Início » III Festival de Letras, Artes, Meio Ambiente e Tecnologia em Paquetá, Santa Teresa e Mendes

III Festival de Letras, Artes, Meio Ambiente e Tecnologia em Paquetá, Santa Teresa e Mendes

por Redação
Exposição de Fotografia Santa Teresa

Durante todo mês de novembro até 07 de dezembro, acontece o III FLAMATEC (Festival de Letras, Artes, Meio ambiente e Tecnologia), um evento comemorativo dos 12 anos do Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá, projeto de educação ambiental e cultura, desenvolvido pela ONG O NOSSO PAPEL.

Este ano o evento será realizado na Ilha de Paquetá, Santa Teresa e em Mendes. O objetivo é compartilhar para outras comunidades o projeto, levando arte, cultura, educação ambiental e tecnologia para o público infanto-juvenil e suas famílias.

O evento terá como destaque a exposição itinerante de fotografia Olhares- Baía de Guanabara, que acontecerá paralelamente em Paquetá, Santa Teresa e Mendes com mais de 100 fotografias registradas pelo olhar de crianças e jovens moradores de Paquetá, realizadas entorno da Baía de Guanabara com alunos das escolas públicas locais. Paisagens de Paquetá, trabalhadores da Ilha, entorno da Baía de Guanabara, entre outras, sendo que parte das imagens foram produzidas postais para venda.

As atividades ligadas à saúde e meio ambiente contarão com a participação da UNIRIO MEDICINA e pelo laboratório de Microbiologia das Águas do projeto Lacqua, da UNIRIO, através de vídeos educativos, palestras e oficinas.

Paralelamente, faz parte da programação palestras, rodas de conversas, oficinas de vídeos, reciclagem, pipas, contação de histórias, mímica, poesia, literatura e muito mais. Sem falar, da participação especial da APPERJ – Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro, que contará sobre algumas lendas importantes que existem na Ilha de Paquetá.

Paquetá terá experiência no Metaverso

A bucólica Paquetá, mapeada e introduzida no Google Street View, em 2019, em parceria entre a Ong O Nosso Papel e o coordenador da Ilha Digital do projeto Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá, José Felipe do Santos Lima, morador da Ilha, irá trazer com uma das novidades do evento, a experiência inédita dos óculos de realidade virtual ao mundo Metaverso e ainda uma oficina com drones junto aos jovens das comunidades que não conhecem essa tecnologia.

O encerramento do festival será marcado por dois eventos de Natal na Comunidade Júlio Otoni, em Santa Teresa, no dia 07 de dezembro, que terá a produção coletiva de uma árvore de Natal, inspirada no tema Águas do Mar, cujo a estrutura será feita com redes de pesca e os enfeites inspirados em peixes e tartarugas de PET, onde poderão através de desenhos e frases colocar seus desejos para o mundo em 2023. Todo material utilizado será feito com papel reciclado desenvolvido pela ONG O NOSSO PAPEL, na Comunidade Júlio Otoni, em Santa Teresa.

Os Projetos:

O projeto Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá que integra e semeia arte, cultura, educação ambiental, tecnologia e ciência, desenvolvido pela ONG O Nosso Papel, sob a coordenação técnica da psicóloga e arte educadora Claudia Luna,  trabalha com  um modelo de  gestão compartilhada junto aos coordenadores, moradores da ilha,  como  Ana Claudia Casado, Cecília Fonseca e José Felipe dos Santos Lima.

A Ilha de Paquetá é considerada um excelente “refúgio” no meio do caos da cidade, e é também reduto de muitos artistas, poetas, escritores, músicos, que escolheram o local para viver.

A ONG O Nosso Papel, que nasceu de um projeto pioneiro no Rio de Janeiro em   educação ambiental, o PVE da PUC Rio, ampliou o  trabalho do Ponto de Cultura cujas ações já eram realizadas por moradores da Ilha através da utilização de metodologia específica para crianças com realizações de inúmeras oficinas de reutilização de materiais integradas a processos criativos.

O trabalho foi ampliado e passou a promover experiência científica graças a participação da UNIRIO PROEXC Laboratório de Microbiologia das Águas – projeto LACQUA – coordenado pela Dra. Natascha Krepsky e UNIRIO Medicina – Programa Interconsulta coordenado pela Dra Terezinha Belmonte.

A atividade literária também foi ampliada, sendo lançado desde 2008 com apoio da APPERJ – Associação de Poetas do Estado do Rio de Janeiro, da qual a coordenadora técnica faz parte desde 2001, o evento Ponto com Letra realizado na Biblioteca Escolar Municipal Joaquim Manoel de Macedo, na EM Joaquim Manoel de Macedo e em espaços públicos promovendo o intercâmbio de escritores com as crianças de Paquetá.

O Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá foi o primeiro Ponto de Cultura na Ilha sendo aprovado no edital de 2005 do Ministério da Cultura e posteriormente conveniado com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio Janeiro sendo parte de uma enorme rede a nível estadual e nacional e através da relação direta com o Ponto de Mídia Livre, que atua na área de comunicação com canais abertos nas redes sociais para a divulgação do trabalho de todos os Pontos localizados no Rio de Janeiro.

Evento III Festival de Letras, Artes, Meio Ambiente e Tecnologia

www.flamatec.nossopapel.org.br

www.nossopapel.org.br

www.pontodeculturapaqueta.com.br

https://youtube.com/watch?v=0oMgZ3JvOmg&feature=share

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via