Foto: Camila Curty Fotografia

Idealizadores da peça “Passport” falam sobre expectativa para estreia: “É uma oportunidade especial”

por Redação

Baseada na obra de Gustavo Ott, “Passport” tem estreia marcada para hoje (30) na Lona Cultural Municipal Jacob Bandolim e permanece em cartaz ao longo do mês de Junho em diferentes locais do Rio de Janeiro

A falta de comunicação e a ausência de identidade de uma pátria são retratados pelo dramaturgo venezuelano Gustavo Ott em espetáculo  contemplado pelo edital FOCA – Fomento à Cultura Carioca 2022 da  Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Estreia hoje, (30) o espetáculo “Passport”. Dirigido e protagonizado por Camila Curty, Pablo Cortez e Victor Almeida, o projeto é baseado na obra de Gustavo Ott e trata assuntos delicados como a ausência de comunicação e identidade. A primeira apresentação será em palcos cariocas, na Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim, e o elenco e produção guardam boas expectativas para a estreia.

“Passport” se desenvolve em meio a uma situação inusitada que leva o público a refletir importantes questões sociais. Eugênia (Camila Curty) se perde em uma estação de trem de um país esquecido. Ao buscar ajuda, descobre que seu passaporte não é reconhecido naquele local, se tornando uma ameaça e dando início a uma sequência de atos conspiratórios e perigosos por parte dos oficiais.

“O processo de autoconhecimento e consequentemente de cura, vem de um lugar incômodo, de olhar para aquilo que a gente não quer ver ou finge que não existe. Então nosso objetivo é que através desse espetáculo, possamos olhar para as nossas sombras, fazendo da arte um canal para questionar se existe esperança para a nossa sociedade, se nos sentimos pertencentes à nossa pátria ou se somos nós refugiados de nós mesmos”, relata Camila.

O espetáculo traz o elenco formado por Pablo Cortez, Victor Almeida e Camila Curty. Já a produção fica por conta de Marcos Covask e Luiz Felipe Machado. Ansiosos para a estreia, o elenco se prepara semanalmente desde janeiro para entregar um texto que promete comover e tocar e o público.

“Acredito que o público pode esperar tudo, menos um espetáculo que não o mova, que não o sensibilize de alguma forma. E a nossa ambição é a de que esse movimento leve o espectador a refletir como interage e comunica com a sociedade. Minhas expectativas para a estreia são altas! Vivenciar o mundo e, especialmente o Brasil de três anos atrás, e imaginar que hoje estaríamos produzindo um espetáculo presencial, é um tanto quanto inacreditável. É uma oportunidade especial, e que só reforça o caráter de resistência do teatro brasileiro”, afirma Victor.

Pablo Cortez completa: “Uma vontade muito grande de compartilhar o que desenvolvemos nesses meses de processo e que nos inspirou desde a escolha do texto até o momento da estreia”.

Contemplado pelo edital FOCA – Fomento à Cultura Carioca 2022 da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, essa é a primeira produção teatral do coletivo Laboratório de Atores e permanece em cartaz ao longo do mês de Junho, em diferentes locais do Rio de Janeiro. A agenda também conta com apresentações abertas ao público e em escolas públicas. A diretora e protagonista de “Passport”, Camila Curty guarda grandes expectativas para a estreia.

“Estou bastante feliz e ansiosa. Temos nos dedicado quase que integralmente ao projeto há muitos meses. Liberar o que construímos para o mundo e poder debater sobre assuntos tão pertinentes, me anima bastante”, conclui Camila.

Confira as datas e locais das apresentações:

SERVIÇO – PASSPORT: 

  • DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 minutos
  • CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos
  • DIAS: 30 e 31 de maio de 2023
  • HORÁRIOS: 13h30 e 15h30 (02 sessões por dia)
  • LOCAL: Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim
  • ENDEREÇO: Praça do Barro Vermelho s/nº, Praça Geraldo Simonard, Pechincha
  • INGRESSOS: Sessões gratuitas para estudantes da rede pública.

DIAS: 02 de junho de 2023 

HORÁRIOS: 14h e 19h (02 sessões)

LOCAL: Arena Carioca Fernando Torres

ENDEREÇO: Rua Soares Caldeira, 115 – Parque Madureira

INGRESSOS: Sessões gratuitas para estudantes da rede pública.

DIAS: 17 e 24 de junho de 2023 

HORÁRIOS: 20h

LOCAL: Teatro Firjan SESI Jacarepaguá

ENDEREÇO: Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ, 22743- 010

INGRESSOS: R$ 30,00 INTEIRA e R$ 15,00 MEIA

FICHA TÉCNICA 

  • AUTOR: Gustavo Ott
  • DIREÇÃO: Camila Curty
  • ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Pablo Cortez
  • ELENCO: Camila Curty / Pablo Cortez / Victor Almeida
  • FIGURINOS: Marcos Covask
  • ILUMINAÇÃO: Bruno Henrique Caverninha
  • CENÁRIO: Camila Curty / Marcos Covask
  • CENOTECNIA: Jonathan Silva
  • TRILHA SONORA: Rafael Fonseca (Rafeau) PROGRAMAÇÃO VISUAL: Leandro Fazolla ASSESSORIA DE IMPRENSA: DD Assessoria VÍDEO: Guapoz Produções Artísticas
  • PRODUÇÃO EXECUTIVA: Marcos Covask ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Luiz Felipe Machado REALIZAÇÃO: Laboratório de Atores

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via