Grupo Arruda comemora aniversário neste sábado, no Casarão do Firmino

Grupo Arruda

O Grupo Arruda comemora no próximo sábado, dia 9 de novembro, 19 anos de existência. A festa será no Casarão do Firmino, na Lapa, Berço do Samba e da Boemia Carioca.

O evento começa a partir das 18h, e tem chopp grátis de 18h às 19h30. O Grupo Como Antigamente faz a abertura da noite e nos intervalos tem a DJ Nicolle Neumann. A entrada é colaborativa. Paga o quanto puder e paga se quiser. O Casarão fica na Rua da Relação, 19, na Lapa. Classificação: 18 anos. Mais informações: 21 99926-5295 .

A história do Grupo Arruda:

Uma roda de samba que acontecia todos os sábados em frente à quadra da Estação Primeira de Mangueira, sem muita pretensão, deu origem a um dos mais renomados conjuntos de samba brasileiros da atualidade, o Grupo Arruda.

Prestes a completar 20 anos de existência, essa história de amor ao samba começou numa barraca de Mangueira, a barraca da Tia Zezé, que sem muita estrutura reunia, em 2005 e 2006, centenas de amantes do gênero. O nome Arruda surgiu do hábito de seus integrantes de levarem galhos de arruda para as rodas, ficando aqueles encontros conhecidos como o “Pagode da Arruda”. De lá saiu para as melhores casas de shows e rodas de samba do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2025, o Grupo se prepara para sua primeira turnê internacional, com agenda de shows na Europa.

Em 2007 o Grupo foi escolhido para comandar as homenagens ao centenário de Cartola, em apresentações memoráveis no Centro Cultural Cartola, dirigido por Nilcemar Nogueira, neta do grande poeta mangueirense. De lá, os convites não pararam mais. Sempre presente nas melhores casas do Rio de Janeiro e São Paulo, o Grupo já se apresentou também em Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Salvador, Brasília, São Luis MA e Cuiabá. Já acompanhou renomados artistas como Zeca Pagodinho, Alcione, Beth Carvalho, Seu Jorge, Maria Rita, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Almir Guineto, Neguinho da Beija Flor, Monarco, Bebeto, Agnaldo Timóteo, entre outros.

Em 2014, lançou seu primeiro disco, autoral, com direção musical de Milton Manhães e do saudoso maestro Ivan Paulo. O álbum encontra-se disponível nas plataformas digitais, assim como todos os trabalhos que o Arruda lançou desde então. No ano de 2014 também, o Arruda venceu o concurso ‘Talentos do Samba’, promovido pela AMBEV, tendo sido escolhido o melhor grupo tanto em votação popular, onde obteve o dobro de votos do segundo colocado, quanto pelo júri técnico, composto por Arlindo Cruz, Dudu Nobre, e mais 4 jornalistas especializados, que consagrou o grupo campeão de forma unânime.

“Que pegada, que clima, que som, que samba! Ouvir a galera do Arruda é uma experiência única, uma volta aos velhos e bons tempos do nosso samba. Samba da mais alta qualidade, indico com todas as minhas forças. Arruda Neles!” – Dudu Nobre.

Em 2015, o grupo foi selecionado para o primeiro DVD / CD “Samba Social Clube – Nova Geração”, da MPB FM, juntamente com outros artistas do novo cenário do samba, lançado em 2016 pela Universal Music.

Em julho de 2016 gravou seu primeiro DVD, ao vivo no Renascença Clube, intitulado “Guerreiros do Bem”, produção musical de Alessandro Cardozo, contou com participação de Dudu Nobre, André da Mata e Toninho Geraes, lançado no ano de 2017 na Fundição Progresso com sucesso de público. Em dias atuais, o DVD já soma mais de 2 milhões de streamings nas plataformas digitais, e o número não para de crescer. Dentre as faixas de maior sucesso, destacam-se: “Pra Matar Preconceito”, “Reconvexo”, “Agradecer e Abraçar” e “Batucada do Arruda” Assista aqui: https://youtu.be/uEgOd0MLQPY

Em 2017, lançou seu primeiro videoclipe “Chama Berenice” da música “Berenice” de Nego Josy e Armandinho do Cavaco, tendo Ketula Mello como Berenice e as participações especiais de Alcione, Marcelo Chocolate e da Tia Zezé da Mangueira. Direção de Leonardo Siqueira. Assista aqui: https://youtu.be/Bh1Nl3v6xFE

Em 2018, gravou no Baródromo o videoclipe do single “Honrando a raiz” de Armandinho do Cavaco e Diego Cabral, com direção de Leo Siqueira, com participações especiais de grandes nomes do samba: Mauro Diniz, Monarco da Portela, Tia Surica, Marquinhos Sathan, Paulinho Mocidade, Tiãozinho da Mocidade, Toninho Geraes, Neguinho da Beija-Flor, Carlinhos de Jesus, Milton Manhães, Renato da Rocinha, Dunga etc. Assista aqui: https://youtu.be/Glt3YajwGCk .

Grupo escolhido pela RIOTUR para o show da virada no Reveillon 2017 no Parque Madureira, onde se apresentou para mais de 10 mil pessoas, junto com Naldo Benny, GRES Portela e GRES Império Serrano.

É o grupo residente em camarotes da Sapucaí como Folia Tropical, Global Camarote, Up Camarote e Samba Social Clube, onde acompanhou artistas do quilate de Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Martinho da Vila e Jorge Aragão.

Foi durante anos o grupo residente da Roda de Samba do Imperator, projeto de sucesso criado por Angela Nogueira, viúva de João Nogueira.

É o grupo residente em diversas das melhores casas de samba do Rio e de São Paulo, tais como Beco do Rato e Bar Samba.

Em 2020, com o advento da pandemia de Covid-19, o Arruda teve que interromper os shows presenciais. Em contrapartida, o grupo cresceu muito no meio digital. Atingiu 120 mil seguidores no Facebook, 120 mil no Instagram, ultrapassou 3 milhões de streamings de suas obras nas plataformas digitais, lançou vários singles, e realizou 3 lives com grande sucesso de público, todas em seu próprio canal, https://www.youtube.com/channel/UC8iY8EK1YTjwkGgR4IzbZ7Q.

O Grupo lançou, em 2020, o DVD Flores em Vida – Arruda canta Cleber Augusto, gravado AO VIVO em São Paulo em setembro de 2019, com direção de Léo Queiroz e produção musical de Alessandro Cardozo. Arruda homenageia o poeta Cleber Augusto, ex-Fundo de Quintal, autor de clássicos como “A Amizade” (de Cleber, Djalma Falcão e Bicudo), um dos maiores sucessos do grupo Fundo de Quintal, do qual Cleber Augusto fez parte por 26 anos. O projeto foi dividido em 3 EPs, e conta com uma composição inédita de Cleber: “Transmissão de Pensamento”, em parceria com Neoci. Além das faixas nas plataformas musicais, o lançamento conta com vídeos gravados ao vivo, disponíveis no canal do Grupo.

Em 2023 lançou o EP Banho de Folhas, com regravações de clássicos como Verde (Eduardo Gudim e Costa Neto), Banho de Folhas (Luedji Luna e Emili Lapa), e Pra Oxóssi Dançar (Luizinho SP), que conta com clipes disponíveis no canal do grupo.

 

Após mais de 200 shows realizados no ano de 2023, o Arruda segue em 2024 viajando o Brasil inteiro levando seu samba para todos os cantos do país. No final de 2023 fez memorável apresentação no Encontro Nacional da Juventude, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, para um público estimado de mais de 20 mil pessoas, e em julho de 2024 se apresentou para diversas autoridades do mundo todo, no Encontro Ministerial do G20, sediado na cidade do Rio de Janeiro. E ainda promete novos lançamentos, como por exemplo o projeto de sucesso “Arruda ao Vivo no Beco do Rato”, onde contou com participações especiais de diversos artistas, e já está disponível no canal do Grupo. 

Quanto à identidade musical, pode-se dizer que o Arruda é um representante do autêntico samba. Suas influências são, claro, Fundo de Quintal, Cartola, João Nogueira, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, etc. Mas admira o samba de roda da Bahia, explora bem a baianidade de Caetano, Gerônimo e Roque Ferreira. Utiliza cavaco com afinação de bandolin. Possui dois cantores, um homem (Nego Josy) e uma mulher (Maria Menezes), com timbres marcantes e ao mesmo tempo bem diferentes. O grupo adora o lado místico e religioso dos AfroSambas, e tenta incutir em sua identidade uma mistura do que há de melhor em nossa música popular.

“O Arruda é samba de raiz de muita qualidade. São músicos talentosos, com repertório excelente e roteiro impecável. Gosto muito. É a receita de sucesso. Gosto disso.”, exalta o coreógrafo Carlinhos de Jesus.

O Arruda é formado por sete integrantes. Sua batucada, uma das mais elogiadas do cenário do samba carioca, é composta por Gustavo Palmito (repique de mão e percussão geral), Fabão Araujo (surdo), Marcelinho (tan tan), Anderson Popó (percussão geral), Nego Josy (voz e pandeiro); além de Armandinho do Cavaco (cavaquinho bandolim), e a voz marcante de Maria Menezes, para muitos considerada a melhor cantora da nova geração do samba, vencedora da Mostra de Novos Talentos Carioca da Gema 2010, e indicada ao 29o Prêmio da Música Brasileira no Teatro Municipal com o Projeto EPreta. Este é o Grupo Arruda!

Prêmios: ▪ Campeão do Talentos do Samba 2013 / 2014 – Juri Popular + Juri Técnico ▪

Convidado para participar do DVD Samba Social Clube – Novos Talentos – 2015 ▪

Considerada a melhor roda de samba do Rio pelo Blog de Bamba, jornal O Globo Mostra de Novos Talentos do Carioca da Gema 2010 – campeã: Maria Menezes Indicação ao 29o Prêmio da Música Brasileira – Maria Menezes projeto EPreta .

Casarão do Firmino – Palácio do Samba

Sobre a Casa, um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.

O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.

“Amarra a marimba e espalhe a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que o Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.

Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela – atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão, Jorge Aragão passaram pela casa.

Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro, Toninho Geraes e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.

SERVIÇO

Aniversário do Grupo Arruda no Casarão do Firmino.
Abertura do Grupo Como Antigamente
Intervalos tem a DJ Nicolle Neumann
DATA: 9 de novembro ( Sábado)
LOCAL: Rua da Relação, 19, na Lapa
Horário: A partir das 18h.
ENTRADA COLABORATIVA
Classificação: 18 anos
Mais informações: 21 99926-5295

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio