HackTudo – Festival de Cultura Digital realiza 8ª edição unindo arte, tecnologia e entretenimento na Cidade das Artes, com entrada gratuita

Apresentado pela Petrobras, o Hacktudo, maior festival gratuito de cultura digital do Brasil, retorna para sua 8ª edição nos dias 24, 26 e 27 de outubro, na Cidade das Artes, no Rio. Com a missão de democratizar o acesso às novas tecnologias e uma ampla programação gratuita, o evento mistura o que há de melhor na inovação e no entretenimento. As atividades são muitas e promovem a inclusão social e digital de crianças, jovens e adultos, despertando o interesse para o mundo tecnológico de forma lúdica e informativa. Além do retorno de atrações populares de edições anteriores, como  a Arena de Robôs, o público também poderá se surpreender com a estreia de ações inéditas, como uma viagem imersiva em realidade virtual pelo cérebro humano narrada pela voz de Eva Byte, interpretada pela radialista e professora de comunicação Helen Britto.

 Idealizado e realizado pela Araucária Agência Cultural, com direção e curadoria de Miguel Colker e direção artística de Paulo Dary, o projeto ganhou notoriedade no circuito nacional ao promover discussões sobre temas importantes para a cultura digital, como inteligência artificial, empreendedorismo e inclusão digital, sem abrir mão da diversão, interatividade e inovação. Nesta edição, as atividades serão divididas em três momentos diferentes: os Hackathons, o Conference e o Festival, bloco que concentra as experiências mais recreativas e sensoriais. As atividades do festival são majoritariamente gratuitas. Já para o Conference, que reúne grandes nomes do mercado de inovação, como Marcelo Azambuja, diretor de engenharia da Uber; João Pedro Paes Leme, CEO e Sócio-fundador da Play9; Francisco Donato, Superintendente executivo de negócios da Mosaico do Banco PAN e Nayla Pires, Diretora de Inovação, UX e Marketing da Mosaico, o público pode adquirir ingressos a preços populares através do website: www.hacktudo.com.br/conference. Bruno Parodi, Cofundador do G1, TechTudo, Receitas.com, WeShow e iBest, é o responsável pela curadoria da conferência. 

“Toda tecnologia pode inspirar a cultura. Nosso desafio, a cada edição, é democratizar cada vez mais esse acesso à tecnologia e ao conhecimento, gerando oportunidades para todo tipo de pessoa vivenciar o mágico encontro da inovação com a arte. Por isso insistimos tanto em fazer um festival gratuito e diversificado”, afirma Miguel Colker.

Saiba mais sobre as principais atrações do HACKTUDO 2024:

Hackathon Petrobras e Hackathon Bemobi:

A primeira grande novidade desta edição é a realização de duas diferentes maratonas de programação que acontecerão de forma simultânea: o Hackathon Petrobras e o Hackathon Bemobi. As competições, que acontecem de forma remota entre os dias 11 e 19 de outubro, desafiam os jovens estudantes de todo o país a pensar soluções inovadoras para problemas reais por meio da ciência da computação.  Para o Hackathon Petrobras, o tema escolhido foi: “Inteligência artificial para o futuro da indústria de energia”, com uma premiação total de R$16 mil dividida entre os três melhores grupos, além de uma visita ao CENPES (Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello) da Petrobras, com tudo pago. Para o Hackathon Bemobi, o tema é : “Como a Bemobi pode utilizar GenAI (Inteligência Artificial Generativa) para proporcionar uma experiência melhor para os seus clientes?”, também com uma premiação total de R$16 mil dividida entre os três melhores grupos. Grupos de todas as regiões do Brasil se inscreveram e participarão das maratonas, os vencedores serão apresentados no dia 19 de outubro. As lives dos Hackathons podem ser conferidas no canal do Youtube do festival: www.youtube.com/HacktudoFestival

Conference:

Para esta edição, o HackTudo celebra os “30 anos da internet no Brasil” com uma série de palestras e talks inéditos com especialistas do mercado de inovação e tecnologia. Este é o tema da Conference, apresentado pela patrocinadora Mosaico, no dia 24 de outubro, de 12h às 18h15, que terá nomes como Rafael Duton,  Co-fundador da Movile; e Gustavo Ferro, Gerente de Comunicação Digital da Petrobras. As discussões não apenas relembram o rápido avanço da grande rede de computadores em nosso país como ainda estudam o momento presente dessa tecnologia e os perigos que a internet pode sofrer no futuro com as evoluções desenfreadas de novas ferramentas. Os ingressos para a conferência podem ser adquiridos a preços populares no website do festival: hacktudo.com.br/conference.

Confira a programação completa:

Programação:

12h – Check-in

 

13h25

ABERTURA

  • Miguel Colker – Diretor da Araucária Agência Cultural

  • Bruno Parodi – Co-Fundador da Usante 

13h30

PAINEL: 30 anos em 45 minutos: como a internet nos
trouxe até aqui

  • Bruno Parodi – Co-Fundador da Usante 

  • Francisco Donato – Superintendente executivo de negócios da Mosaico do Banco PAN

  • João Pedro Paes Leme – CEO e Sócio-Fundador da Play9

 

14h15

PAINEL: Mídia ou meme: o que a criatividade online fez com
a nossa vida

  • Barbara Baltar – Head de Design da Hand Talk 

  • Nayla Pires – Diretora de Inovação, UX e Marketing da Mosaico

  • Lívia Marquez – Ex-head de Marketing da Globo.com

  • Gustavo Ferro – Gerente de Comunicação Digital da Petrobras

 

15h

PAINEL: Phygital: realidades e lendas da união do físico com o digital

  • Fabio Seixas – CEO da Softo

  • Rodrigo Lopes Ferri – Gerente de Experiência do Usuário e Produtização Digital da Petrobras

  • Marcelo Azambuja – Diretor de Engenharia da Uber

 

15h45

PAINEL: Inclusão.com.br: o impacto que a rede teve na vida do brasileiro

  • Elisa Andries – Assessora da Presidência da Fiocruz

  • Aline de Queiroz Assunção – Gerente da Divisão de Projetos e Demandas de Infraestrutura da Dataprev

  • Ana Carolina Leardine – Gerente de Marketing & Corporate Affairs da ARX Investimentos

16h30

PAINEL: Passaporte Brasil: a identidade do mercado nacional e o que somente a internet brasileira tem

  • Beto Largman – Colunista de Tecnologia da BandNews FM e Consultor

  • Denis Maia – Vice-presidente de Desenvolvimento Corporativo da Bemobi

  • Leandro Marçal – Executivo de Tecnologia

 

17h30

PAINEL: Vem por aí: a internet dos próximos 30 anos

  • Bruno Parodi – Co-Fundador da Usante 

  • Rafael Duton – Co-Foundador da Movile

  • Ari Frazão – Diretor Adjunto de Engenharia de Redes e Operações da RNP

 

18h15

ENCERRAMENTO

 

Festival:

Nos dias 26 e 27 de outubro, o HackTudo apresenta um incrível festival, com uma série de experiências interativas completamente gratuitas. Confira as principais atrações do evento:

HackExpo:

As atividades da Expo propõem aos visitantes experiências empolgantes que surgem de uma fusão da arte com a tecnologia. O evento convida uma seleção de artistas conhecidos pelo uso criativo de ferramentas inovadoras, como Leandro Vigas e Matheus Leston, para reinterpretar elementos da cultura digital de formas que surpreendem os sentidos. Nesta edição, os temas variam entre Realidade Virtual, Inteligência Artificial Generativa e outros assuntos do momento. Entre elas, os principais destaque são:

HackWall, apresentada pela Viridien: Uma parede de escalada de oito metros de altura desafia quatro pessoas para uma empolgante corrida contra o tempo com diferentes níveis de dificuldade. O público receberá instruções de escaladores profissionais. Esta instalação é apresentada pela Viridien, empresa de tecnologia avançada que combina ciência digital e dados da Terra para promover um futuro mais próspero e sustentável.

Cérebro-Luz:  Um busto de arame de 7 metros com uma reprodução luminosa em seu núcleo que representa inspiração original para a Inteligência Artificial: o cérebro humano. A instalação conta com uma viagem imersiva por Realidade Virtual (VR), com narração de uma marcante voz da cultura brasileira: Eva Byte, a clássica apresentadora virtual do Fantástico, dublada por Helen Britto.

HackPipa, do artista expositor Leonardo Souza: Esta instalação interativa propõe uma experiência coletiva em que os participantes conduzem pipas virtuais, por meio de seus próprios celulares, pela bela projeção de um céu azul.

HackSense, do artista expositor Clelio de Paula : “Mente Máquina: Criatividade na Era da IA” é uma exposição prática e interativa que discute assuntos importantes sobre Inteligências Artificiais Generativas, inclusive seus dilemas morais. Divididas em seções que exploram como essa tecnologia revoluciona a construção de palavras, imagens, gestos, a vida cotidiana e muito mais.

“Átomos Átrio” e “Are You For Real?”, do artista expositor Gustavo Milward: Duas instalações assinadas por Gustavo Milward põem o público para refletir através da tecnologia. A primeira, “Átomos Átrio”, tece uma relação entre o nosso coração e os átomos através de paineis de LED. A instalação sugere que, se tudo é composto por átomos, então todas as nossas ações, por mais sutis que sejam, reverberam, deixam marcas. A segunda, “Are You For Real?”,  um sistema de photobooth captura rostos do público em tempo real que são transformados pela inteligência artificial, dissolvendo as barreiras entre o que somos e o que podemos ser. 

    “Contato” e “DATA_Field”, do artista expositor Leandro Vigas: Duas instalações assinadas por Leandro Vigas trazem reflexões interessantes usando inteligência artificial. A primeira, “Contato”,  propõe ao público uma experiência simulando o primeiro contato com uma linguagem não inteligente, estimulando a comunicação entre o homem e a máquina por meio de gestos com respostas imediatas de ambos os lados. A segunda, “DATA_Field”, traz uma ótima visualização de dados sobre a ação humana nos principais biomas brasileiros. Dados reais sobre o desmatamento são utilizados como fonte para a geração dos gráficos e sons que convidam o visitante a percorrer a projeção que representa o número de focos de incêndio na floresta do Brasil, criada com informações dos dados. 

Exposição Supererróis, do artista Milton Montenegro: Esta exposição de imagens geradas por inteligência artificial generativa batizada de “Supererróis” traz uma releitura dos imponentes super-herois dos quadrinhos sob um olhar mais gentil, menos perfeccionista e mais aberto a erros e defeitos. 

 

HackRobot, apresentado pela Petrobras

Marcando presença no evento desde 2017, sempre levando as torcidas à loucura, os embates de Robôs retornam ao HackTudo 2024, com apresentação da Petrobras. Desta vez, o público assume o controle de seus próprios robôs na arena de hockey de robôs em uma competição eletrizante que lembra bastante o futebol. O objetivo é marcar gols para levar a sua equipe à vitória e se consagrar como um grande craque da eletrônica. A atração estará disponível de 14h às 22h.

 

HackDrones, apresentado pela Petrobras

Com a chegada dos drones, os robôs conquistaram os céus e o coração do público. Desde então,  corridas de drones vêm ganhando cada vez mais espaço na cultura digital e não poderiam faltar no HackTudo 2024. Uma Arena de Drones, apresentada pela Petrobras, será realizada por pilotos profissionais convidados de todo o Brasil em um circuito especial nos jardins da Cidade das Artes. O público poderá acompanhar diretamente da esplanada e ainda terá a chance também de aprender os fundamentos básicos para controlar um drone, já que o HackDrones também oferece oficinas e simuladores que proporcionam uma experiência prática, permitindo que o público decole para seu primeiro voo com drones de verdade.

