Ecobarreira flutuante

Green Rio 2023 chega à 11ª edição com foco em economia azul e apresentação de ecobarreira flutuante

Voltado a soluções sustentáveis, evento ocupa Marina da Glória, no Rio, de 31 de agosto a 2 de setembro, com palestras, workshops e parcerias internacionais

por Redação

Mais uma vez tendo o Rio de Janeiro como cenário, começa no dia 31 de agosto, na Marina da Glória, a 11ª edição do Green Rio/Green Latin America. Os eventos, voltados à bioeconomia mundial, são gratuitos e se estendem até 2 de setembro. Para esse ano, a expectativa da organização do evento é gerar mais de R$ 4 milhões nas rodadas de negócios com participação de vários empresários do setor, startups, entre outros.

Com apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e da Fecomércio, o evento apresenta novidades em relação ao do ano passado, com a presença de uma ecobarreira e palestras sobre economia azul. Haverá ações e debates no estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e workshop de bioeconomia Brasil-Alemanha.

A palestra de abertura do Green Rio 2023 será de Jefferson Gomes, diretor de inovação e tecnologia do Senai-DN, engenheiro mecânico e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Jefferson acompanhou o desenvolvimento dos Institutos Senai de Inovação pelo país.

Pela primeira vez, o Green Rio vai receber nos três dias de evento a tecnologia HRios Ecobarreira Inteligente. Trata-se de uma estação ambiental para monitoramento, coleta e armazenamento de resíduos sólidos em rios e afluentes. Por meio de um sistema de sensoriamento remoto, a ecobarreira utiliza energia 100% renovável. Um dos seus objetivos é despoluir a Baía de Guanabara.

Segundo a Associação brasileira de empresas de limpeza pública e resíduos especiais (Abrelpe), a Baía recebe diariamente 98 toneladas de lixo: plásticos, madeiras, metais, papel e outros que causam danos ao ecossistema aquático do local. A estrutura é projetada para atender a diversas características de rios, logística de transporte e implantação em áreas remotas, assim como a viabilidade financeira operacional em regiões mais carentes e com ausência de saneamento básico adequado. Os visitantes do Green Rio poderão entrar e fazer algumas experiências.

“A colocação da ecobarreira, na Marina da Glória, vai ser um divisor de águas, uma tração de desenvolvimento para a economia do mar para o Estado do Rio de janeiro”, diz Marcius Victorio Costa, diretor-executivo da HRios.

A economia azul – que aborda o desenvolvimento sustentável dos recursos costeiros – vai se desenvolver no estande do Sebrae, por meio de encontro de iniciativas e de oportunidades de negócios voltados ao assunto, desde a pesca ao turismo.

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) é um dos apoiadores do Green Rio e terá um estande no evento, com o objetivo de realizar encontros institucionais e divulgar as ações em curso e planejadas no âmbito da Economia Azul.

No espaço, haverá minicursos, palestras, reuniões e apresentações de projetos. Além disso, a SEAS realiza, na quinta, (31/08), dois painéis para promover um intercâmbio internacional de experiências e conhecimentos sobre a Economia Azul: “Bacias e Baías: Projetos de despoluição de corpos hídricos em áreas urbanas” e “Economia Azul e Cultura Oceânica”.

Na sexta, (01/09), o Green Rio terá vários painéis internacionais. Às 10h, acontece novamente o workshop de bioeconomia Brasil-Alemanha, que vai reunir representantes dos governos e de órgãos de pesquisa dos dois países, como a Secretária do Ministério da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Claudia Müller, e o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Perosa. Também pela manhã, mas em outra sala do pavilhão, será realizado o workshop de agricultura orgânica, promovido pela BMEL (Governo da Alemanha). Os dois eventos são abertos ao público e com ocupação limitada por ordem de chegada.

Às 14h30, no auditório principal, acontecerá pela segunda vez consecutiva no Green Rio, o painel AL-Invest Verde DPI em parceria com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e um dos eixos do programa AL-Invest Verde, com o objetivo de promover maior eficácia dos direitos de Propriedade Intelectual (PI), particularmente nos países do Mercosul. Sob o tema “O Potencial Verde da Propriedade Intelectual”, serão apresentadas valiosas perspectivas de como a propriedade intelectual pode se tornar um instrumento para promover e apoiar iniciativas ambientais e socialmente responsáveis no contexto do desenvolvimento sustentável.

Outro destaque da edição de 2023 é a parceria entre Green Rio e a Fundação Dom Cabral, que será inaugurada com o painel SUL GLOBAL, e contará com palestrantes internacionais, entre eles, Enrique Garcilazo (OCDE). Há uma crescente onda de incursões nos países do chamado Sul Global, sobretudo vinda da Europa, visando diminuir a influência e a dependência de nações como a Rússia e a China, investindo na construção de novas cadeias de abastecimento, desde alimentos a energia. O Professor da FDC, Paulo Vicente Alves, fará a abertura desse painel.

