Inédita aventura de João Carlos Marinho chega às livrarias e ganha evento de lançamento

Imagem de João Carlos Marinho, do arquivo pessoal de família [📷: Divulgação]

Em 1948, aos 13 anos de idade, João Carlos Marinho Silva, como ainda assinava na época, escreveu a história de As Joias Desaparecidas em um caderno espiral que foi guardado e preservado durante muitos anos. A aventura, que até o ano de 2023 se mantinha inédita, ganha agora uma bela edição pela Global Editora.

Leia também > Globo Livros lança novo “Nós Somos a Luz”, de Matthew Quick

No livro, o leitor conhece um jovenzinho que vive na cidade de Santos, SP, e que, ao folhear um jornal bem antigo, se depara com a notícia da prisão de dois ladrões de joias que, ao serem pegos, jogaram o grande tesouro no mar. Esse protagonista, que tem o mesmo nome do autor, nem imaginava que iria ser peça fundamental para a resolução do crime das pedras preciosas muitos anos depois.

E, para celebrar a memória do autor, a Global Editora está organizando um evento em homenagem ao seu legado, no próximo dia 2 de dezembro, sábado, das 15h às 17h, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, e contará com a presença de Beto e Cecília Furquim, filhos do autor, além do booktoker Tiago Valente (@otiagovalente), referência entre os influenciadores literários, que realizará a leitura dramatizada de parte de As Joias Desaparecidas.

João Carlos Marinho foi o primeiro autor que li na vida, e a sensação única de desvendar o mistério de O Gênio do Crime pela primeira vez marcou minha vida e minha formação como leitor para sempre. Poder participar do lançamento de As Joias Desaparecidas é uma honra e uma experiência que o pequeno Tiago que se encantava com a sua primeira leitura (de muitas) jamais imaginaria viver!”, comenta Tiago, após receber o convite da editora para interpretar a obra do autor no evento.

João Carlos Marinho, falecido em 2019, é uma referência na literatura infantojuvenil brasileira, lembrado por muitas gerações, inclusive a atual, pelas famosas As Aventuras da Turma do Gordo. Dos treze livros da série, são destaque O Gênio do Crime, Berenice Detetive e Sangue Fresco.

O livro conta com belíssimas ilustrações de Mauricio Negro, que ilustrou diversas outras obras do autor, e, ainda, com notas de contextualização histórica e uma seção sobre a vida e a obra do autor, que é como uma viagem pela trajetória da construção de João Carlos Marinho como escritor e tudo o que o influenciou. Por último, esta edição reproduz na íntegra a versão original da história, escrita no caderno espiral pelo autor mirim.

As joias, que ficaram por tanto tempo guardadas em um caderno, são agora reveladas aos apaixonados pelas histórias de João Carlos Marinho. Esta primeira edição, da primeira obra do autor, e o seu lançamento, que ganhará uma dramatização de um dos maiores produtores de conteúdo literário da atualidade, também apaixonado pelo autor, são um presente aos fãs de João Carlos e aos estudiosos de suas obras, e podem inspirar crianças e jovens a se tornarem, também, grandes escritores, enriquecendo ainda mais o conjunto da obra do autor.

Sobre o evento:

Lançamento do livro As joias desaparecidas, de João Carlos Marinho Silva (Global Editora)

Data: 2 de dezembro, sábado

Horário: das 15h às 17h

Local: Livraria da Vila – Fradique

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros – São Paulo / SP

 

Presenças confirmadas:

Tiago Valente (Influenciador literário e que fará a dramatização de parte da obra); Beto Furquim (compositor, poeta, editor e filho do autor); Cecília Furquim (pesquisadora em Literatura, escritora e filha do autor).

 

Ficha técnica do livro:

Livro: As joias desaparecidas

Autor: João Carlos Marinho Silva

Ilustrador: Mauricio Negro

Editora: Global Editora

ISBN: 978-65-5612-453-7

Páginas: 144

Preço de capa: R$ 65,00

Clique aqui para baixar as primeiras páginas do livro

*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa. 

Related posts

7 e-books atualizados para aprender sobre Inteligência Artificial

Lançamento It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso

Professor Romulo Bolivar oferece 10 dicas para incentivar o hábito da leitura nas férias