Hoje o casal Iara e Eduardo compartilham a história de Regina Tchelly fundadora do Favela Orgânica no Rio de Janeiro – RJ:
“Antes de aprender a transformar a relação das pessoas com os alimentos, eu entendi que precisava me transformar. Nasci no interior da Paraíba e me reinventei ao mudar para o Rio de Janeiro, onde logo fui trabalhar como empregada doméstica. Sempre amei cozinhar e na minha terra aprendemos a “aproveitar até o talo”, então ao me deparar com tamanho desperdício de alimentos nas feiras livres próximo ao local que trabalhava, fiquei surpresa!
Inquieta do jeito que sou, logo arregacei as mangas e apresentei meu projeto de aproveitamento integral dos alimentos em 2011 para uma banca avaliadora de um curso de capacitação de – Jovens Periféricos – . No entanto, veio o baque: meu primeiro balde de água fria, pois segundo eles se tratava de algo muito complexo a ser feito.
E eu sou mulher de desistir? Coisa nenhuma! Afinal, tinha uma missão – unir as pessoas através do alimento.
Botei o projeto para rodar quase um mês depois em minha casa mes-mo, com apenas R$ 140 reais que nem meus eram. Mas foi no momento quando vi as mulheres da minha comunidade – empregadas domésticas como eu – tendo a oportunidade de transformarem suas vidas através do curso de culinária inclusiva que tinha acabado de montar, pensei “é gol”.
Não deu outra, em poucas semanas gente de fora do país estava querendo saber o que era essa tal de Favela Orgânica.
Pois é, se tivesse aceitado aquele grande NÃO de quem se dizia entendido no assunto de negócios e empreendedorismo nas favelas, 11 meses depois não teria ganho o prêmio de mulher empreendedora de comunidades do Brasil.
O SEGREDO ESTÁ EM MODIFICAR A FORMA COMO É VISTO O ALIMENTO, PROPORCIONANDO A UNIÃO E REPRESENTATIVIDADE ATRAVÉS DELE.
Tenho parceria com produtores e feirantes locais, assim incentivamos não só uma alimentação melhor e redução do desperdicio, valorizamos toda a comunidade pois não quero ser uma – estrela – quem fazer brilhar uma constelação inteira.
Hoje o projeto inspira cada vez mais gente e já me levou a palestrar no Brasil todo e até mesmo fora dele, conduzindo uma transformação de dentro para fora assim como foi a minha história.
Nossa principal atuação hoje é nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, porém sempre recebemos de braços abertos todos que querem aprender sobre o aproveitamento total dos alimentos.
A FAVELA ORGÁNICA TRABALHA COM O CICLO DA VIDA E O CICLO DO ALIMENTO: E DEVOLVER PARA A TERRA O QUE A TERRA NOS DÁ E CONSCIENTIZAR QUANTO AO NOSSO CONSUMO. “