Hoje (14/07) tem Belo e Péricles na Expo Cordeiro 2025, que segue até 20 de julho com atrações gratuitas

MARTINHO DA VILA ABRIU A PROGRAMAÇÃO MUSICAL GRATUITA DA EXPO CORDEIRO 2025, QUE SEGUE ATÉ 20 DE JULHO NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES RAUL VEIGA. FOTO: ROBSON MEIRELLES

Com mais de 100 anos de história, a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Cordeiro chega à sua 81ª edição reafirmando a importância de um dos maiores e mais tradicionais eventos do interior do Brasil. Reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a Expo Cordeiro 2025 começou no último sábado (12/07) e segue até domingo (20/07), no Parque de Exposições Raul Veiga, com entrada gratuita. O evento promove cultura, entretenimento, agronegócio e desenvolvimento regional em um ambiente acolhedor e democrático, de ampla estrutura e programação voltada para todos os públicos.

Nos primeiros dias, milhares de visitantes acompanharam as atrações iniciais da programação, com destaque para os shows de Martinho da Vila, no sábado (12/07), e de César Menotti & Fabiano, no domingo (13/07), que embalaram o público com muita emoção e sucessos consagrados. A agenda musical segue nesta segunda (14/07) com uma noite especial, que traz dois grandes nomes do samba e do pagode: Péricles, às 21h30, e Belo, às 23h45. Nos próximos dias, sobem ao palco: Eduardo Costa (15/07), Joelma (16/07), Nando Reis (17/07), Dennis (18/07), Daniel (19/07) e Michel Teló (20/07). De terça a quinta, os shows começam às 23h; de sexta a domingo, à meia-noite.

A Expo Cordeiro, que se consolida como uma das maiores vitrines da economia e da cultura fluminense, tem patrocínio de Cimento Nacional, ENEL, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura) e Águas do Rio; apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e EMATER; e realização da Prefeitura de Cordeiro. Mais do que um evento festivo, a feira promove o encontro entre produtores rurais, comerciantes, artesãos e artistas, reforçando o papel estratégico de Cordeiro no cenário estadual.

“Cordeiro vai entregar em 2025 a melhor festa já realizada até hoje”, afirma o prefeito Leonan Melhorance. “A 81ª edição é prova do crescimento desta que é a maior exposição do estado, e a mais antiga do Brasil. Com a organização dos últimos anos foi possível incrementar a programação artística, trazendo o que há de melhor na música brasileira. Entre as atrações para a família, iniciamos este ano o espaço Agro Kids, com diversas atrações de música, circo, teatro e fazendinha”, destaca.

Mais do que um evento festivo, a Expo Cordeiro é um ponto de encontro entre cultura, entretenimento e desenvolvimento regional. Com uma programação democrática, a estrutura do evento também contempla áreas acessíveis para pessoas com deficiência, fraldários, feiras de artesanato e gastronomia, além das atividades agropecuárias tradicionais, como concursos leiteiros, rodeios, leilões e julgamentos de raças.

A valorização dos talentos locais também é prioridade. A Tenda Cultural reunirá diariamente talentos de Cordeiro e região em um total de 62 apresentações musicais e 300 artistas, que celebram a diversidade de estilos e ritmos da cena serrana. Uma programação especial foi pensada para promover os músicos da terra e garantir o clima de festa ao longo de todo o evento. O público poderá ainda visitar exposições de arte e artesanato, manifestações culturais populares e participar de atividades em família nos espaços temáticos do parque, reforçando o vínculo entre a tradição rural e a criatividade regional.

Criada em 1921, por iniciativa do então presidente da República, Epitácio Pessoa, a Expo Cordeiro nasceu com o objetivo de fomentar a agricultura e a pecuária na Região Serrana do Rio de Janeiro. Ao longo das décadas, tornou-se um símbolo de identidade local e um marco econômico e cultural do município. Em 2021, ano do seu centenário, a exposição foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei nº 9.352.

SERVIÇO
EXPO CORDEIRO 2025 | PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Data: de 12 a 20 de julho de 2025
Local: Parque de Exposições Raul Veiga
Horário dos shows no palco principal: segunda (14/07), às 21h30 (Péricles) e 23h45 (Belo); de terça a quinta, às 23h; de sexta a domingo, à meia-noite.

ATRAÇÕES MUSICAIS DO PALCO PRINCIPAL

12/07 (sábado) | Martinho da Vila

13/07 (domingo) | César Menotti & Fabiano

14/07 (segunda-feira) | 21h30: Péricles / 23h45: Belo

15/07 (terça-feira) | Eduardo Costa

16/07 (quarta-feira) | Joelma

17/07 (quinta-feira) | Nando Reis

18/07 (sexta-feira) | Dennis

19/07 (sábado) | Daniel

20/07 (domingo) | Michel Teló

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA TENDA CULTURAL

EVENTO GRATUITO

Related posts

Maria Bethânia acaba de ganhar as últimas datas em São Paulo

Samba do Leo Russo

Blue Note Rio terá shows da dupla Kleiton e Kledir, Diogo Gomes, banda Go Black e mais