O Rio de Janeiro ganhou uma nova ferramenta para promover o turismo comunitário e sustentável nas favelas. O guia ‘Descubra a Favela – Um guia para viver a favela de dentro’ foi apresentado no último dia 27 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo. O evento aconteceu na Favela da Babilônia e reuniu operadoras, agências, guias de turismo e jornalistas para um tour guiado pelo morro, seguido de um almoço especial com a feijoada vegetariana da chef Regina Tchelly, da Favela Orgânica.
A iniciativa é resultado do projeto ‘Jornada Inovadora do Turismo’, desenvolvido pelo Instituto Aupaba em parceria com o Airbnb. O lançamento coincidiu com a celebração dos 14 anos da Favela Orgânica, iniciativa idealizada pela chef Regina Tchelly, referência internacional em gastronomia sustentável.
O material trilíngue apresenta uma nova perspectiva sobre as favelas cariocas, destacando suas potências culturais e o valor de suas histórias. A publicação reúne experiências turísticas sustentáveis que transformam cada visita em oportunidade de conexão e respeito. Seis comunidades fazem parte do guia: Babilônia, Vidigal, Rocinha, Pavão/Pavãozinho/Cantagalo, Dona Marta e Providência.
“O turismo tem o poder de valorizar histórias, pessoas e territórios. Com o projeto ‘Jornada Inovadora do Turismo’ e o lançamento do guia, buscamos criar oportunidades para que moradores, empreendedores e visitantes compartilhem experiências transformadoras e regenerativas. O evento tem como objetivo apresentar experiências inovadoras e incentivar a criação e divulgação de roteiros turísticos sustentáveis e éticos”, afirma Luciana De Lamare, presidente do Instituto Aupaba.
Experiências que vão além do turismo tradicional
O guia conduz o visitante por mirantes que inspiram, cozinhas que guardam os sabores da comunidade, projetos sociais que transformam vidas e manifestações culturais que afirmam identidades. A proposta vai além de apontar destinos: apresenta um caminho de turismo regenerativo, que reconhece, valoriza e fortalece a favela como espaço de vida, inovação e diversidade.
“O guia ‘Descubra Favela’ enaltece e fortalece o micro e pequeno empreendedor das favelas que contribui para um turismo regenerativo e sustentável”, destaca a presidente do Instituto Aupaba.
Entre os empreendedores locais destacados no guia está a Amastour Turismo de Favela, projeto social que oferece a Trilha do Morro da Babilônia, com visita ao mirante da Praia Vermelha e locais de locações de filmes famosos como ‘Tropa de Elite’, além de uma imersão nos pontos que contam a história da favela. A Favela Orgânica também aparece em destaque, promovendo consumo consciente, gastronomia alternativa, compostagem e hortas urbanas. As visitas devem ser agendadas previamente.
Outras recomendações incluem o Bar do David, tricampeão do Comida de Buteco, que oferece pratos premiados e samba em um ambiente clássico pós-praia. Na área gastronômica, o guia indica ainda a Cantina da Val, conhecida pelo famoso empadão de frango. Para quem busca um visual diferenciado, a Barbearia GB do Corte oferece cortes exclusivos e estilos personalizados.
Formação e qualificação da comunidade
O Instituto Aupaba trabalhou de forma integrada com as comunidades durante todo o processo. “No guia, queremos promover o turismo regenerativo e sustentável, que beneficie os pequenos empreendedores locais. Paralelamente ao guia, o Instituto Aupaba participou ativamente de uma escuta ativa com a comunidade e ofereceu cursos de empreendedorismo e de inclusão digital, entre outros, como formas de qualificar a comunidade local”, destaca Luciana De Lamare.
O morro da Babilônia fica localizado entre os bairros de Botafogo, Urca, Leme e Copacabana, abrigando duas favelas: Babilônia e Chapéu-Mangueira. Os moradores mais antigos são provenientes de estados do Norte e Nordeste, que vieram ao Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida e trabalho.
O guia está disponível em diversos pontos de atendimento turístico no Rio de Janeiro e pode ser acessado online no site www.jornadainovadoradoturismo.com.br.
Fonte: Matsuda Press
Carioca com alma paulista. Jornalista Digital, Assessora de Imprensa, Escritora, Blogueira e Nerd. Viciada em séries de TV, chocolate, coxinha & Pepsi. Segue no Insta: @poltronatv.ofc