Helder Viana faz show no Beco das Garrafas, em Copacabana

Hélder Viana - Foto; Sarah Cambraia

O compositor e violonista mineiro Helder Viana se apresenta no dia 13 de setembro, sábado, às 20h, no Little Club, no icônico Beco das Garrafas, em Copacabana.

Com a direção musical do também mineiro Kiko Continentino, Helder apresenta um repertório com canções autorais, como “Maria”, “Dama da noite”, “Lajes” e alguns dos maiores sucessos da MPB e Bossa Nova, como o Barquinho (Roberto Menescal), Bananeira (João Donato), Água de Beber (Tom Jobim), Samba de Verão (Marcos Valle) e muitos outros clássicos.

Além de Kiko, Helder completa seu quinteto com os experientes músicos Tino Junior (sopros), Jamil Joanes (contrabaixo) e Paulo Braga (bateria). E como convidada especial, a cantora de voz suave e ágil, chamada de “flauta”, Lucynha Lima.

Helder Viana

Não é de hoje que o compositor e violonista mineiro Helder Viana é elogiado por grandes nomes da música brasileira. E esse prestígio marca o seu retorno aos palcos.

Oriundo de uma tradicional família de congadeiros, Helder Viana nasceu no município de Oliveira, interior de Minas Gerais, em 1963. Iniciou a carreira artística em 1978, no festival da canção local, passando depois a residir em Belo Horizonte, para onde foi estudar e tocar em bares, em 1984. Participou do “I Seminário Brasileiro da Música Instrumental”, idealizado por Toninho Horta e realizado em Ouro Preto, em 1986. Nessa época, estudou violão com Amauri Aranha e trabalhou como percussionista em diversas bandas, como a instrumental Nhoc. No teatro, tocou em peças como “Zumbi”, “Os Saltimbancos”, “O Trem das Vertentes” e “Tempestade” (tendo feito a trilha sonora da última). Acompanhou diversos artistas, entre eles, Amelinha, Oswaldinho do Acordeon e Sivuca.

Em 1994, foi o vencedor do “I Festival do Tribunal de Justiça de Minas Gerais” com a composição “Búzios”, interpretada pela cantora Loslena e julgada pelo emblemático letrista Fernando Brant. Em 2001, lançou o primeiro álbum, “Cabrália”, com participações especiais do saxofonista Chico Amaral, do guitarrista Celso Moreira e do percussionista Sidinho Moreira. O show do disco percorreu o Sudeste por quase uma década e foi aclamado pela crítica, ganhando elogios de ninguém menos do que Milton Nascimento. Entre 2011 e 2013, realizou a sua primeira turnê internacional, passando por Portugal, Itália, Espanha, França e Inglaterra, registrada em dois DVDs. Após dois anos de pandemia, ele retorna aos palcos do Rio de Janeiro – onde não se apresentava desde 2019 – com um time de artistas renomados.

Ficha técnica: 

Helder Viana: Violão e voz

  • Kiko Continentino: Teclado e arranjos
  • Jamil Joanes: Baixo
  • Paulo Braga: Bateria
  • Tino Júnior: Sopros
  • Participação especial: Lucynha Lima – Voz

Serviço: 

Show: Helder Viana quarteto com participação especial da cantora Lucynha Lima
Local: Beco das Garrafas (Little Club) – Rua Duvivier, 37, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Data: 13/09/2025
Horário: 20h
Valor do ingresso: R$ 60
Site da casa: https://becodasgarrafas.com.br
Reservas: 2543-2962 ou 21 97077-9585

Instagram: https://www.instagram.com/helderhviana/

Related posts

Shopping Metropolitano Barra apresenta Rolé do Guedes com gravação de audiovisual

Trilha de Tom Jobim, será apresentada pela primeira vez com coreografia da Cia de Ballet Dalal Achcar 

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia