Grupo As Marias da Graça apresenta “Um Musical de Palhaças – Cada Uma Com Seu Quadril” em curtíssima temporada na Cidade das Artes

Com direção de Sueli Guerra, montagem brinca com os bastidores de uma audição com repertório de grandes clássicos musicais

por Redação
UM MUSICAL DE PALHAÇAS (2023) - FOTO_ CAROLINA SPORK

O grupo As Marias da Graça – primeiro coletivo de mulheres palhaças do Brasil, que completa 34 anos em 2025 – apresenta a remontagem de seu primeiro musical na Cidade das Artes, na Barra. Com direção da premiada coreógrafa e bailarina Sueli Guerra, “Um Musical de Palhaças – Cada Um No Seu Quadril” mergulha com humor nos bastidores de uma audição, vivenciada por três palhaças. A curta temporada acontece aos sábados e domingos, entre os dias 26 de abril e 4 de maio de 2025.

Em cena, as palhaças Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães mesclam dança, canto e a linguagem da palhaçaria para revelar as dores e as delícias que é passar pela audição de um musical. A comicidade e a singeleza das palhaças, somadas à expressividade corporal dos números de dança, garantem um espetáculo dinâmico e engraçado ao expor os desafios e as conquistas dos artistas durante um dia de avaliação cênica. “Eu amo musical! Sempre quis ser atriz de musical, mas fui totalmente desencorajada a ser, então virei palhaça. É minha palhaça que está realizando meu sonho. Quisemos justamente brincar com esse momento da audição que é sempre muito tenso para quem participa”, comenta Karla.

Esquecer o texto, entrar no palco na hora errada, dor de barriga, impaciência do auditor e decorar a cena na coxia em voz alta estão entre as diversas situações apresentadas pelo trio de atrizes, dirigidas por ninguém menos que Sueli Guerra, uma sumidade no gênero, estreando na palhaçaria. “O fato das Marias serem as Marias, as palhaças que são, o trabalho que têm, já muda tudo, tira tudo do lugar, de uma maneira refrescante e instigante, em um desafio de mesclar, pela primeira vez, na minha trajetória a linguagem da palhaçaria e da dança”, afirma a diretora com mais de 30 anos de carreira.

A primeira montagem de “Um Musical de Palhaças – Cada um no seu Quadril” foi em 2016. Agora, quase uma década depois, o trio reapresenta o espetáculo trazendo novos números, e figurinos assinados por Rui Cortes. A trilha sonora é repleta de referências aos musicais clássicos, como, Cabaret, Chicago, A Noviça Rebelde, Roberto Carlos e Frère Jacques, sem esquecer de levantar a bandeira feminista, uma marca da trajetória do grupo. “Um dos diferenciais é que agora somos mulheres 50+, dançando, cantando, trabalhando e mostrando corpos não tão jovens, não tão novos com grande potencial de movimento”, reflete Karla.

GRUPO AS MARIAS DA GRAÇA

O grupo atua na área da palhaçaria feminista há 33 anos, sendo o primeiro grupo de mulheres palhaças do Brasil. Além de ter sido uma novidade na época, abriram caminho para uma profissão até então restrita ao universo masculino.

A missão do grupo é quebrar paradigmas artísticos e sociais a partir da palhaçaria protagonizada por mulheres.

O grupo aborda questões de gênero através do humor. Com isso podem tratar de diversos temas, até os assuntos comuns do cotidiano, de forma cômica e intimista, surpreendendo e provocando a reação da plateia. O público é convidado a repensar, rever conceitos e se reposicionar diante da vida.

Realizam desde 2005 o Festival Internacional de Comicidade Feminina, Esse Monte de Mulher Palhaça, o primeiro realizado nas Américas, e  que em 2025 vai para 10ª Edição.

Em sua formação inicial havia sete palhaças. Da formação original, fazem parte até os dias de hoje:   Geni Viegas, Karla Concá e Vera Ribeiro.

Em 2003, Samantha Anciães integrou-se ao grupo. Foi nesse ano que o grupo se institucionalizou e fundou As Marias da Graça Associação de Mulheres Palhaças.

Em 2018 Ana Borges integrou-se ao grupo, na parte institucional, porém em 2019 passa a fazer parte artisticamente, com a criação do canal As Marias da Graça, no You Tube.

São mulheres que trabalham o riso e escolheram a arte da palhaçaria para expressar o cotidiano feminino. Interferem assim, na visão tradicional deste universo artístico.

Repertório

Tem  um repertório de espetáculos formado por sete peças: Tem Areia no Maiô – primeiro espetáculo do grupo, há 32 anos em cartaz; Pra Frente Marias:- um espetáculo de rua que trata sobre um dos maiores temas nacionais, o futebol; O Bicho Vai Pegar: uma autêntica farsa de picadeiro, primeira incursão do grupo no mundo dos tradicionais espetáculos de circo-teatro; Zabelinha: um conto, da tradição oral brasileira, no qual as palhaças interferem a partir da visão sobre as questões da mulher; Duas Palhaças o primeiro espetáculo do grupo em dupla; Marcadas Pela Culpa: um melodrama tragicômico em que atuam sem nariz pela primeira vez,  Um Musical de Palhaças – Cada Uma no Seu Quadril, como o próprio nome diz, um espetáculo musical.  Um rádio-teatro: Comédias do Coração, de Carmen Silva. Além de alguns números e esquetes.

Ficha Técnica Remontagem:

  • Direção: Sueli Guerra
  • Atrizes/palhaças:
  • Geni Viegas
  • Karla Concá
  • Samantha Anciães
  • Roteiro: Sueli Guerra, Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães.
  • Orientação das Palhaças: Karla Concá
  • Preparação vocal: Chiara Santoro
  • Direção Musical: Marcelo Alonso Neves
  • Direção de Arte: Rui Cortez
  • Cenário e figurino: Teca Fischinski e Rui Cortez
  • Confecção dos Figurinos: Altas Costuras (Rui Cortez)
  • Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
  • Visagismo: Mona Magalhães
  • Produção executiva: Fernanda Klen
  • Assistente de produção: Mayara Voltolini
  • Participação Especial em OFF : Silvia Massari
  • Mídias Sociais: Carolina Spork e Aline Miranda

SERVIÇO:
“Um Musical de Palhaças – Cada Uma Com Seu Quadril”.

Sinopse: Três palhaças em um dia de audição musical passam por inusitadas e engraçadas situações, como esquecer o texto, entrar no palco na hora errada, sentir dor de barriga e enfrentar a impaciência do auditor. A trilha sonora homenageia musicais clássicos como: Cabaret, Chicago, A Noviça Rebelde, Roberto Carlos e Frère Jacques.

Local: Cidade das Artes – Sala Eletroacústica

Data/horário do evento:
26 e 27 de abril de 2025
03 e 04 de maio de 2025
Sábados – 19h e Domingos – 18h

Duração: 60 min

Classificação etária: 16 anos

Valor do Ingresso (inteira/meia): R$ 30,00 | 15,00

Ingressos: Sympla

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
Send this to a friend