O Dia Mundial do Meio Ambiente ocorre em 5 de junho e mobiliza a sociedade em ações que chamam a atenção para a conservação do planeta. O Grupo Cataratas, principal empresa de ecoturismo do país e responsável pela gestão dos ativos de natureza mais visitados, promove uma programação especial para comemorar a data. Na semana de 5 a 11 de junho, os atrativos cariocas – AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras Corcovado – realizam ações com o objetivo de atuar de forma mais direta e efetiva em projetos importantes para a cidade, como a limpeza na Lagoa de Jacarepaguá, na Baía de Guanabara e na orla da praia da Macumba e a revitalização do Horto, além de um desfile de moda sustentável, construção de esculturas a partir de resíduos sólidos deixados no BioParque e live educativa sobre a vida marinha.
“Os parques do Grupo Cataratas e o Instituto Conhecer para Conservar trabalham Educação, Pesquisa e Conservação todos os dias em suas locações. Entendemos que há muito a ser feito pelo Meio Ambiente e, por isso, todos os anos assumimos, junto à ONU, o compromisso de criar maneiras de se pensar a conversação de toda a biodiversidade. A Semana do Meio Ambiente 2022 trabalhará o tema “Uma só Terra” e nós, enquanto instituição, promovemos dezenas de atividades junto a diversos parceiros. Em 2022, algumas de nossas atividades fazem parte do calendário da Rio 2030, afirmando nosso compromisso com a conservação ambiental.” comenta Talita Uzeda, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas.
A primeira atividade prevista acontece no próprio Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho –, em Paineiras Corcovado. Será um desfile de moda com roupas completamente elaboradas a partir de materiais reciclados. O evento acontece em parceria com a EcoModas — organização que trabalha com materiais reutilizáveis para criar peças de moda — e é aberto ao público das 10h às 12h. Para participar basta ir até o Paineiras Corcovado, não é necessário realizar inscrição ou comprar ingresso. Às 13h, no BioParque do Rio, será realizada a apresentação do grupo social Funk Verde, formado por moradores da Rocinha, que transformam resíduos descartados em verdadeiros instrumentos musicais.
Já no dia 7 de junho, às 10h, o Bioparque do Rio convoca um grupo social, formado por moradores da Mangueira, para fazer a revitalização do horto do parque, com foco no plantio de espécies nativas do local. Este evento é aberto ao público e para participar basta ir ao Bioparque.
Com o intuito de reforçar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra, em 8 de junho é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos. E para comemorar a data dando sentido a sua existência, o AquaRio e o Instituto Conhecer para Conservar promovem uma limpeza e restauração com 250 mudas de Restinga na orla da praia da Macumba, situada no Recreio dos Bandeirantes. A atividade acontece em parceria com o surfista Rico de Souza, Meros do Brasil, SMAC, SEAS, BRbio, Ambiente Jovem, FEMAR, Cea, P.M.N Marapendi e Chico Mendes, Comlurb, Iguá e Squair
Para complementar o Dia Mundial dos Oceanos, o AquaRio promove ainda uma live em seu perfil de Instagram sobre o Peixe-Leão. O objetivo é abordar as principais curiosidades sobre esse peixe, como os perigos que ele pode causar, e a relevância de sua retirada do Oceano Atlântico.
Uma parceria entre o BioParque do Rio e o Museu do Graffiti vai proporcionar uma experiência de transformação de resíduos em arte para os visitantes do parque no dia 8 de junho, durante o dia todo. Quem estiver passando por lá para conhecer os animais, poderá ainda contribuir para a construção de esculturas usando resíduos sólidos deixados no parque como material.
No dia 10 de junho acontece uma atividade pra lá de especial, que é a restauração e conservação da Lagoa de Jacarepaguá. O evento, liderado pelo AquaRio, tem o objetivo de iniciar a limpeza da lagoa e efetuar a reintrodução de Guaiamu — espécie de caranguejo terrestre — no local. O ponto de encontro para quem deseja participar deste projeto será atrás da Jeunesse Arena, às 10h. O projeto conta com a participação especial do biólogo Mário Moscatelli e com a parceria do SEAS, SMAC, SubPrefeitura da Barra, Ambiente Jovem, FEMAR e Comlurb.
Para finalizar a semana de conscientização ambiental, no Dia Mundial de limpeza de baías, em 11 de junho, haverá o “Clean Up Bay”, evento promovido pela REDAGUAem parceria com o AquaRio e o Instituto Conhecer para Conservar, que tem o objetivo de iniciar uma limpeza nas praias da Baía de Guanabara, na região da Ilha de Paquetá, Ilha do Governador e São Gonçalo. Para esta experiência, serão convocados alguns embaixadores e os sócios dos parques do Grupo Cataratas também poderão participar.
Confira abaixo a programação completa:
05/06 – Desfile de moda sustentável com EcoModas| Local: Paineiras Corcovado | Horário: 10h 05/06 – Apresentação Musical com Funk Verde | Local: BioParque do Rio | 13h
Para participar basta ir até os parques
07/06 – Revitalização do horto | Local: Bioparque | Horário: 10h
Para participar basta ir até o BioParque
08/06 – Limpeza na orla da praia | Local: Praia da Macumba | Horário 10h
Para participar basta chegar ao ponto de encontro (Point do Rico) com antecedência
08/06 – Live: tudo sobre o peixe-Leão | Local: Instagram do AquaRio | Horário: 18h
Para participar acesse o Instagram @aquariomarinhodorio
09/06 – Museu do Graffiti | Local: Bioparque
Os interessados em participar precisam apenas ir ao BioParque
10/06 – Limpeza e reintrodução de Guaiamu | Local: Lagoa de Jacarepaguá | Horário: 10h
Para participar basta chegar nos pontos de encontro com antecedência
11/06 – Clean Up Bay | Local: Ilha de Paquetá, São Gonçalo e Ilha do Governador | Horário: 10h
Para participar basta escolher um dos três pontos e ir até o local.