Na Sala Bioeconomia, o Painel Clima, Descarbonização e Finanças Verdes contará com a participação de diversos atores estratégicos nestes cenários, desde o Reitor do Centro Universitário FEI, Gustavo Donato, a representantes do Banco do Brasil e Governo do Mato Grosso do Sul.

A Fecomércio levará ao evento algumas máquinas de reciclagem onde as pessoas poderão assistir ao vivo como é feito o processo. Serão duas máquinas que recebem seis tipos de resíduos e bonifica o consumidor pela entrega.

Novamente, o evento vai receber o domo geodésico, idealizado pelo Laboratório Criativo do Instituto Amazônia 4.0. Com o objetivo de juntar ancestralidade e futurismo, ele proporcionará experiências aos visitantes, que terão contato com os equipamentos 4.0, demonstrando o processo de agregação de valor da amêndoa de cacau até o chocolate produzido.

A BR Marinas, grupo responsável pela Marina da Glória, apresentará no Green Rio alguns dos seus projetos focados em sustentabilidade. A maior rede de marinas da América Latina promove gestão de resíduos, uso de água dessalinizada e utilização de energia elétrica a partir de matrizes limpas, com os painéis solares instalados em píeres flutuantes e nos tetos dos hangares.

“A cada ano o Green Rio-Green Latin America agrega uma inovação e registra resultados da edição anterior, destacando as conquistas alcançadas por brasileiros de diversos estados do país. Green Rio vem se firmando como a plataforma de encontros estratégicos, propostas inovadoras e formalizações de parcerias. Embrapa conversando com Julius Kühn Institut é um exemplo de sucesso desta plataforma. Vamos em frente com novos países prestigiando o evento como como França, Argentina, México e Estados Unidos, além da Alemanha, um parceiro presente desde 2017.” diz Maria Beatriz Bley Costa, coordenadora do Green Rio.

Expositores

A feira reunirá mais de 90 expositores, que vão oferecer produtos e novidades relacionados à agricultura, à biodiversidade, à economia verde e à produção sustentável.

As inscrições para as atividades podem ser feitas no local ou por meio do link

Cadastro visitante Green Rio.

E em relação às palestras/workshop, os lugares são por ordem de chegada.

Green Rio

O Green Rio teve sua primeira edição em 2012, quando foi um side-event da Rio+20. Ao longo desses anos, o evento se firmou como plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde e do setor orgânico.

SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO:

Green Rio 2023

Dias: 31 de agosto e 01 a 02 de setembro

Horários:

Quinta – 31 /08 e 6ª feira 01/09– 10h às 18h

Sábado – 02/09– 10h às 17h

Local: Marina da Glória

Endereço: Avenida Infante Dom Henrique S/N – Local – Glória

Inscrições para as atividades:

Cadastro visitante Green Rio.

31 de agosto – 5ª feira

Auditório (haverá tradução simultânea)

10h – Cerimônia de Abertura

11h – Keynote Speaker – Jefferson Gomes, diretor de Tecnologia e Inovação SENAI – Departamento Nacional

14h às 16h – Gestão Sustentável e Economia Circular

16h às 18h – Economia Azul, Bacias e Baías

 

Sala Bioeconomia

14h às 15h – O Futuro dos Agrossistemas

16h às 16h50 – Clima/Descarbonização

17h às 18h – Investimentos Verdes

 

01 de setembro – 6ª feira

Auditório

10h às 13h – Workshop de bioeconomia Brasil-Alemanha – com a presença de representantes governamentais dos dois países

14h30 às 15h45 – Propriedade Intelectual e Tecnologias Verdes

16h às 18h – Painel internacional Fundação Dom Cabral e Green Latin America: Cenários Sul Global

Sala Bioeconomia

10h às 13h – Seminário Agricultura Orgânica no Brasil e na Alemanha

14h às 15h45 – Empreendedorismo do Mar – Promoção: Sebrae RJ

16h às 17h30 – Workshop AL Invest Verde

02 de setembro – Sábado

Auditório

 

10h30 às 12h – Turismo e Cidades Sustentáveis – Conexão Rural-Urbano

14h30 às 16h30 – Orgânicos, Compras Públicas e Alimentação Escolar

16h30 – Lançamento de livros sobre sustentabilidade

Sala Bioeconomia

10h às 12h e 14h30 às 16h30 – Revolutionnutri: Desvendando os Segredos da Fitoterapia e Suplementação na Nutrição Moderna

12h30 às 14h – Biomas e Bionegócios

17h – Encerramento

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via