 

HackMaker, apresentado pela DATAPREV

Apostando na força da mentalidade do “faça você mesmo”, o espaço maker do festival reinventa e atualiza brincadeiras conhecidas do grande público com a aplicação criativa de ferramentas tecnológicas. Desta vez, a tecnologia acessível ganha espaço nesta área, fruto de uma parceria entre o HackTudo e a AbleGamers Brasil, maior organização sem  fins lucrativos do mundo que combate o isolamento social de pessoas com deficiência através dos jogos eletrônicos. A instituição irá expor periféricos que adaptam os jogos de consoles tradicionais para que qualquer um possa jogar sem dificuldades, auxiliando no processo de conviver da melhor forma com as suas limitações. A iniciativa tem o comprometimento de incluir todos na cultura digital, uma preocupação importante para o diretor e curador Miguel Colker.

“Em cada edição do HACKTUDO, pensamos em novas maneiras de usar a cultura digital a favor da inclusão. A tecnologia não precisa ser esse fantasma que afasta as pessoas. Iniciativas como a AbleGamers provam isso. A inovação pode ser um catalisador de mudança e união”, defende Colker.

Este ano, o espaço maker é assinado pela patrocinadora DATAPREV, que completa 50 anos em 2024 e apresenta, em cada projeto maker, conceitos importantes relacionados às  iniciativas de digitalização, automação de processos e transformação digital dos serviços públicos, sem abrir mão da diversão. Além disso, a área ainda traz instalações interativas assinadas por grandes artistas nacionais, como Mau Jabur, Dekwilde e Vitor Moreira.

 

Confira detalhes sobre o HackMaker:

– AbleGamers Brasil: Promovendo a inclusão de pessoas com deficiência no meio dos games, a ONG internacional terá destaque no espaço maker. O grupo comanda um estande repleto de periféricos que adaptam controles de videogames tradicionais para as diferentes necessidades de jogadores PcDs.

– Snake Maker INSS: Inspirado no clássico dos celulares antigos, o famoso Jogo da Cobrinha ou Snake II é apresentado em uma réplica gigante do clássico celular Nokia 3310, assinada pelo artista Mau Jabur. Nesta edição especial, os pontos equivalem a anos de contribuição ao INSS e vence quem garantir a aposentadoria. 

– Genius da Segurança: O famoso jogo de memória da década de 80 ganha uma dimensão maior no HackTudo, nesta experiência assinada pelo artista Mau Jabur. Além de gravar a sequência de luzes coloridas sugerida pela máquina, o participante também aprenderá sobre os quatro dados biométricos que garantem um acesso seguro aos sistemas da Dataprev: Reconhecimento Facial, Íris Ocular, Impressão Digital e Padrão Vocal.

– Pongão de Dados: Assinada pelo artista Mau Jabur, esta variação moderna e inovadora do clássico game PONG, que lembra pingue-pongue, transforma o corpo do jogador no próprio controle por meio de sensores de movimento. Nessa versão, o  jogo faz alusão à dinâmica de transferência de dados segura entre usuário e a Dataprev: a mesa faz o papel dos servidores, e o disco, dos dados a serem transferidos.

– Guitarra Maker: Assinada pelo artista Mau Jabur, esta obra traz  um modelo de guitarra diferenciado fabricado a partir de um banco de bar, sem elementos tradicionais, guiada pela condutividade elétrica, mostrando na prática o melhor que a cultura maker tem a oferecer.

– Corrida de Leds: Nesta experiência assinada pelo artista Mau Jabur, cada participante ou grupo escolhe um caminho de luzes, aciona o controle remoto correto que tenha as mesmas cores da luz para avançar. Para chegar primeiro ao final é necessário reflexos ágeis, alto índice de atenção e pensamento rápido, porque a luz muda de cor de tempo em tempo.  Quem completar primeiro todas as luzes, ganha a corrida!

– Pinball: Assinado pelo artista Mau Jabur, este fliperama foi feito com o reaproveitamento de tecnologias defasadas em algo completamente novo. Combinados com o uso de tecnologias de fabricação modernas, como o corte a laser, uma tela de TV, um antigo monitor e um computador podem gerar uma experiência completamente diferente. É um nostálgico resgate às lembranças de infância e adolescência de quem viveu nas décadas de 70 ou 80 onde o jogo era a sensação. 

