Influenciadores no Instagram: 7 dicas práticas para ter boas parcerias

por Redação

De fato, as parcerias entre marcas e influenciadores no Instagram estão cada vez mais comuns. O que não é para menos. Afinal, são colaborações altamente vantajosas para ambos os lados.

Por um lado, profissionais e empresas podem expor sua marca para um público qualificado, isto é, preparado para compra. Por outro, influencers recebem uma boa remuneração e credibilidade para consolidar seu trabalho.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 75% dos consumidores já adquiriram produtos ou serviços após alguma personalidade relevante recomendá-la nas redes sociais.

Isso porque, confiam o bastante nos influenciadores para seguir suas sugestões sem qualquer receio. Inclusive, 80% dos compradores ficam satisfeitos com as soluções recomendadas.

Entretanto, a questão é: como fechar boas parcerias com influenciadores no Instagram? O que considerar para não errar na escolha, contratação e execução das colaborações? Veja abaixo!

7 dicas práticas para fechar boas parcerias com influencers

Apesar de estarem por toda parte na internet, a grande maioria dos influenciadores atuam no Instagram. O principal motivo é a relação próxima com o público possível de desenvolver dentro da rede social.

Segundo um levantamento da Nielsen, líder global em dados e análises de audiência, há 10,5 milhões de influencers com pelo menos mais de 1 mil seguidores na plataforma.

Em outras palavras, é o lugar perfeito para você fechar boas parcerias e expandir a visibilidade da marca. Assim, listamos abaixo 7 dicas práticas para ajudá-lo a ter colaborações efetivas para seus resultados. Acompanhe!

1. Tenha metas claras

Antes de mais nada, tenha metas claras. O que você realmente quer nas parcerias com influenciadores no Instagram? Seguidores? Engajamento? Leads? Vendas? Não importa. Estabelecer objetivos específicos simplifica o processo.

Quando há um propósito bem definido, encontrar a personalidade ideal para a colaboração fica mais fácil, por exemplo. Assim como, alinhar as expectativas e guiar a execução da campanha.

É a base que deve nortear todas as ações antes, durante e depois do fechamento da parceria. Então, não comece a procurar influencers sem determinar uma boa razão para fazê-la.

2. Selecione somente influenciadores com público semelhante

A escolha dos potenciais parceiros da marca precisa ser feita estrategicamente. É necessário submeter os influenciadores por diversos filtros até que você encontre os melhores candidatos.

A princípio, a personalidade deve ter um público semelhante. Ou seja, as necessidades dos seguidores do influencers devem ser as mesmas que você atende com suas soluções.

Desse modo, a mensagem da marca chegará às pessoas certas, isto é, a consumidores qualificados para engajar em sua proposta e adquirir os produtos ou serviços oferecidos.

3. Analise o nível de engajamento

Além de considerar a segmentação do público, analise o nível de engajamento dos influenciadores no Instagram. Curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outras métricas.

Um erro frequente por parte das marcas é achar que só o tamanho da conta importa ― a quantidade de seguidores. Porém, há contas relativamente pequenas que podem gerar grandes resultados em uma eventual parceria.

Uma vez que, o relacionamento entre influencer e público é o que realmente faz a diferença. Então, não se deixe enganar apenas por um único número. Faça uma pesquisa aprofundada sobre o envolvimento da audiência com a personalidade.

4. Avalie o histórico dos influencers

Ainda sobre o processo seletivo dos influenciadores no Instagram, avaliar o histórico de cada potencial parceiro é indispensável. Sobretudo, porque a imagem da marca está em jogo.

Às vezes, a personalidade em questão já participou de diversas polêmicas no passado ou usa um estilo de comunicação agressivo demais, por exemplo. Com isso, não seria interessante vincular sua marca com tal influencer.

Em poucas palavras, uma colaboração poderia ser um verdadeiro tiro no pé. Mesmo que o influenciador tenha público semelhante ou bom engajamento, as chances da parceria prejudicar sua imagem são enormes.

5. Entre em contato com os melhores candidatos

Encontrou os melhores candidatos? Ótimo, agora é hora de contatá-los para avançar na negociação. É o momento em que você alinha expectativas. Então, decide se vale a pena ou não dar início a parceria.

Primeiro, você envia um e-mail ou DM ao influencer selecionado perguntando sobre sua disponibilidade para parcerias. Se a resposta for positiva, você pode dar continuidade e solicitar informações específicas, como:

  • portfólio;
  • forma de trabalho;
  • precificação.

Dependendo do desenrolar da conversa, você faz uma oferta de contratação à personalidade. Posteriormente, tente chegar a um acordo para selar a parceria comercial.

6. Negocie com transparência

Seja transparente durante as negociações com influenciadores. Discuta todos os detalhes da parceria abertamente. Remuneração, carga de trabalho, prazos, tipos de conteúdo, estilo de comunicação, entre outros.

Isso ajuda a construir um relacionamento saudável entre vocês e evita mal-entendidos futuramente. Afinal, ambas as partes têm clareza sobre suas responsabilidades na colaboração.

7. Dê liberdade para o influenciador criar conteúdos autênticos

Apresentar um plano de ação já montado para os influenciadores no Instagram é bastante válido. Contudo, dê liberdade a personalidade sugerir mudanças ou até mesmo reformular uma grande parte da estratégia.

O ideal é que o branded content de colaboração seja feito em conjunto. Até porque, direcionamentos excessivos podem limitar a capacidade do influencer e fazê-lo perder autenticidade nas publicidades da campanha.

Ou seja, a essência do influenciador contratado precisa permanecer a mesma. Caso contrário, a parceria pode parecer “forçada” na percepção do público e prejudicar a imagem de ambos.

Conclusão

Enfim, fechar parcerias com influenciadores no Instagram é uma ótima forma de gerar tráfego qualificado para o perfil da marca. Isso só acontece, porém, quando as ações colaborativas são bem pensadas.

É preciso ter metas claras para as campanhas publicitárias. Assim como,  avaliar se a personalidade conta com seguidores reais em sites confiáveis como o FollowTurbo, público semelhante, bom engajamento e histórico, entre outras coisas.

Além disso, você deve abordar seus potenciais parceiros corretamente, negociar com transparência e construir o plano de ação em conjunto. Dessa forma, não há como a parceria dar errado. Em breve, todos os seus resultados serão impulsionados.

Para crescer na rede social, uma boa alternativa também é comprar curtidas reais e brasileiras também neste site Followturbo. Rapidamente, você fortalece o engajamento da conta e expande a visibilidade da marca.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via