O espetáculo “IMPROVISA COMIGO ESTA NOITE” será apresentado no Teatro Ziembinski, na Tijuca, em curta temporada de 3 a 11 de setembro, com sessões às terças e quartas, às 20h. Sozinho no palco, o ator Claudio Amado conta com a participação espontânea da plateia para criar cinco cenas inéditas e improvisadas a cada noite. Os espectadores, que se tornam coautores do espetáculo, têm a oportunidade de contribuir com a dramaturgia de diversas formas: cantando uma canção em conjunto, representando a voz de Deus, movimentando o corpo ou até mesmo utilizando a lanterna de seus celulares.
Apesar de ser uma peça interativa, participa quem quiser. As cenas são criadas em parceria com o coletivo dos espectadores de cada noite. Ninguém é escolhido ou chamado ao palco. Todos interagem sentados em suas poltronas. Não existe “cena de plateia”, mas sim “cenas com plateia”. É uma obra teatral única e coletiva, onde o autor e o intérprete estão presentes e criando tudo ali juntos, na hora.
“Nos estádios esportivos o público canta, grita, faz Olas, torce, solta fogos, agita bandeiras, e pode fazer quase tudo. Nos shows de música o público canta, pula, levanta os braços e acende os celulares. Por que no teatro só se pode rir e bater palmas? Eu queria libertar os espectadores e, ao mesmo tempo, ter um parceiro para criar as histórias comigo”, enfatiza Claudio Amado. Com 30 anos de trajetória artística e 20 anos dedicada ao improviso, este é o 37º espetáculo de improvisação de sua carreira, mas pela primeira vez estará sozinho no palco, guiado o tempo todo pela plateia. “Neste espetáculo, eu sou o intérprete de um ‘Dramaturgo-Coletivo’, como diz Augusto Boal no seu livro ‘Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas'”, finaliza.
IMPROVISA COMIGO ESTA NOITE estreou em novembro de 2023 na Colômbia, durante a 5ª edição do CUNDIMPRO, festival internacional de improvisação, e agora cumpre sua terceira temporada no Rio de Janeiro em celebração aos 20 anos de atividades da Cia. Teatro do Nada, grupo pioneiro do Teatro de Improviso no Brasil. Segundo Claudio Amado, o maior diferencial do espetáculo é a parceria constante do público com o ator na construção das cenas.
“É impressionante como o público, de todas as idades, participa espontânea e efusivamente de todas as cenas. É como se descobrissem um brinquedo novo, um tipo diferente de teatro no qual eles podem participar o tempo todo, interferir e ajudar na construção das histórias. Até mesmo a estreia na Colômbia, falando em portunhol, foi assim também, histeria pura. Parece mais um público de show de rock ou de partida de futebol do que de uma peça de teatro”, destaca.
A ideia do formato surgiu em 2017 durante uma apresentação do Teatro do Nada na qual a plateia participou espontaneamente de uma cena, fazendo uma figuração como fãs de uma personagem. A partir daí, Claudio começou a pesquisar diferentes possibilidades de interação do público durante toda a performance, não apenas sugerindo temas e títulos no início como acontece normalmente no teatro de improvisação.
Ficha Técnica
- Formato, Direção e Atuação: Claudio Amado
- Trilha Sonora: Taiyo Omura
- Iluminação: Pedro Garcia
- Produção Executiva: Juliana Calafange
- Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues/Aquela Que Divulga
Serviço
- Onde: Teatro Ziembinski
- Endereço: Rua Heitor Beltrão s/ n⁰ – Tijuca (Estação São Francisco Xavier)
- Quando: dias 03, 04, 10 e 11 de Setembro (terças e quartas) às 20h
- Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)
* meia-entrada: Além dos casos previstos em lei, a meia-entrada será concedida a jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários-mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a profissionais da educação, e através do programa “Carioca Paga Meia”.
Venda de ingressos: na bilheteria ou pelo site: https://riocultura.eleventickets.com/#!/home
Capacidade: 138 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos