A hora e a vez dos anônimos brilharem

O Carnaval é a maior festa popular do planeta. E, se engana quem pensa, que ele se restringe a quatro dias de folia, glamour, luzes, alegria e colorido. Além da comissão de frente, mestres-salas, portas-bandeiras, passistas, rainhas de bateria, ritmistas, coreógrafos,  existem milhares de pessoas por trás, fazendo toda magia e beleza acontecer. O evento mais querido por cariocas, todo o povo brasileiro e também do mundo, movimenta profissionais e atividades ao longo de todo o ano. Resumindo, são 365 dias em que o Carnaval está presente na vida de muita gente. Profissionais dedicados que são responsáveis pelo sucesso da festa e, muitos, pouco conhecidos do público. Mas isso está prestes a mudar!

No dia 09 de maio, será realizada uma cerimônia para entrega de Troféus e de Medalhas de Honra do Prêmio Anônimos do Carnaval, no Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro, das 18h às 21h30, em uma premiação que alcançará profissionais fazedores do Carnaval das Escolas de Samba da Série Ouro e do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Serão contemplados(as) trabalhadores(as) de quadra, de barracões e desfilantes.

A cerimônia pretende dar visibilidade às pessoas que se dedicam à realização do Carnaval. A maioria das premiações atuais, não contemplam operários(as) de base, que trabalham para dar vida aos enredos idealizados pelos carnavalescos. Por isso, o Prêmio Anônimos do Carnaval vai dar luz a pessoas invisibilizadas, como: segurança, porteiro, serviços gerais, cuidador(a) de banheiro, atendente de bar, baianas, velha-guarda, passistas, ritmistas, foliões(ãs) e outros.

Jurados
Jurados

Com base na Constituição Federal, no Art. 1º, parágrafo III, que versa a dignidade da pessoa humana e o Art. 5º, que garante o direito de igualdade perante a Lei, o Prêmio será um marco na história do Carnaval pela igualdade humana.

A premiação aos Anônimos e às Anônimas do Carnaval tem como objetivo incentivar pessoas de baixa renda e que se dedicam aos desfiles a continuarem contribuindo com potencial humano na festa de maior representatividade turística para a cidade do Rio de Janeiro, com a entrega de troféus pelo desempenho em diversos quesitos avaliados pela comissão.

Contemplar a Cidade do Rio de Janeiro com uma festividade que irá potencializar a importância de valorizar os(as) fazedores(as) de Carnaval Carioca, que tem visibilidade mundial, irá permitir a inclusão social e a diminuição da desigualdade social de pessoas menos favorecidas para que sejam incluídas em um contexto que há anos tem sido elitizado. As pessoas que amam o Carnaval se dedicam sob chuva, sob sol e sob variações de temperaturas para ensaiarem na intenção de garantirem o direito de desfilar, muitas vezes são desvalorizadas com a falta de fantasias, de sapatos e de adereços. Mesmo assim, se entregam de corpo e alma, por amor às escolas de samba, na intenção de garantirem a melhor pontuação para a agremiação.

“Ter uma premiação de cunho reparatório e que dará ênfase ao programa do atual governo que sancionou a Lei 14.567/2023, que reconhece as escolas de samba como manifestação da cultura nacional alinhará os objetivos do governo que é acabar com a desigualdade social e devolver os direitos do povo”, explica Cleber Silva, criador da premiação.
O Prêmio Anônimos do Carnaval prestará um serviço voltado à igualdade racial e à valorização do meio ambiente, incentivando mudanças de comportamento para garantia do respeito e da valorização nas agremiações e na sociedade em geral.

Serviço:
Prêmio Anônimos do Carnaval
Dia: 9 de maio
Hora: Das 18h às 21h30
Local: R. Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Apresentação do Bloco Orunmilá e  Capoeira de Mulheres do Grupo Senzala 
Entrada gratuita com nome na lista . Contato  21 96727-3127
Para mais informações acesse: premioanonimosdocarnaval.com.br e siga @premio_anonimosdocarnaval

Ficha técnica
Organização: Cleber Sillva, Fabiana Netto, Kaio Marins, Leandro dos Santos, Vall Neves, Wagner Catão
Apresentação: Rute Alves
Estilista: Edson Berto
Fotografia: Valber Luis
Luz: Welton Abreu
Social Mídia: Róger Lima
Assessoria de Imprensa: Ana Linhares e Isabel Ludgero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui