O guia é um convite a uma nova forma de viajar e comer: em suas 168 páginas, divididas em 7 capítulos, Renata explora os meios e benefícios de um turismo rico e autêntico quando comparado às rotas turísticas de massa. Isto é, enquanto alguns roteiros focam em experiências gastronômicas pontuais, ela fornece ferramentas práticas para o viajante de maneira muito mais completa para que cada leitor elabore suas próprias viagens, celebrando a conexão entre alimento, cultura e território.
Após mais de uma década de vivências e estudos sobre sistemas alimentares regenerativos, a autora compartilha suas experiências e, com diálogos, sensibiliza e incentiva o leitor a valorizar a cadeia de alimentos e a identificar destinos turísticos “do campo à mesa”. O livro trata também da importância em se respeitar a história dos locais envolvidos nesse tipo de atividade, o saber fazer de cada comunidade, e provoca o leitor a pensar de onde vem sua comida e quais os restaurantes que valorizam o produto local e artesanal. Dessa forma, o viajante consegue adotar uma postura de viajante-curador: alguém que não só observa, mas participa ativamente dos processos de descoberta e celebração das riquezas culinárias brasileiras. Diante disso, Renata também explora o papel transformador do turismo gastronômico, revelando como cada experiência pode contribuir para um desenvolvimento comunitário e para a sustentabilidade ambiental. Ao final do livro, a autora deixa algumas páginas em branco para que os viajantes possam tomar notas pensando no planejamento do seu próximo destino.
A autora
Renata Cabrera de Morais nasceu e cresceu no sítio de sua família de agricultores em Jarinu (SP). Movida pela paixão de conectar pessoas, comida e cultura, tem uma alma renascentista que valoriza a potência de ser e saber de tudo um pouco, com um olhar holístico sobre o mundo e as conexões sistêmicas da natureza. Com foco inicial na carreira diplomática, formou-se em Relações Internacionais pela USP e trabalhou com projetos que integram inovação, diversidade e sustentabilidade. À frente da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Jarinu (SP) desde 2021, teve a oportunidade de desenvolver iniciativas para impulsionar o turismo local e a economia criativa, valorizando as tradições locais. Com mais de dez anos dedicados a vivências e estudos em sistemas alimentares agroecológicos, é autora de seu primeiro livro: “Do Campo à Mesa – Como Criar Seu Próprio Roteiro de Turismo Gastronômico“, um guia inspirador para estimular as pessoas a conhecer a origem dos alimentos, valorizar cada elo da cadeia produtiva e apreciar a rica sociobiodiversidade brasileira. Como a arquiteta Lina Bo Bardi, acredita que “há um gosto de vitória e encanto na condição de ser simples. Não é preciso muito para ser muito”.
Suas jornadas da vida são compartilhadas no perfil do Instagram recabrera.
Serviço
Lançamento “Do Campo à Mesa — Como Criar Seu Próprio Roteiro de Turismo Gastronômico“
Salvador
Cazinha Bistrô – 19 de novembro, terça-feira, das 16h30 às 21h.
Rua Desembargador Castelo Branco, 44 – Solar do Unhão (MAM), Bahia.
Instagram @cazinhabistro
Paraty
Festival Gastronômico de Paraty – Roda de Conversa “Turismo Gastronômico e Comunitário”, com Jorge Ferreira e Laíse Costa, seguida de sessão de autógrafos do livro. – 22 de novembro, sexta-feira, às 16h30.
Sesc Santa Rita – Dona Geralda, 320 – Centro Histórico – Largo Santa Rita – Paraty
Instagram @festivalgastronomicoparaty
Livraria das Marés – Venda e sessão de autógrafos do livro – 23 de novembro, sábado, às 16h.
R. Ten. Francisco Antonio, 52 – Centro Histórico, Paraty
São Paulo
Lobozó – 27 de novembro, quarta-feira, das 18h às 22h30.
Rua Medeiros de Albuquerque, 436 – São Paulo
Instagram @lobozocozinha
Brasília
Teta Cheese Bar – 13 de fevereiro de 2025, das 18h-22h
CLS 103 Bloco B loja 34, Brasília
@tetacheesebar
Rio de Janeiro
Instituto Bazzar
Palestra mediada pela Cris Beltrão, com a presença de produtores regionais, seguida de sessão de autógrafos do livro – 17 de fevereiro de 2025, segunda-feira, das 17h às 21h.
R. Visc. de Carandaí, 13 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro
Instagram @instituto_bazzar