Inauguração do 1º Rooftop de Samba na Mangueira

Quem me Dera Samba

Fachada da fábrica
Fachada da fábrica

Um sonho antigo de três amigos apaixonados por samba vai virar realidade no próximo dia 27/07, a partir das 20h, na Mangueira, com a inauguração do primeiro rooftop com samba na região. O sonho pode ser resumido no nome dado ao local “Quem me Dera Samba”, na verdade um novo evento cultural para celebrar a tradição do samba e o amor que todo carioca tem por esse movimento de resistência. Em ambiente acolhedor com raízes na comunidade, o objetivo do espaço é receber sambistas de todas as idades.

As ruínas da antiga fábrica de azeitonas Red Indian S.A., que fica na Rua Visconde de Niterói nº 728, foram transformadas: 600 metros quadrados de fachada reconstruídos e pintados, além do rooftop, onde vai ser o samba, totalmente reformado, inclusive com alvenaria e parte elétrica novas. Os sócios responsáveis por essa façanha, já que o terreno estava abandonado há muitos anos, decidiram empreender indo além do samba. Eles idealizaram um projeto que, na verdade, irá se transformar em um movimento dentro da Mangueira. Como a antiga fábrica tem três andares, a ideia é transformá-los em espaços culturais com oficinas dedicadas aos moradores e frequentadores locais.

Quem são esses desbravadores? Rafael, marido da vocalista do grupo Confraria Carioca; Rodolfo, percussionista e criador do Confraria; e, Nelson, frequentador assíduo das rodas de samba da cidade. E por falar no Confraria, o “Quem me dera Samba” será a nova casa do grupo que, ultimamente, tem feito muito sucesso no mundo do samba e pagode, além de conquistar público com suas músicas autorais. 

As atrações confirmadas para a inauguração são: Grupo Confraria Carioca, Vinny Santa Fé e Grupo Art Junior. Nos intervalos, DJ Aranha. O Confraria Carioca é formado por cantores, compositores, diretores musicais, instrumentistas… Eles circulam por um repertório de sucessos do samba de raiz e do pagode, além de criarem uma mistura gostosa de MPB, axé e sertanejo em ritmo de samba. O sambista e autodidata Vinny Santa Fé foi atleta profissional de karatê, da Seleção Brasileira.  Há 10 anos, ele ingressou no cenário artístico apresentando músicas com temáticas ligadas a problemas sociais. Vinny já é considerado referência da nova geração do samba. O Grupo Art Junior é cria da comunidade. Já passou por diversas rodas de samba, mas mantém o público cativo que conquistou na Mangueira. Essa apresentação será marcada pela volta do vocalista Vitor Art.

O repertório do grupo é repleto de sucessos do samba de raiz, clássicos, sucessos mais recentes e de composições próprias ao som de Rodolfo Marques, Felipe Araujo, Endrigo Manhães, Lucas Bernardo e Nanda Monteiro.

O evento é colaborativo e a boa noticia é que a cerveja vai estar liberada entre 20h e 21h. Mais informações no Instagram: @quemmederasamba.

Serviço

Dia: 27/07

Hora: a partir das 20h

Local: Rua Visconde de Niterói nº 728 – Mangueira

Ingresso: colaborativo

Censura Livre (menores só acompanhados dos responsáveis)