Grupo Afrolaje faz Roda no Méier e marca presença no Encontro de Jongos do Vale do Café e na 10ª Marcha das Mulheres Negras

Grupo Afrolaje
Grupo Afrolaje, - Foto: Eduardo Prestes

Grupo Cultural Afrolaje, coordenando pela multiartista e ativista Flávia Souza e pelo professor de capoeira angola Ivan Karu, encerrará o mês de julho, participando de duas importantes manifestações e realizando sua tradicional Roda Cultural no Meier. 

O grupo que, há 13 anos, recebe jongueiros e seus mestres para difusão e resistência do patrimônio imaterial brasileiro – o Jongo – neste sábado, 27, irá participar do III Encontro de Jongos do Vale do Café, em Pinheiral. O evento que acontece no Parque das Ruínas, antiga sede de fazenda e, hoje, espaço gerido pelo Jongo de Pinheiral, deve reunir cerca de 400 lideranças quilombolas de 18 comunidades tradicionais do Jongo do Rio de Janeiro e São Paulo. 

No domingo, 28, o Afrolaje juntamente com a Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop do RJ, que tem Flávia Souza como uma das suas representantes, estará presente na 10ª Marcha de Mulheres Negras do RJ – ‘combatemos o racismo em luta pelo bem viver’.  

O Ato com concentração, às 10h, no Posto 3 de Copacabana, integra a programação do ‘Julho das Pretas’ e, a partir desse ano, passa a ser incluído no calendário oficial do estado do Rio de Janeiro.  

Completando a agenda, a Roda Cultural Afrolaje com Jongo, Capoeira Angola e Samba de Roda terá início às 16h deste domingo, na praça Agripino Grieco, no Méier, mais uma vez mobilizando a comunidade jongueira e fortalecendo a cultura afro-brasileira. 

Serviço:  

Grupo Afrolaje no III Encontro de Jongos do Vale do Café  

Dia 27 de JulhoSábado – 10h – Parque das Ruínas de Pinheiral 

Grupo Afrolaje na 10ª Marcha das Mulheres Negras do RJ 

Dia 28 de Julho, Domingo, 10h – Praia de Copacabana, Posto 3 

Roda Cultural Afrolaje com Jongo, Capoeira Angola e Samba de Roda    

28 de Julho – Domingo, 16h – Praça Agripino Grieco – Rua Dias da Cruz – Méier   

GRATUITO!