Grupo Pela Vidda-RJ celebra 36 anos de luta pelos direitos das pessoas vivendo com HIV e Aids

Entidade pioneira no Brasil promove evento especial nesta sexta-feira (23) para marcar trajetória histórica e debater políticas públicas de saúde

por Jorge Rodrigues

O Grupo Pela Vidda-RJ (GPV-RJ), primeira organização de pessoas vivendo com HIV e Aids do Brasil, completa 36 anos de existência e realizará uma celebração especial nesta sexta, dia 23 às 17h, em sua sede localizada na Avenida Rio Branco 135, sala 709, no centro do Rio de Janeiro. A data marca um momento histórico para o movimento social de luta contra o HIV e Aids no país, relembrando décadas de resistência, conquistas e desafios ainda presentes.

Fundado em 24 de maio de 1989 na garagem da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), na Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, o Pela Vidda-RJ nasceu pelas mãos de Herbert Daniel, sociólogo, escritor e militante dos direitos humanos que também lutou contra a ditadura militar. Ao longo dos anos de 1990, o grupo se consolidou como uma entidade fundamental na defesa das políticas públicas e dos direitos sociais das pessoas vivendo com HIV e Aids, criando a segunda Assessoria Jurídica especializada na temática do HIV no Brasil e inspirando o surgimento de várias redes e grupos pelo país.

Foto: Arquivo do Grupo Pela Vidda-RJ

Foto: Arquivo do Grupo Pela Vidda-RJ

O evento comemorativo contará com uma programação especial que incluirá momentos de reflexão política, homenagens e celebração cultural.

Um dos principais focos da celebração será a divulgação de um Manifesto direcionado à prefeitura do Rio de Janeiro, questionando a extinção da Gerência de IST/Aids. Segundo o grupo, esta decisão não contribui com o fortalecimento da política municipal e promove apagamento, silenciamento e retrocesso das conquistas alcançadas ao longo do tempo. O município do Rio de Janeiro, desde a criação da Gerência de IST/Aids no final dos anos 1980, sempre investiu na manutenção desta área na Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Arquivo do Grupo Pela Vidda-RJ

Foto: Arquivo do Grupo Pela Vidda-RJ

Após quatro décadas de luta, o Grupo Pela Vidda-RJ destaca que viver com HIV é possível, especialmente com o tratamento universal e gratuito disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a organização enfatiza a necessidade de intensificar as políticas de prevenção e cuidado em HIV e Aids para controlar a transmissão do vírus atualmente. O estigma do HIV permanece como o principal problema social a ser combatido, impedindo que muitas pessoas revelem sua sorologia publicamente e exerçam plenamente sua cidadania.

Foto: Arquivo do Grupo Pela Vidda-RJ

Foto: Arquivo do Grupo Pela Vidda-RJ

A entidade continua sua missão de combater a “morte civil” – caracterizada pelo isolamento –, o estigma e o preconceito que ainda afetam as pessoas vivendo com HIV e Aids. Esta luta histórica representa não apenas a defesa dos direitos individuais, mas também o fortalecimento de políticas públicas inclusivas e eficazes para toda a comunidade.

Programação da Celebração (23/05)

17h – Ato e deliberação do Manifesto contra a extinção da Gerência Municipal de IST/Aids do Rio de Janeiro

18h – “Tributo à memória e ao legado de Herbert Daniel” com os convidados Rian Cordova (produtor de audiovisual) e Dra. Mirian Ventura (primeira advogada do GPV-RJ e professora da UFRJ)

19h – Celebração e fortalecimento da Luta com falas dos parceiros

19h40 – Atividades culturais

20h30 – Vídeo Celebração 36 anos e encerramento

Serviço

Celebração dos 36 anos do Grupo Pela Vidda-RJ
Data: Sexta-feira, 23 de maio de 2025
Horário: 17h às 20h30
Local: Av. Rio Branco 135, sala 709, Centro – Rio de Janeiro

Como apoiar o Grupo Pela Vidda-RJ:
Banco Bradesco
Agência: 0468
Conta Corrente: 165.355-5
Ou através do PIX: CNPJ 35798651000153
Contato: Marcio Villard (Coordenador Geral) – (21) 99899-9868

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend