A modelo e repórter Ingrïd Ä Scherdien, natural de Porto Alegre e criada em Canoas, no Rio Grande do Sul, compartilhou detalhes sobre sua trajetória profissional e pessoal. Com uma carreira que a levou de agências no Brasil a passarelas internacionais, a modelo contou como iniciou sua caminhada no mundo da moda, os desafios de viver fora do país e seus novos projetos.
Ingrïd começou cedo na carreira. “Aos 15 anos, minha mãe já me levava a agências de modelos no Rio Grande do Sul”, relembra. Foi esse início que abriu caminho para sua decisão de buscar oportunidades fora do Brasil: “Resolvi sair do Brasil e tentar a carreira de modelo no exterior.”
A experiência de viver fora do país trouxe muitos aprendizados, mas também desafios. “São vários desafios diários, como estar longe da família, não saber a língua, ter que estudar e se adaptar ao novo”, explica. Datas comemorativas, como o Natal e o Ano-Novo, são momentos de maior saudade. “Essa é a época que mais me sensibiliza. Sempre tento ver minha família ou trazê-los para cá. Mas o Natal, principalmente, tem um significado muito ligado à família. Eu sempre passava essa data com eles, então, estar aqui sem eles faz a saudade bater mais forte.”
Para quem sonha em construir uma carreira internacional, Ingrïd tem conselhos valiosos. “É preciso ter coragem para sair do país e fazer acontecer. Não vai ser fácil, mas pode ser incrível. Não tenha medo. Agarre-se à espiritualidade, à intuição e aos seus sonhos. Assim, você pode ir longe e alcançar onde deseja.”
Além de modelo, Ingrïd se dedica ao trabalho como coach, algo que surgiu de forma natural. “Sempre tive isso em mim de forma natural. É uma ideia que surgiu porque venho estudando muito sobre como a mente funciona. Isso me interessa muito. Quero falar sobre propósitos e ajudar os outros, assim como superei desafios na minha vida. Quero ser uma inspiração.”
Ela também compartilhou sua visão sobre o mercado internacional de modelos. “As agências funcionam de forma semelhante às do Brasil, mas cada lugar e agência tem suas particularidades.” Contudo, a profissão traz desafios, especialmente em situações adversas. “Acho que foi a falta de respeito em alguns trabalhos, como fazer fotos e vídeos em zero graus, na chuva, usando vestidos curtos”, recorda sobre as dificuldades que já enfrentou. Apesar disso, momentos marcantes deixam boas memórias. “Acho que foi assistir à Milano Fashion Week 24, no desfile do Philipp Plein”, conta, destacando um dos trabalhos que mais a encantaram.
Ingrïd também falou sobre preconceitos que enfrentou ao longo da carreira. “Sim, já passei por vários”, afirma ao ser questionada sobre discriminações por ser brasileira e modelo. Ainda assim, ela se apaixonou por Milão, cidade onde mora atualmente. “Adoro Milão! É uma cidade muito turística, com pessoas do mundo inteiro. É super fashion, cheia de lojas incríveis e também muito artística. Afinal, é a Itália, né?”
Apesar do amor pela vida fora do Brasil, o coração de Ingrïd ainda está conectado ao seu país de origem. “Claro! Eu amo o nosso país. Não existe nada igual à nossa terrinha”, diz, sobre a possibilidade de voltar a morar no Brasil.
Agora, ela encara um novo desafio com entusiasmo: a criação de um canal no YouTube. “Acho que vai ser divertido, porque adoro me comunicar. Quero mostrar um pouco da minha vida e poder ajudar e inspirar pessoas por aí”, revela.
Com uma trajetória de sucesso e determinação, Ingrïd Ä Scherdien continua a inspirar com sua coragem e paixão por suas escolhas.