I Festival Internacional Goitacá de Cinema: Campos dos Goytacazes ganha seu primeiro festival de cinema internacional, que acontece entre 19 e 24 de agosto de 2025

Com idealização e realização da Quiprocó Filmes, o festival terá cinco mostras competitivas, num total de mais de 50 filmes, além do Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, de um programa de formação, o Cine Market Goitacá e homenagem a Zezé Motta

por Redação
Festival Internacional Goitacá de Cinema

Campos dos Goytacazes sempre teve vocação cinematográfica. É a cidade onde, pela primeira vez, houve a exibição pública de um filme brasileiro. Também é uma cidade que já foi contratada para clássicos da TV e do cinema nacional, como “Escrava Isaura” (1976) e na Boca do Mundo (1979), de Antônio Pitanga. Campos vai entrar de vez na rota dos festivais de cinema, com a primeira edição do Festival Internacional Goitacá de Cinema , idealizado e produzido pela Quiprocó Filmes , e que ocupará a cidade entre os dias 19 e 24 de agosto de 2025 , em diversas salas de cinema e espaços culturais, com a chancela da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e patrocínio da Ferroport.

Ao todo, pelo menos 50 filmes serão exibidos nos seis dias, deste que é o primeiro festival de cinema da cidade. A Zezé Motta , nascida em Campos, será uma grande homenageada do evento, tendo uma mostra com seu nome dedicado a filmes que contemplam diversidade de raça e gênero. A convocatória de filmes e o regulamento geral serão lançados no dia 28 de março , em um gesto de homenagem à cidade, que completa 189 anos nestes dados.

Gabriel Barbosa e Fernando Sousa, diretores da Quiprocó Filmes, na coletiva de imprensa do festival

Gabriel Barbosa e Fernando Sousa, diretores da Quiprocó Filmes, na coletiva de imprensa do festival

O festival também vai promover o Seminário de Cinema do Norte e Noroeste Fluminense e o Programa de Formação , com oficinas e debates para cineastas, estudantes e profissionais da área e de áreas correlatas, além do Cine Market Goitacá , um evento voltado para o mercado audiovisual, que vai gerar oportunidades de negócios para a região.

“O festival marca um momento histórico para Campos produções, abrindo portas para novos talentos, impulsionando negócios, gerando empregos, dinamizando a economia regional e fortalecendo a cena cinematográfica local. Com o tema “Preservar e Formar para o futuro”, a proposta está sendo forjada em meio a retomada do projeto da Escola Brasileira de Cinema e Audiovisual. A nossa missão é inspirar novos criadores, conectar novos criadores e colocar a cidade de vez no mapa do cinema internacional ”, afirma Fernando Sousa, diretor-geral do evento.

Fátima Pacheco, Coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur e Fernando Sousa, diretor-geral do festival

Fátima Pacheco, Coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur e Fernando Sousa, diretor-geral do festival

I Festival Internacional Goitacá de Cinema tem patrocínio da Ferroport, apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Casa de Cultura Villa Maria, da Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Cine Darcy e do Projeto Caminhos de Barro. Conta ainda com a parceria de mídia do Canal Curta e do Grupo Folha.

Mesa da coletiva de imprensa, que aconteceu nesta sexta (4 de abril)

Mesa da coletiva de imprensa, que aconteceu nesta sexta (4 de abril)

Os filmes serão divididos em cinco mostras competitivas e o troféu dos vencedores será confeccionado por mulheres artesãs de Campos

A curaria de filmes vai valorizar a multiplicidade de linguagens, destacando novos e experientes realizadores, com a intenção de estabelecer o diálogo e a troca de experiências. O Festival também representa uma oportunidade de crescimento do Turismo e do comércio na região, além da criação de um ambiente de negócios da Economia Criativa, contribuindo para a formação de mão-de-obra desenvolvida em um dos principais centros econômicos do país. Os longos e curtas selecionados para o I Festival Internacional Goitacá de Cinema serão divididos entre cinco mostras temáticas. As inscrições começaram no dia 28 de março.

Mostra Competitiva Brasileira: longas e curtas nacionais, inéditos no Brasil ou não, compreendendo 4 categorias: curta ficção, curta documentário, longa ficção e longa documentário;

Mostra Competitiva Internacional: longas e curtas internacionais, inéditos no Brasil ou não, compreendendo 4 categorias: curta ficção, curta documentário, longa ficção e longa documentário;

Mostra Competitiva Zezé Motta: sessões com filmes que promovem a diversidade de raça e gênero no cinema brasileiro. A proposta da mostra é fortalecer o vínculo do festival com a região, por meio da figura icônica de uma das maiores atrizes da TV e do cinema brasileiro. A mostra contará com duas categorias de premiação: curtas e longas;

Mostra Competitiva KBrunquinho: dedicada a crianças e adolescentes, com sessões voltadas para diversas faixas etárias. Um espaço aberto para os jovens espectadores viverem a experiência de um festival de cinema, que também contemplará filmes para toda a família. A mostra contará com duas categorias de premiação: curtas e longas;

Mostra Competitiva Olhares da Planície: dedicada a apresentar ao público um panorama da produção cinematográfica e contribuir com a difusão da produção audiovisual do interior do Rio de Janeiro, estimulando a revelação de talentos. O show contará com duas categorias de premiação: curtas metragens e longas metragens e os vencedores levarão o Troféu Kbrunco , que será inspirado na cultura da região.

“ Buscamos valorizar a cultura local não somente na criação do troféu, mas de toda a comunicação do festival, trazendo elementos representativos da cidade de Campos e da região para envolver ainda mais o público ”, diz Flora Sant’anna, coordenadora de comunicação do festival.

Atividades de formação e eventos para o mercado serão destaques

Além da programação de filmes, um dos objetivos principais do I Festival Internacional Goitacá de Cinema é fomentar o cinema local, por meio de ações de formação. Uma delas será o Seminário de Cinema e Audiovisual Norte e Noroeste Fluminense , com mesas que irão propor ricas discussões sobre o mercado com grandes profissionais. O seminário conta com o apoio da FAPERJ e da CAPES, e a participação será gratuita.

Além disso, o Programa de Formação terá oficinas e masterclasses gratuitas, com inscrições prévias, para estudantes de Cinema, Comunicação e muitas pessoas interessadas em conhecer o “fazer cinematográfico”. Mais informações sobre o seminário e o Programa de Formação serão divulgadas em breve.

Paralelamente à programação do festival, também vai acontecer o Cine Market Goitacá , um evento focado no mercado do audiovisual, que tem o objetivo de se consolidar como uma plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro no Norte Fluminense e em intercâmbio internacional.

“ A proposta é que o evento se consolide como um espaço de conexões no interior do Rio de Janeiro, a partir de parcerias e encontros produtivos garantindo aos projetos um espaço para a realização de laboratórios, mentorias, encontros individuais, premiações, ações de cooperação e intercâmbio em nível nacional e internacional ”, conclui Fernando Sousa.

SERVIÇO:

I Festival Internacional Goitacá de Cinema

De 19 a 24 de agosto de 2025

Inscrições abertas: https://linktr.ee/quiprocofilmes

Sobre a Quiprocó Filmes:

A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, mudando a maneira como as pessoas veem suas próprias vidas e os diferentes elementos de nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. Realizamos escritórios audiovisuais em parceria com instituições da sociedade civil.

Siga a Quiprocó Filmes:

Instagram: https://www.instagram.com/quiprocofilmes/

Twitter: https://twitter.com/quiproco_filmes

LinkedIN: https://www.linkedin.com/company/quiprocofilmes

Facebook: https://www.facebook.com/quiprocofilmes

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtpEScDM2N1-ES1-ZAeQ32A

Vimeo: https://vimeo.com/quiprocofilmes

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
Send this to a friend