I Festival Internacional Goitacá de Cinema abre convocatória para oficinas formativas, com inscrições de 9 a 19 de junho

Equipe do Festival Goitacá

O I Festival Internacional Goitacá de Cinema, que acontecerá de 19 a 24 de agosto, está com inscrições abertas para profissionais interessados em ministrar oficinas na sua programação formativa. A convocatória, que terá inscrições de 9 a 19 de junho, é voltada para profissionais que atuam na formação audiovisual e que tragam em suas práticas o compromisso com a diversidade, a inclusão e o fortalecimento de narrativas plurais.

As oficinas podem ser feitas por profissionais do audiovisual com perfil educador, agentes culturais, coletivos, iniciativas comunitárias e redes ligadas à extensão universitária, cultura e políticas públicas. O candidato deverá propor no formulário o valor estipulado pela hora/aula. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1_oaJD-ASwehiPU9mPpIAoe2KIxskqcPeLxsFwoa27S0/preview

A programação formativa é um dos pilares do festival e tem como foco ampliar o acesso e a qualificação de pessoas interessadas na produção audiovisual, especialmente aquelas que fazem parte de grupos historicamente minorizados. Por isso, a convocatória busca propostas que promovam espaços de troca, aprendizado e fortalecimento de saberes, considerando recortes de raça, gênero, território, classe, etnia e diversidade sexual.

“O festival nasce com o compromisso de ser um espaço de construção coletiva, em que a diversidade não é apenas pauta, mas prática. Com o tema “Preservar e Formar para o Futuro”, queremos oficinas que dialoguem com os desafios e potências dos territórios, valorizando as múltiplas vozes que compõem o audiovisual brasileiro e internacional”, destaca Fernando Sousa, diretor-geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema.

O evento, que acontecerá no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), conta com a parceria da Diretoria de Cultura e da Escola de Extensão da UENF, fortalecendo o papel da universidade pública na promoção do acesso ao conhecimento e no desenvolvimento social.

“A Escola de Extensão tem como missão fortalecer o vínculo da UENF com a sociedade, aproximando os diferentes saberes e experimentações acadêmicas e populares. A participação no I Festival Internacional Goitacá de Cinema destaca o papel da universidade como agente de transformação social, contribuindo na formulação de políticas públicas e na interação dos conhecimentos acadêmicos com os saberes populares”, destaca Daniel Gonçalves, coordenador da Escola de Extensão da UENF.

Segundo ele, a principal contribuição da Escola de Extensão será oferecer suporte acadêmico e administrativo às oficinas formativas, que serão gratuitas e abertas ao público, reafirmando o compromisso da UENF com o desenvolvimento regional, a cultura e a democratização do acesso ao audiovisual.

“Esta será uma excelente oportunidade de reativar a Escola de Extensão e concretizar seus objetivos perante a sociedade, envolvendo estudantes, professores, servidores, instituições, setores privados, sociedade civil, movimentos sociais, empreendedores e profissionais ligados à cultura e à arte”, completa Daniel.

O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Ferroport. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). Conta com a parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria e do Projeto Caminhos de Barro. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Unimed Campos. Tem a parceria de mídia do Canal Curta e do Grupo Folha.

SERVIÇO:

I Festival Internacional Goitacá de Cinema
De 19 a 24 de agosto de 2025
Mais informações em breve.

Quiprocó Filmes:

A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. Realizamos oficinas audiovisuais em parceria com instituições da sociedade civil.

Siga a Quiprocó Filmes:

Instagram: https://www.instagram.com/quiprocofilmes/

Twitter: https://twitter.com/quiproco_filmes

LinkedIN: https://www.linkedin.com/company/quiprocofilmes

Facebook: https://www.facebook.com/quiprocofilmes

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtpEScDM2N1-ES1-ZAeQ32A

Vimeo: https://vimeo.com/quiprocofilmes

Siga o Festival Goitacá de Cinema:

Instagram: https://www.instagram.com/festivalgoitaca/

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio