Escola de dança do Solar Meninos de Luz faz apresentações no dia 23 de outubro, quinta-feira, com mais de 200 crianças e jovens do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.
Espetáculos revelam talentos e celebram o trabalho realizado ao longo do ano por alunos da escola, que oferece educação em período integral na comunidade.
Com entrada gratuita, encenações partem do tema “Eu Planto, você planta, nós colhemos”.
A Escola de Dança Solar convida o público para sua apresentação de final de ano. Serão duas encenações, no dia 23 de outubro, que selam o trabalho realizado ao longo de 2025 pelas turmas de balé clássico, jazz, hip hop e dança criativa da escola Solar Meninos de Luz, no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. O evento começa às 15h, com o espetáculo “Eu planto, você planta, nós colhemos”, estrelado pelos talentos mirins da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Em seguida, às 16h10, tem início “O Menino do Dedo Verde”, com jovens do Fundamental 2 e do Ensino Médio. A escola de dança é uma das iniciativas do Solar Meninos de Luz, com apoio da Squadra Investimentos e Artplan, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS RJ).
O Solar Meninos de Luz oferece educação em tempo integral, atendendo a 403 alunos, do berçário ao Ensino Médio. Com 34 anos de atividade educativa, além das atividades curriculares obrigatórias, a escola oferece mais de 30 atividades educativas extras. “No Solar, as expressões artísticas complementam o currículo escolar. Só nas aulas de dança, oferecemos 301 vagas e 136 horas de aula por semana. Temos também uma orquestra, teatro, além das atividades esportivas, judô, capoeira, basquete…”, diz Isabella Maltaroli, diretora pedagógica do Solar.
Atualmente, 234 alunos do Solar Meninos de Luz estão matriculados nas aulas de dança oferecidas pela escola. As mais concorridas são as de Dança Criativa, com 87 participantes; seguida de Balé, com 68; Hip Hop, com 62; e Jazz, com 17. Com coordenação artística de Fabiana Valor, a escola segue a metodologia do Studio ValorArte. Todo ano, para apresentar o resultado dos esforços realizados pelos dançarinos ao longo dos meses, no final do segundo semestre as turmas se unem e fazem uma grande apresentação pública, no auditório da escola, com capacidade para 200 pessoas. Neste ano, serão dois espetáculos inspirados no argumento “Eu Planto, você planta, nós colhemos”, tema que norteia as atividades do Solar Meninos de Luz em 2025.
Eleito pela terceira vez consecutiva “Uma das 100 melhores ONGs do Brasil” pelo Instituto Doar, em 2024, o Solar Meninos de Luz mantém-se por meio de apoios e parcerias de empresas e pessoas físicas. O retorno avaliado em 2024 pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS/SROI) mostra que, de cada um real investido, são gerados R$ 7,05 em benefícios sociais para a comunidade, um retorno de mais de R$ 43 milhões à sociedade. Uma das formas de contribuir para o Solar Meninos de Luz é apadrinhar uma criança, fazendo uma doação recorrente para o suporte educacional, ou doar outros recursos para manutenção dos serviços de saúde, cultura, esporte e assistência social. Mais informações, no site: www.solarmeninosdeluz.
SOBRE OS ESPETÁCULOS
“Eu planto, você planta, nós colhemos”
15h às 15h40
Educação Infantil e Fundamental 1
Nossos talentos mirins apresentam coreografias que permeiam a temática da natureza. No espetáculo, a água, as sementes, as plantas, flores e animais inspiram os passos dos pequenos dançarinos.
“O Menino do Dedo Verde”
16h10 às 17h
Fundamental 2 e do Ensino Médio
O espetáculo conta a história de Tistu, um menino com um dom especial: um polegar que faz as plantas florescerem magicamente. O garoto usa seu “dedo verde” para transformar locais sombrios em jardins, opositores em amigos, espalhando esperança por onde passa. A história será contada através de coreografias, narrativas, pequenos diálogos e algumas “frases corporais”.
SERVIÇO
Apresentações da Escola de Dança Solar
Realização: Solar Meninos de Luz
Data: 23 de outubro de 2025, quinta-feira
Local: Solar Meninos de Luz – Auditório
Horários: “Eu planto, você planta, nós colhemos”, das 15h às 15h40; “O Menino do Dedo Verde”, das 16h10 às 17h
Ingressos gratuitos
Classificação etária: livre
Lotação: 200 pessoas
End: R. Saint Roman, 149 – Copacabana – Rio de Janeiro – 22071-060
www.solarmeninosdeluz.org.br