Início » Histórias andinas e sons do Chile fazem parte das atrações do CCBB Educativo – Lugares de Culturas, no CCBB Rio, para todas as famílias
Foto: Leo Braga

Histórias andinas e sons do Chile fazem parte das atrações do CCBB Educativo – Lugares de Culturas, no CCBB Rio, para todas as famílias

por Redação

‘Canções para Afastar o Medo: contos e acalantos latinoamericanos’ é o tema da atividade Contação de Histórias, que acontecerá no Teatro 3 (2º andar) do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro no próximo dia 28, às 15h. A atividade será apresentada pela atriz e cantora Rosana Reategui, com uma linguagem lúdica e intimista para toda a família. Ela intercala teatro, narração de histórias, animação de formas têxteis e cantigas de ninar indígenas do continente latino americano. Rosana está vinculada à tradição oral andina e seu trabalho dialoga com a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, em cartaz no CCBB Rio até o dia 29 de janeiro de 2024.

Ainda relacionado à exposição Tesouros Ancestrais do Peru, o CCBB Educativo- Lugares de Culturas realiza o Encontro com Educadores no sábado, dia 28, com Diego Xavier. O convidado compartilhará pesquisas desenvolvidas ao longo de oito anos sobre as filosofias e narrativas ancestrais da cultura Inca e explorará as possibilidades de articulação dessas tradições na elaboração de dispositivos artístico-pedagógicos. Diego Xavier é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com pesquisa em educação museal e território e doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), e atua como professor de História da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

O encontro acontece às 10 h do sábado (28), no Cinema 1 (térreo), do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site (bb.com.br/cultura) ou diretamente na bilheteria do CCBB Rio uma hora antes do evento. A atividade é realizada pelo CCBB Educativo – Lugares de Cultura e destinada aos educadores de instituições, ONGs e outros projetos. No evento serão sorteadas viagens de ônibus para alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais), localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, visitarem a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”.
As visitas mediadas para todo o público estão também disponíveis todos os dias da semana, em diversos horários, mediante retirada de ingresso.

Na atividade Livro Vivo, nos sábados, domingos e feriados, às 15h, o público é convidado a ler uma imagem. Por meio de livros de tecidos peruanos, confeccionados pela Manos Que Cuentan, são apresentadas histórias da cultura peruana a partir de texturas e cores.

Já a Visita Teatralizada é outra atividade que interage com o público, que passeia e conhece as instalações do prédio inaugurado no centro da cidade em 1906, como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em que hoje está instalado o CCBB RJ. Os atores se apresentam vestidos com figurinos de época para contar a história. Os detalhes artísticos e arquitetônicos da construção são apresentados aos visitantes, que percorrerão o prédio adquirido pelo Banco do Brasil para ser sua sede na década de 1920. Em 1960 o edifício passou a ser a Agência Centro e, posteriormente, a Agência Primeiro de Março. A visita conta com intérprete de Libras e ocorre todas as sextas, às 13h.

Outra atividade é a Hora do Conto – Patrimônio Histórias de Memórias, em que histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. A proposta é viver experiências a partir da ficção, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.

A Campos de Arte/ Ouvidos da Memória, no Térreo do CCBB Rio, é um mobiliário interativo. Nele visitantes têm acesso a uma instalação que procura reproduzir, de forma sonora, os elementos presentes nas fotografias de Evandro Teixeira, inspirada na exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973”, em cartaz no CCBB Rio até 13 de novembro de 2023. O objetivo é permitir que, por meio da escuta, o visitante sinta emoções e se transporte a experiências, mesmo aquelas que nunca viveu. A ideia é fazer com que as pessoas experimentem uma imersão auditiva e construam paisagens, de forma criativa, através do som. A classificação indicativa é de 12 anos.

A visitação à exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973” segue em todos os dias da semana (exceto às terças-feiras). Outra visita mediada, a Patrimônio: Caminhos da Memória, apresenta o passado através da arquitetura e conta as histórias do prédio do CCBB Rio. Ainda no campo da investigação, a atividade Pequenos Exploradores mostra a história do CCBB às famílias de um modo diferente. A viagem começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos da história.

Serviço

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Ingresso: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj

Você pode gostar

Deixe um comentário

Share via