– QR-Cabeça: Assinada pelo artista Dekwilde, esta ativação eleva a brincadeira de quebra-cabeças para o mundo virtual. Os participantes precisarão completar uma figura de documentos importantes para qualquer cidadão brasileiro usando fragmentos que estão registrados em QR Codes. Conforme o jogador organiza os códigos no mundo real, a figura vai se completando no mundo virtual.

– Coloring Wall – Esta instalação foi pensada como uma forma de ajudar os mais jovens a vislumbrar um futuro brilhante usando a inteligência artificial. Assinada pelo artista Dekwilde, esta atividade incentiva os pequenos a colorirem um personagem dentro do tema “O que você quer ser quando crescer?”. Logo depois, as ilustrações coloridas “ganham vida” no mundo digital em um telão, formando um grande mural de profissionais, animado por inteligência artificial.

– Emoção Artificial – Assinada pelo artista Dekwilde, essa experiência mistura inteligência artificial e movimento para criar arte. Na instalação, uma câmera transforma a imagem dos participantes em partículas de energia em movimento. Ao serem “transportados”, fica claro para os participantes que as partículas são pequenas informações dentro de uma base de dados.

– Zoltan – Inspirado em uma antiga marionete conhecida por prever o futuro, o HackTudo terá a ilustre presença de uma versão atualizada do Zoltan, assinada por Vitor Moreira. Modernizado, o boneco usa inteligência artificial para fazer previsões assertivas sobreas profissões emergentes e as habilidades  necessárias para o futuro. Além disso, o Zoltan aborda a importância da  proteção social em um mercado de trabalho em constante evolução, enfatizando como políticas de proteção social são cruciais para garantir segurança e bem-estar em novas profissões. Tem dúvidas sobre o futuro? O Zoltan responde.

– Grafite sonoro: Descubra como os sons da sua profissão se transformam em arte. Assinada por Vitor Moreira, nessa experiência o público é convidado a desenhar em um “mural de profissões” que emite sons quando sofre interferências. O mural tem como tema “Desenhe os Sons da sua Primeira Profissão”. Ao tocar no desenho, os participantes podem ouvir sons relacionados às suas profissões, criando uma experiência sensorial onde visão e audição se complementam.

 

HackLab, apresentado pela SIS Swiss International School

Impossível pensar em inovações para o futuro sem considerar formas de preparar as novas gerações. Por isso, o HackTudo apresenta o HackLab, um espaço inovador de aprendizado para crianças e adolescentes, criado em parceria com a SIS Swiss International School. O espaço está repleto de oficinas que exploram a cultura maker, programação e tecnologia, estimulando a curiosidade, a resolução de problemas e a alfabetização digital desde tenra idade. Estes workshops estimulam as mentes dos jovens, incentivando-os a serem os inventores e inovadores do amanhã. A programação detalhada pode ser conferida no website do festival: www.hacktudo.com.br

Oficinas:

ReciclaBots

Os simpáticos beebots, robôs com programação simples realizada diretamente no próprio equipamento, precisam da sua ajuda para salvar os oceanos do lixo acumulado. Utilizando um tapete temático que representa o oceano, com recifes de corais e peixes, as crianças guiarão os reciclabots para recolher resíduos espalhados pelo tapete e direcioná-los para as lixeiras corretas. Na primeira etapa da oficina as crianças aprenderão os principais comandos para programar o beebot. Em seguida, poderão testar os seus conhecimentos no tapete de oceano. Por fim, as crianças estarão prontas para retirar os lixos do oceano e levá-los até a lixeira correta para reciclagem. As crianças precisarão utilizar o raciocínio lógico e pensamento algorítmico para desviar dos obstáculos e alcançar a linha de chegada. 

 

OzoMagics

As crianças serão estimuladas a utilizar a criatividade enquanto aprendem sobre programação e robótica. Elas serão os guias dos OzoMagicians em uma aventura pela floresta encantada, onde criarão um cenário mágico com os protótipos disponíveis. Após montarem sua própria floresta, elas construirão um caminho para seus Ozomagicians percorrerem.Utilizando os divertidos Ozobots, que podem ser programados usando códigos visuais, os participantes desenvolverão um circuito para que seus pequenos robôs possam explorar. Ao seguir o trajeto, as crianças aprenderão a usar comandos de cores, criando sequências lógicas que introduzem conceitos fundamentais como algoritmos, loops e condicionais, que são a base da programação. Elas também poderão aplicar adesivos para completar o cenário.

 

Mão na massinha!

Venha se divertir na oficina de massinhas que combina a criatividade da modelagem manual com a tecnologia interativa! As crianças são incentivadas a criar suas próprias esculturas e personagens com massinha, enquanto um aplicativo complementar é usado para dar vida às suas criações. Esta experiência permite que as crianças mergulhem em um mundo de descobertas, incentivando a imaginação, a coordenação motora e a narrativa, uma maneira divertida e única de aprender e se expressar.

 

Journey Through SIS 

Prepare-se para uma aventura incrível pelos países onde a SIS Swiss International School está presente! Nesta atividade, as crianças irão programar o BlueBot, um robô simpático que adora explorar, para uma viagem ao redor do mundo. A missão é visitar os países onde as escolas SIS estão localizadas, passando por diferentes pontos representados na maquete.Usando um tablet, as crianças vão programar o Blue Bot para sair de casa e chegar à escola, navegando por um caminho cheio de descobertas. Esta jornada não é apenas sobre aprender geografia e conhecer novos lugares, mas também sobre desenvolver habilidades importantes, como raciocínio lógico e pensamento algorítmico.

 

SIS Music

Nesta experiência única, os pequenos vão explorar o mundo fascinante da tecnologia e da física de uma maneira totalmente nova e divertida. Imagine transformar objetos do dia a dia, como frutas, papel e até massinha de modelar, em um instrumento musical de verdade! Sim, é isso mesmo! A mágica acontece quando unimos o conhecimento em tecnologia à criatividade, mostrando como até as coisas mais comuns do nosso dia a dia podem se transformar em algo extraordinário.

SIS Museum

A cada ano, alunos das escolas SIS ao redor do mundo participam da atividade internacional da SIS. O objetivo deste evento é fortalecer a comunidade internacional SIS e promover o intercâmbio entre países. Neste ano, alinhados com nosso foco em sustentabilidade, os alunos das nossas escolas na Suíça, Alemanha e Brasil foram desafiados a criar obras de arte utilizando materiais que, de outra forma, seriam descartados. O resultado foi uma exposição que está rodando o mundo! Coloque os óculos de realidade virtual e venha visitar o nosso museu online!

HackDelas 

Sempre apoiando a paridade de gênero no mercado tecnológico, o HackTudo traz para mais uma edição do evento o movimento HackDelas. Esta programação especial conta com oficinas ministradas por acadêmicas do projeto Tem Menina no Circuito, iniciativa que promove uma maior participação feminina na tecnologia e ciência através de atividades lúdicas que unem robótica, arduino, design e cultura maker. No Brasil, as mulheres representam apenas 17% dos programadores, segundo a Sociedade Brasileira de Computação. Incentivar uma participação cada vez maior delas em ambientes acadêmicos e profissionais ligados à tecnologia é o melhor caminho para melhorar esse números. Juntas somos mais fortes.

O HACKTUDO 2024 – Festival de Cultura Digital é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Petrobras. 
Apresentação: Petrobras.
Patrocínio: Dataprev, Bemobi, Viridien, Edenred Ticket Log Repom, Mosaico, Multiterminais e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Apoio: Domingues e Pinho Contadores, SIS Swiss International School, WeWork, ARX Investimentos, Prill Tecnologia, Gazeus Games, Instituto Yduqs + Estácio e Handtalk. 
Apoio de mídia: Itabus.
Hospedagem: Windsor Hoteis. 

Correalização: Futuro Pela Educação. 
Realização: Araucária Agência Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço: 

HACKTUDO – Festival de Cultura Digital
Local: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, RJ
Dias: 24 de outubro, 12h às 19h. Ingressos em: hacktudo.com.br/conference

Dias 26 e 27 de outubro, das 14h às 22h. Entrada gratuita. 
Confira a programação completa em: www.hacktudo.com.br

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital