Início » História do logotipo Chanel

História do logotipo Chanel

por Redação
CHANEL

Chanel (nome completo “Chanel S. A.”) é uma empresa da França, envolvida na produção e venda de artigos de vestuário, perfumes e artigos de luxo. A empresa foi fundada pela estilista e estilista parisiense Gabrielle “Coco” Chanel (o apelido “Coco” foi recebido pelo fundador da casa enquanto trabalhava como cantora em um cabaré na França).

Criando a marca Chanel

A marca Chanel nasceu em 1909 quando a jovem costureira Gabrielle Chanel e um conhecido aristocrata francês Etienne Balzan abriram sua loja. As roupas feitas por Gabrielle foram apresentadas nos círculos da elite francesa: no apartamento de Etienne, entre aqueles que podiam se dar ao luxo e à não-trivialidade.

O primeiro sucesso para a marca que ainda não existia foi trazido pela roupa de cabeça feminina minimalista: chapéus elegantes com pequenos brilhos rapidamente pegaram a fantasia das mulheres da moda. Não demorou muito para que Chanel se tornasse sinônimo de elegância e concisão.

Em 1910, a Coco abriu uma grande loja com chapéus de grife. Inicialmente, na área adquirida, a estilista queria fazer um ateliê onde costurava vestidos. No entanto, a casa já tinha uma loja de roupas, devido à qual a Coco foi rejeitada.

Em 1913, foi apresentada a primeira coleção de roupas esportivas femininas. Estes artigos de armário eram vendidos em Deauville e Biarritz. Já em 2 anos, a marca Chanel se tornou amplamente conhecida na França.

O famoso perfume Chanel #5 foi produzido em 1921. A Coco queria que o perfume criado representasse a feminilidade e a singularidade de cada representante do sexo justo. O perfume foi nomeado Chanel #5 porque era o número favorito da Coco.

Em 1924 Chanel introduziu as jóias com pérolas (um par de brincos contrastantes: branco e preto).

Nos anos 30, a Coco começa a produzir vestidos de noite alongados. A brilhante coleção de roupas de verão da Chanel, distinguida pelas cores contrastantes, também entrou na história da moda com sucesso.

História do logotipo Chanel

CHANEL

O logotipo da Chanel apareceu pela primeira vez em 1925 em um frasco de perfume Chanel No. 5. Em 1926, começou a ser aplicado a todos os produtos da marca. Durante muito tempo, os admiradores da casa de moda tinham a certeza de que as letras “C”, em forma de espelho, simbolizam o nome do fundador. Paralelamente a estas especulações, havia versões de interpretação como “as letras “C” – a personificação do apelido “Coco” e “espelho “C” = nome + apelido”.

Há alguns anos, o site oficial Chanel publicou a verdadeira história por trás do logotipo da Coco Chanel: o símbolo do espelho “C” foi inspirado por um vitral na capela do salão do convento Aubazine, onde as crianças do orfanato freqüentemente iam para rezar (Gabrielle viveu lá por vários anos).

Logotipo e nome da marca Chanel

O logotipo Chanel na forma de duas ferraduras cruzadas apareceu pela primeira vez em 1925 em um frasco de perfume Chanel #5. De acordo com uma versão, as ferraduras representam símbolos de sucesso e boa sorte. De acordo com outra, a mais provável, a fundadora da marca Gabrielle Chanel teceu suas iniciais neste logotipo – Coco Chanel.

O símbolo de Chanel é a camélia branca, uma flor preferida de Mademoiselle Chanel, que ela usava para decorar seus trajes. A camélia podia ser feita de cetim, tweed, pele, plástico ou papelão.

Logotipos Chanel de diferentes anos

Ao longo da história da Chanel, o logotipo não mudou significativamente: os símbolos espelhados em “C” apareceram em 1925: e eles permaneceram os mesmos desde então.

No início dos anos 40, uma grande inscrição CHANEL picada começou a ser impressa sob o logotipo da Chanel. Ela foi escrita em letras maiúsculas, em fonte reta.

Em meados dos anos 50, o componente gráfico do emblema é feito em círculo (é demonstrado na foto do logotipo CHANEL). E o nome da marca está agora localizado na parte superior. Esta variante do logotipo que a empresa utiliza no momento.

Chanel: as conquistas e filosofia da marca

Chanel – uma das casas de moda mais famosas da França, uma marca internacionalmente reconhecida de produtos de design de luxo. Sob a marca Chanel, hoje produz roupas, calçados, bolsas, perfumes, cosméticos, relógios e jóias.

Tradicionalmente, as primeiras damas de diferentes estados usavam produtos Chanel, incluindo as presidentes americanas Jacqueline Kennedy e Nancy Reagan, assim como Margaret Thatcher, Diana Spencer e a princesa Charlotte Casiraghi de Mônaco.

Os rostos de Chanel

Chanel foi anunciada pelas atrizes Catherine Deneuve, Marilyn Monroe, Audrey Tautou, Vanessa Paradis, Carole Bouquet, Kate Moss, Nicole Kidman e Keira Knightley. Em 2012, Emma Watson se tornou a cara da empresa. O ator Brad Pitt se tornou o primeiro homem a participar da publicidade do perfume Chanel #5.

Os proprietários da Chanel

  • De 1909 a 1971, Gabrielle Bonheur Chanel.
  • De 1971 a 1976 – Yvonne Dudel, Jean Casaubon e Philippe Gibourge.
  • A partir de 1977, a família Wertheimer.

Os fabricantes de Chanel

Os produtos de beleza e perfumes Chanel são produzidos nas fábricas da empresa localizadas perto de Grasse (França), perto de Paris. Também tem suas plantações de flores e ervas, cujos extratos são utilizados na fabricação de produtos de beleza Chanel, bem como três institutos de pesquisa envolvidos na aplicação dos cosméticos e perfumes Chanel.

Conclusão

O logotipo Chanel personifica a estabilidade e a beleza sutil da modéstia: foi este sinal descomplicado ao longo do século XX que foi (e ainda é) a referência de limpeza e brevidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via