Ícone da comédia na França, aos 91 anos, o ator e diretor Pierre Richard será homenageado no Festival de Cinema Francês do Brasil em novembro

Pierre Richard

Lenda viva da comédia na França com quase 70 anos de carreira, o ator, diretor e roteirista Pierre Richard é o homenageado do 16º Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Festival Varilux), que ocorre entre 27 de novembro e 10 de dezembro em cinemas de todo o país. Aos 91 anos e com mais de 100 filmes no currículo, Pierre desembarca em São Paulo no dia 30 ao lado da mulher, a modelo brasileira Ceyla Lacerda, com quem é casado há quase três décadas. Ele vem apresentar – também no Rio – o longa ‘Sonho, Logo Existo’ (L’homme qui a Vu L’ours qui a Vu L’homme), seu retorno à direção após quase 30 anos. Exibida em sessão especial no Festival de Cannes deste ano, onde o artista também foi celebrado, a produção – escrita e estrelada por ele – acompanha a história de dois homens de diferentes gerações que criam um vínculo improvável enquanto protegem um urso de circo fugitivo no interior da França.

E para conhecer um pouco mais do artista que também ganhou fama na Rússia, o Festival de Cinema Francês do Brasil apresenta também uma retrospectiva com cinco filmes que marcaram sua trajetória no cinema: “Loiro, alto e de sapato preto/Le Grand Blond avec une Chaussure Noire”, de Yves Robert; “Um sopro entre os dentes/Um Nuage entre Les Dents”, de Marco Pico; e “O Brinquedo/Le Jouet”, “A Cabra”/La Chèvre” e “Os Fugitivos/Les Fugitifs”, de Francis Veber. Nascido em 1934, Pierre Richard foi alçado à fama por seu talento cômico no cinema francês no início da década de 70, interpretando personagens desajeitados e atrapalhados, mas também sonhadores e carismáticos. Conhecido por seu humor físico e timing cômico característico, seu estilo de atuação é frequentemente associado a nomes como Harpo Marx e Charles Chaplin. Em 2006, recebeu um prêmio César honorário em reconhecimento à sua carreira de sucesso no cinema francês.

Em 2025, o Festival de Cinema Francês do Brasil segue com o apoio de Varilux – marca do grupo Essilor Luxottica – como “Patrocinador Master”. Conta também com os patrocínios do banco BNP PARIBAS, que entra pela primeira vez em 2025, do grupo PERNOD RICARD, da EDENRED, da VOLTALIA, do FAIRMONT e da AIR FRANCE, além do Ministério da Cultura – por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

Siga FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS DO BRASIL nas redes:

Instagram / TikTok / Facebook / Youtube / Giphy / Spotify: @FestCineFrancesBR

hashtag: #FestCineFrancêsBR

A BONFILM

lém de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Festival Varilux de Cinema Francês) que, nos últimos 15 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 2 milhões de espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e contou com uma edição recente em São Paulo em 2024. A produtora Bonfilm também é idealizadora, em São Paulo, do Espaço Cultural CNP de Realidade Virtual, integralmente dedicado à exposições culturais em realidade virtual, como ‘Uma Noite com os Impressionistas’ e ‘Mundos Desaparecidos’.

Related posts

2025 é o ano dos relançamentos: número de filmes reexibidos cresce cinco vezes, revela Ingresso.com

Com Ingrid Guimarães e Rafa Chalub, “Perrengue Fashion” já é o quarto maior lançamento nacional de 2025

Veggari relembra que quase foi desclassificada do filme Divino Amor por causa da altura