Não é de hoje que a caipirinha é uma das maravilhas brasileiras que encantam os visitantes do país. O drink caiu até mesmo no gosto da estrela da série Bridgerton (Netflix), a irlandesa Nicola Coughlan (Penelope Featherington), que classificou a caipirinha como uma das suas coisas preferidas no Brasil ao visitar o país neste mês de maio.
Pensando nisso, o Pura Vida Hostel passou a oferecer um workshop de como fazer a caipirinha perfeita. O curso acontece todas às terças-feiras, às 19h30, no próprio hostel, localizado no coração de Copacabana. Os alunos conhecem a história da bebida brasileira, seus ingredientes e passo a passo de como preparar o drink. Os criadores pedem uma ajuda de custo de R$30 para quem quiser participar da experiência, para cobrir o valor dos ingredientes. Ao final, os participantes ganham duas caipirinhas em retorno.
Além da receita tradicional, o curso também mostra outros tipos de caipirinhas autorais do hostel, feitas com cachaças de cravo e canela, rum e outros destilados. “É um drink que leva poucos ingredientes e é, na teoria, de simples preparo. Mas se a dosagem não for certa, a bebida não fica boa”, explica Felipe Imbroisi, sócio do local.
Aulas de dança gratuitas
Após o workshop, o hostel organiza uma aula gratuita de samba, às 20h. A classe dura uma hora e recebe tanto alunos estrangeiros quanto locais. Os encontros são rápidos, com movimentos mais naturais para que os alunos possam aprender o básico rapidamente.
As aulas são ministradas pela professora de dança e passista da Portela Nati Malveira. Logo após a experiência, os participantes são convidados a colocar o conhecimento em prática em rodas de samba na Lapa, guiadas por voluntários do hostel.
“É uma forma que encontramos para ajudar os turistas, inclusive de outras partes do Brasil, a imergir na cultura carioca, não apenas consumindo, mas entendendo a história e importância dos nossos costumes, desde os drinks que bebemos à como festejamos”, esclarece Felipe.
Casarão centenário
O Pura Vida Hostel fica localizado em um casarão do século XX, que já foi casa do embaixador da Polônia, fica aos pés do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho. Próximo a Praia de Copacabana, o espaço se tornou um ponto de encontro entre viajantes do mundo todo e cariocas, oferecendo além de acomodações, aulas de dança, gastronomia, arte, festas típicas e eventos que refletem o espírito descontraído do Rio de Janeiro.
Endereço: Rua Saint Roman, 20 – Copacabana
Horário: Workshop de Caipirinha às 19h30, seguido por aulas de samba que começam às 20h.
Mais informações: https://puravidahostel.com.br/
1 comentário