Hiperorgânicos promove três dias de atividades gratuitas no Futuros – Arte e Tecnologia

Um espaço de experimentação transdisciplinar que une arte, ciência e pensamento crítico em torno das relações entre o biológico e o digital. Esta é a proposta do evento Hiperorgânicos, que ocorre no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, entre 5 e 7 de novembro, reunindo artistas, cientistas e pensadores do Brasil e do exterior para discutir o papel dos microbiomas na criação artística e reflexão sobre práticas sustentáveis.

 

Com o tema “Microbiomas poéticos: Coabitar o Invisível”, a programação gratuita da 12ª edição do Hiperorgânicos, produzida pelo Núcleo de Arte e Novos Organismos – NANO (EBA/UFRJ), é composta de duas frentes complementares. A primeira delas é um Laboratório Aberto (OpenLab), com duração de dois dias, em 5 e 6 de novembro, que consiste em um encontro imersivo entre artistas-pesquisadores e o público, com um intercâmbio de experimentos que envolvem robótica, sonorização, visualização de dados, performance e dança, integrando práticas de baixa e alta tecnologia de ponta em trocas colaborativas e experimentais. A segunda frente é um simpósio no dia 7, que promove um espaço de diálogos para artistas do OpenLab, educadores e pesquisadores aprofundarem os debates sobre as relações entre arte, tecnologia, natureza e sociedade.

“Ao longo de seus doze anos de existência, o Hiperorgânicos tem se afirmado como um verdadeiro celeiro de experimentação. Embora nasça no contexto acadêmico, o OpenLab subverte os paradigmas tradicionais de pesquisa ao privilegiar o processo, a invenção e o encontro. Em diálogo com o público, o evento propõe um espaço onde cada participante é convidado a se abrir para uma investigação sensível e coletiva, em que o saber se faz pela escuta e pela experiência”, afirmam Guto Nóbrega e Malu Fragoso, artistas-pesquisadores e coordenadores do Hiperorgânicos.

A programação do Hiperorgânicos reúne coletivos, artistas e pensadores da América Latina e da Europa, expandindo a rede de pesquisa e colaboração entre práticas artísticas e científicas emergentes. Entre eles, estão nomes como a artista ítalo-argentina Lena Becerra; a arquiteta chilena María José Besoain; o desenvolvedor de projetos culturais francês Julien Bellanger; os coletivos artísticos brasileiros ‘2050’ e ‘Fissura’, entre outros nomes e organizações. Mais informações sobre os participantes e a programação completa do evento podem ser encontradas no site AQUI.

“O Futuros – Arte e Tecnologia tem como uma de suas principais vocações ser um espaço de convergência onde diferentes trajetórias, linguagens e experiências artísticas se encontram e dialogam. Iniciativas como o Hiperorgânicos promovem interações que desdobram na mistura de visões, repertórios e linguagens. Buscamos assim impulsionar a criação de obras que dificilmente nasceriam de maneira isolada”, destaca o gerente de cultura do Instituto Futuros, Victor D’Almeida.

SERVIÇO

Hiperorgânicos
Data: 5 a 7 de novembro de 2025

Open Lab: 5 e 6 de novembro, das 11h às 20h

Simpósio: 7 de novembro, das 11h às 19h
Local: Futuros – Arte e tecnologia

Endereço: R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ

Programação completa: AQUI

Entrada franca

Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 20 anos, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia é um espaço de exibição, criação e inovação artística. Com uma programação gratuita voltada a todos os públicos, o espaço promove e recebe exposições, apresentações artísticas, espetáculos teatrais, entre outros eventos que convidam o público a refletir sobre temas que norteiam sua linha curatorial, como meio ambiente, ancestralidade, diversidade, educação e tecnologia. O Futuros abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que mantém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil e atividades interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

O centro cultural tem gestão do Instituto Futuros. Desde agosto de 2025, o Futuros – Arte e Tecnologia recebe o projeto Upload, realizado pela Zucca Produções, e correalizado pelo Futuros – Arte e Tecnologia e pelo Coletivo 2050, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, com patrocínio da Serede, Oi, Eletromidia, Rastro,Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC.

Related posts

Festival A GIRA movimenta a Pequena África com diversas apresentações no MUHCAB

Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro começa 2026 com oficinas gratuitas em cinco núcleos

Curso gratuito seleciona gestores brasileiros para ampliar a inclusão efetiva de PCDs no mercado de trabalho