Para Todos, que tem como objetivo garantir lazer, acessibilidade e esporte às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de forma gratuita. A 17ª temporada do projeto, será inaugurada no dia 07 de dezembro.
Criado e organizado pelo Instituto Novo Ser, as atividades acontecem aos sábados e domingos, das 9h às 14h, nas Praias da Barra (Posto 3), de Copacabana (entre os Postos 5 e 6), do Recreio (entre os Postos 10 e 11), do Flamengo (Posto 3) e de Ipanema (Posto 10).
Mais de 45 mil pessoas contempladas
Ao longo de 17 anos, mais de 45 mil pessoas foram contempladas pelo projeto. Só a temporada passada recebeu, aproximadamente, oito mil participantes. “Seguimos na missão de transformar a praia em um ambiente inclusivo às pessoas com deficiência. Já alcançamos resultados significativos, até mesmo inspirando outras iniciativas similares, pois o trabalho de conscientização da sociedade requer um esforço contínuo de todos os que defendem essa causa”, salienta Nena Gonzalez, Fundadora do Instituto Novo Ser e uma das responsáveis pelo Praia Para Todos.
Entre fisioterapeutas, professores de educação física, terapeutas ocupacionais e voluntários, a edição atual contará com 150 pessoas envolvidas direta ou indiretamente.
Incentivo à acessibilidade
De acordo com a Michelin, patrocinadora do Praia Para Todos há 15 anos, apoiar a iniciativa é um exemplo prático do compromisso contínuo da empresa com a inclusão de pessoas com deficiência. “Este é o nosso principal programa externo dedicado a essa causa, e temos orgulho de contar com vários colaboradores que são voluntários no programa, o que também gera um impacto positivo internamente. É uma alegria e um orgulho mantermos essa parceria de longa data, que faz parte das nossas ações de responsabilidade social corporativa”, comenta Ana Cristina Lopes, Gerente de Relações Governamentais e Institucionais da Michelin.
Um dos patrocinadores masters da iniciativa, a Shell, apoia o projeto por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. “Temos orgulho de incentivar projetos voltados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, para promover acessibilidade e valorizar a diversidade. Esses são atributos centrais do nosso objetivo de impulsionar vidas. Juntos, podemos construir um mundo com mais oportunidades e mais justo”, diz Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.
Para a Lundbeck, apoiar mais um ano o projeto reafirma o compromisso com a inclusão e a responsabilidade social da companhia. “Apoiar um projeto como o Praia Para Todos é essencial porque vai além do lazer, trata-se de promover dignidade e autonomia para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Acreditamos que todos têm o direito de usufruir de espaços públicos e atividades recreativas. Por isso, estamos empenhados em garantir que todos tenham acesso às mesmas oportunidades, e essa iniciativa nos permite fazer parte de uma mudança positiva na vida dessas pessoas”, reforça Josiel Florenzano, Gerente Geral da Lundbeck.
Serviço:
Data: até julho de 2025
Dias e horários: sábados e domingos: das 9h às 14h
Locais: Praias da Barra (Posto 3), Copacabana (entre os Postos 5 e 6), do Recreio (Posto 11), do Flamengo (Posto 3) e de Ipanema (Posto 10).
Atividades por praias: Barra da Tijuca: banho de mar, banho de sol, piscina infantil, frescobol adaptado, vôlei sentado e surf adaptado; Copacabana: banho de mar, banho de sol, piscina infantil, frescobol adaptado, handbike e stand up adaptado; Recreio dos Bandeirantes: banho de mar, banho de sol, piscina infantil, frescobol adaptado e vôlei sentado; Flamengo: banho de mar, banho de sol, piscina infantil, frescobol adaptado, vôlei sentado e handbike e Ipanema: banho de mar, banho de sol, piscina infantil e surf adaptado.
O Praia Para Todos é patrocinado pelo Governo Federal (Ministério do Esporte), Michelin, Shell, Vale e Lundbeck. Os apoiadores são: Eurobras, OrlaRio, BBRAUN, Windsor, CDesign Hotel e Ortotech.