Imagine caminhar por uma charmosa praça no coração da Serra Verde Imperial, cercado por aromas de receitas centenárias, sons que misturam a alma lusitana ao ritmo brasileiro e uma atmosfera que convida a celebrar o que nos une: a arte, os sabores e as histórias? De 4 a 6 de julho, Guapimirim recebe a segunda edição do Guapi Festeja Viseu, festival gratuito que conecta Brasil e Portugal em uma verdadeira festa para todos os sentidos.
Inspirado na tradicional Feira de São Mateus, de Viseu (Portugal), o evento acontece na Praça Jardim da Cotia e reúne apresentações culturais, shows musicais, feira de artesanato, gastronomia típica, exposição fotográfica e atrações para toda a família. Um convite para viver um fim de semana especial, em clima de inverno, a apenas uma hora do Rio de Janeiro.
“Guapimirim já nasceu com alma festeira, e a cidade está se preparando pra mais uma edição do Guapi Festeja Viseu! Vai ser um encontro cheio de arte, tradição e, claro, os deliciosos Vinhos do Dão e nossas Cervejas Artesanais. A gente quer cada vez mais firmar esse evento no nosso calendário, porque ele movimenta o turismo, valoriza a nossa cultura e dá aquele empurrão no comércio local”, declara a prefeita Marina Rocha.
A abertura oficial será na sexta-feira (4), com o show de forró de Fabiano Vivas, seguido do cantor português Morais, que traz a energia pop de Viseu diretamente para Guapi. No sábado e domingo, o festival continua com programação intensa: quadrilhas juninas, artes cênicas, grupos folclóricos portugueses, capoeira, e muita música com artistas como Bruna Santos, Írio Lima e Quinteto Serrano.
A gastronomia também terá destaque, com aulas-show de chefs renomados: Renato Torquato (sábado, às 11h), que prepara um clássico Arroz de Pato, e Rayza Reis (domingo, às 11h), com a doçura e memória afetiva do tradicional Toucinho do Céu. Ambas as experiências têm vagas limitadas e inscrições gratuitas pelo Sympla.
“Nosso objetivo é promover as conexões culturais entre Guapimirim e Viseu, evidenciando nossas semelhanças e singularidades em cores, danças e sabores”, explica o produtor cultural e secretário municipal de Turismo, Mário Seixas, responsável pela organização do festival.
O evento conta ainda com a Feira de Artesanato e Produtores Rurais, brinquedos infláveis para as crianças, a dxposição “Museu do Falso” com curadoria de Rui Macário, e a presença das cervejarias artesanais de Guapi e vinhos importados da região do Dão. A sede campestre da Casa de Viseu também estará aberta à visitação, mas é importante lembrar que o festival será realizado exclusivamente na Praça Jardim da Cotia.
Inspiração portuguesa
A Feira de São Mateus, que inspira o Festival Guapi Festeja Viseu, é uma famosa feira popular que acontece anualmente na cidade de Viseu, em Portugal, entre os dias 7 de agosto e 21 de setembro. Conhecida como a “Guardiã das Feiras Populares”, é uma das mais antigas da Península Ibérica, com mais de 600 anos de história. A feira oferece uma grande variedade de atividades, incluindo concertos, gastronomia, diversão, artesanato e atividades desportivas.
SERVIÇO
Guapi Festeja Viseu
De 4 a 6 de julho de 2025
Praça Jardim da Cotia, Cotia – Guapimirim/RJ
Entrada gratuita
A 75km do Rio de Janeiro – acesso pela BR-116 (Rio-Teresópolis), sentido Guapimirim
Mais informações: www.festivaisdeguapimirim.com.
Programação – Guapi Festeja Viseu
De 04 a 06 de Julho de 2025 – ATIVIDADES GRATUITAS
Praça Jardim da Cotia, Cotia, Guapimirim/RJ – Brasil
Realização: Prefeitura de Guapimirim e Secretaria Municipal de Turismo
SEX 04 JUL
- 18h – Cerimônia de ABERTURA
- 18h às 00h – Feira de Artesanato e Produtores Rurais
- 18h às 00h – Exposição de fotográfica
- 18h às 23h – Brinquedos infláveis
- 18h – DJ
- 20h – Espetáculo de Forró – FABIANO VIVAS
- 22h – Música – MORAIS – Viseu PT
- 00h – Encerramento
SÁB 05 JUL
- 11h – AULA-SHOW de Gastronomia com o Chef RENATO TORQUATO
- 12h às 00h – Feira de Artesanato e Produtores Rurais
- 12h às 00h – Exposição de fotográfica
- 12h às 23h – Brinquedos Infláveis
- 13h – Música – ALEXANDRE BARROS E JULYAH
- 15h – Artes Cênicas GUAPI
- 16h – Quadrilha Junina Infantil
- 18h – Cantos e Contos da Capoeira – ABADÁ CAPOEIRA
- 20h – Dança – RANCHO FOLCLÓRICO PORTUGUÊS
- 22h – Música – BRUNA SANTOS
- 00h – Encerramento
DOM 06 JUL
- 11h – AULA-SHOW de Gastronomia com a Chef RAYZA REIS
- 12h às 22h – Feira de Artesanato e Produtores Rurais
- 12h às 22h – Exposição de fotográfica
- 12h às 21h – Brinquedos infláveis
- 13h – Música – ÍRIO LIMA
- 16h – Dança – RANCHO FOLCLÓRICO PORTUGUÊS
- 18h – Artes Cênicas GUAPI
- 20h – Música – QUINTETO SERRANO
- 22h – Encerramento